Pequenas e médias empresas de serviço em Portugal. Factores de excelência .O caso das PME excelência. Serviços 1999.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedro, Maria de Fátima Rodrigues
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22297
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial.
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spelling Pequenas e médias empresas de serviço em Portugal. Factores de excelência .O caso das PME excelência. Serviços 1999.Excelênciadesempenho financeirofocalização nos clientesPMEExcellencefinancial performancefocus in the customersSME'sMestrado em Gestão e Estratégia Industrial.Este estudo utiliza a análise de regressão logística para testar o modelo de previsão da aexcelência,e "não excelência", das empresas candidatas ao Estatuto PME Excelência Serviços 1999, examinando factores financeiros e não financeiros. A variável dependente é dicotómica, com valores 1 e 0 para a "excelência" e "não excelência", respectivamente. Na revisão da literatura, são identificadas variáveis que contribuem para a "excelência" e "não excelência", a integrar nos conceitos "desempenho financeiro" e "focalização nos clientes" para operacionalizar o modelo. A amostra constituída pelos dados dos questionários e os elementos do Modelo 22 do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Colectivas, preenchido pelas 61 empresas candidatas ao Estatuto PME Excelência Serviços 1999, (37 empresas excelência e 24 não excelência), é usada para estimar os parâmetros do modelo de regressão logística através do procedimento "maximum - likelihood". Os resultados indicam que as variáveis ACTIVO e AUTONOMI que integram o conceito "desempenho financeiro" das empresas e as variáveis INQSTCLI(l), INTQSTCLI(2) e N0_CLIEN que integram o conceito "focalização nos clientes" são estatisticamente significativas e predizem a excelência nas empresas.This study employs logistic regression analysis to test the model to predict the aexceIlency, and "not 6X06116" of the companies candidates to the Award Excellency Services 99 by examining financial and not financial factors. The dependent variable is binary, with values 1 and 0 for the aexcellence, and "not excellency, respectively. In the walk through of literature some variables were identify to contribute for "6X06116^^ and "not excellency, to integrate in "financial performance, and in "focus in the customers to operationalize the model. The sample consisting of the data of the questionnaires and the elements of Modelo 22 of the IRC - Tax on the Income of Collective People, filled by the 61 companies candidates to the Award Excellency Services 99 (37 excellency and 24 not excellency companies), was used to estimate the parameters of the model of logistic regression through the procedure of maximum-likelihood. The results indicate that variables ACTIVE and AUTONOMI that integrated "financial performance" of the companies and the variables INQSTCLI(l), INTQSTCLI(2) and N0_CLIEN that integrated "focus in the customers" are significant and predict the excellency in the companies.ISEGPereira, AlbertoRepositório da Universidade de LisboaPedro, Maria de Fátima Rodrigues2021-10-19T10:33:22Z2001-102001-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22297porPedro, Maria de Fátima Rodrigues (2001). " Pequenas e médias empresas de serviço em Portugal . Factores de excelência . O caso das PME excelência ,. Serviços 1999". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:51:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:06:45.537932Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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