Práticas de liderança e modelos de administração na administração local: O caso dos dirigentes públicos dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria Guadalupe Sereno
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26565
Resumo: A Administração Local desempenha um papel determinante no enquadramento e mitigação dos problemas e satisfação das necessidades das comunidades. Isto tem especial acuidade e m contextos de instabilidade socioeconómica que requerem a definição e implementação de políticas públicas ef icazes o que só será possível se forem envolvidas todas as partes interessadas numa rede de cooperação intermunicipal e multinível. Neste quadro, realizou-se um trabalho de investigação sobre que modelos de administação correspondem às práticas de liderança predominantemente adotadas pelos dirigentes dos municípios da Área Metropolitana de Lisboa. Metodologicamente, o trabalho tem uma natureza exploratória e recorre a uma abordagem mista. Quanto às técnicas de recolha de dados, recorreu-se a uma pesquisa e análise bibliográfica e a uma recolha de dados através de um inquérito por questionário endereçado aos dirigentes para sua caracterização socioprofissional e identificação de práticas de gestão e liderança desenvolvidas por si e pelos seus pares, tendo por base o modelo Competing Values Framework de Quinn e Cameron (2006). Das respostas pôde constatar-se que os dirigentes adotam mais frequentemente práticas de liderança com incidência na organização e nos recursos humanos e maior afinidade com os modelos de administração pós-gestionários de foco interno, embora considerem que os seus pares adotam maioritariamente práticas mais orientadas para o controlo, as regras e a hierarquia, alinhadas com as acracterísticas do modelo burocrático. Em todo o caso, pode concluir-se que as práticas de liderança têm foco interno, contrariando a necessidade de envolvimento de todas as partes interessadas na definição e implementação das políticas públicas.
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