Compositor vs X: (ideia=x): o espaço de construção da realidade composicional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8870 |
Resumo: | Colocar em confronto compositor e ideia surge da necessidade de perceber esta relação. É partir de um movimento que os separa (desencontro) e os coloca numa situação desconhecida, movimento esse que só se verá concluído quando estes se reencontrarem, já não a partir de um mesmo centro, mas deste transposto através da criação de uma nova perspetiva. Assim abre-se a possibilidade para a conceção deste gesto cujo objetivo não é a materialização de uma ideia, mas precisamente o contrário, é uma imersão no espaço da consciência que põe a própria ideia no horizonte/limite. O encontro original desta relação manifesta-se na consciência do corpo através do mesmo movimento que o levará à ideia, esta última (X) o desconhecido: Ideia = X. |
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Compositor vs X: (ideia=x): o espaço de construção da realidade composicionalCompositorDesconhecidoIdeiaComposerUnknownIdeaColocar em confronto compositor e ideia surge da necessidade de perceber esta relação. É partir de um movimento que os separa (desencontro) e os coloca numa situação desconhecida, movimento esse que só se verá concluído quando estes se reencontrarem, já não a partir de um mesmo centro, mas deste transposto através da criação de uma nova perspetiva. Assim abre-se a possibilidade para a conceção deste gesto cujo objetivo não é a materialização de uma ideia, mas precisamente o contrário, é uma imersão no espaço da consciência que põe a própria ideia no horizonte/limite. O encontro original desta relação manifesta-se na consciência do corpo através do mesmo movimento que o levará à ideia, esta última (X) o desconhecido: Ideia = X.To engage composer and idea arises from the need to understand this relationship. Starting from a movement that separates them (mismatch) and puts them in an unknown situation, that movement will only be concluded when they reunite, not from the same starting point, but from this transposed through the creation of a new perspective. Therefore, there is the possibility of the conception of this gesture to be seen not as the materialization of an idea but, precisely the opposite, as an immersion in the space of the conscience which places the idea itself in the horizon, i.e. the limit. The original gathering of this bond is manifested through the body consciousness/awareness through the same movement that will take it to the idea, being this (X) the unknown: Idea = XPereira, José Miguel RibeiroPenha, Rui Luís NogueiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoMendonça, Sílvia Liliana Franco Teles2016-12-19T17:00:50Z2013-11-152013-11-15T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8870TID:201350181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:54Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:16.962516Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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