Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17572 |
Resumo: | A presente dissertação propõem uma nova abordagem à realização de uma experiência turística num determinado destino, por intermédio do envolvimento direto entre o turista com a comunidade local. A globalização presente no setor turístico e na realização de experiências turísticas tem vindo a colocar em risco a identidade cultural dos vários locais. Com o contínuo desenvolvimento industrial e tecnológico presente no mundo contemporâneo, os hábitos de consumo tem vindo a ser alimentados com a ideia da efemeridade, descarte e substituição. As experiências turísticas são desenvolvidas para satisfazer as necessidades consumistas da sociedade, afastando-se do seu verdadeiro propósito de revelar a verdadeira autenticidade do local. Como resposta à padronização predominante nos serviços, nas ofertas e nas informações turísticas desenvolve-se um sistema produto-serviço que por intermédio do conhecimento da comunidade local promove significados nos hábitos de consumo da sociedade. O serviço Connect permite a compra e venda de experiências turísticas organizadas pela comunidade e comércio local promovendo o acesso ao conhecimento autêntico. A interação com a comunidade local permite ao turista envolver-se com o quotidiano dos residentes e vivenciar momentos enriquecedores tornando a sua experiência turística única. |
id |
RCAP_877e0d8d64237d398939407f4ef03cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17572 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turistaComunidades - Interacção culturalDesignTurismoA presente dissertação propõem uma nova abordagem à realização de uma experiência turística num determinado destino, por intermédio do envolvimento direto entre o turista com a comunidade local. A globalização presente no setor turístico e na realização de experiências turísticas tem vindo a colocar em risco a identidade cultural dos vários locais. Com o contínuo desenvolvimento industrial e tecnológico presente no mundo contemporâneo, os hábitos de consumo tem vindo a ser alimentados com a ideia da efemeridade, descarte e substituição. As experiências turísticas são desenvolvidas para satisfazer as necessidades consumistas da sociedade, afastando-se do seu verdadeiro propósito de revelar a verdadeira autenticidade do local. Como resposta à padronização predominante nos serviços, nas ofertas e nas informações turísticas desenvolve-se um sistema produto-serviço que por intermédio do conhecimento da comunidade local promove significados nos hábitos de consumo da sociedade. O serviço Connect permite a compra e venda de experiências turísticas organizadas pela comunidade e comércio local promovendo o acesso ao conhecimento autêntico. A interação com a comunidade local permite ao turista envolver-se com o quotidiano dos residentes e vivenciar momentos enriquecedores tornando a sua experiência turística única.The presented dissertation proposes a new approach to the touristic experience in a certain location, creating the link and direct involvement of the tourist with the local community. The existing globalization in the tourism sector has been risking the cultural identity of several places around the globe. With the never stopping industrial and technological development of the contemporary world, the consumption habits have been growing with the idea of ephemerality, discard and substitution. The touristic experiences are developed to please the consumption needs of society, moving away from their true purpose: revealing the authenticity and true nature of a place. As an answer to the services’ predominant standardization in the touristic offers and related information, a product-service is developed, using the knowledge of the local community to promote meaning in society’s consumption habits. “Connect” service allows the purchase and sale of touristic experiences organised by the local community and local markets, promoting the tourist’s access to genuine knowledge. The interaction with the local community allows the tourist to get involved with the residents’ daily life and experience enriching moments, making his experience unique and unforgettable.Universidade de Aveiro2017-05-25T10:27:51Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17572TID:201934493porVieira, Daniela Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:24Zoai:ria.ua.pt:10773/17572Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:35.608091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista |
title |
Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista |
spellingShingle |
Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista Vieira, Daniela Coutinho Comunidades - Interacção cultural Design Turismo |
title_short |
Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista |
title_full |
Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista |
title_fullStr |
Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista |
title_full_unstemmed |
Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista |
title_sort |
Design de serviços para uma experiência turística autêntica: a relação entre a comunidade local e o turista |
author |
Vieira, Daniela Coutinho |
author_facet |
Vieira, Daniela Coutinho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Daniela Coutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunidades - Interacção cultural Design Turismo |
topic |
Comunidades - Interacção cultural Design Turismo |
description |
A presente dissertação propõem uma nova abordagem à realização de uma experiência turística num determinado destino, por intermédio do envolvimento direto entre o turista com a comunidade local. A globalização presente no setor turístico e na realização de experiências turísticas tem vindo a colocar em risco a identidade cultural dos vários locais. Com o contínuo desenvolvimento industrial e tecnológico presente no mundo contemporâneo, os hábitos de consumo tem vindo a ser alimentados com a ideia da efemeridade, descarte e substituição. As experiências turísticas são desenvolvidas para satisfazer as necessidades consumistas da sociedade, afastando-se do seu verdadeiro propósito de revelar a verdadeira autenticidade do local. Como resposta à padronização predominante nos serviços, nas ofertas e nas informações turísticas desenvolve-se um sistema produto-serviço que por intermédio do conhecimento da comunidade local promove significados nos hábitos de consumo da sociedade. O serviço Connect permite a compra e venda de experiências turísticas organizadas pela comunidade e comércio local promovendo o acesso ao conhecimento autêntico. A interação com a comunidade local permite ao turista envolver-se com o quotidiano dos residentes e vivenciar momentos enriquecedores tornando a sua experiência turística única. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-05-25T10:27:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17572 TID:201934493 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17572 |
identifier_str_mv |
TID:201934493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137576399929344 |