A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25755/int.13380 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta o ensaio investigativo realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância - Creche (Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais) no ano letivo 2014/2015 realizado pela primeira autora. Valorizando o objeto de transição como promotor do conforto/bem estar da criança, este estudo visa identificar e descrever as interação de duas crianças de 15 meses com o(s) seu(s) objeto(s) de transição (fralda e chupeta) no momento da sesta, em contexto de creche. Adotando uma metodologia qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, recorreu-se à observação direta através da gravação vídeo para recolher os dados. Os resultados advindos da análise de conteúdo revelaram que as crianças em estudo interagiram predominantemente com os seus objetos de transição não-verbalmente (através tato, do paladar e do olhar) ainda que se tenham encontrado evidências de interação com o(s) objeto(s) de transição através de sons indefinidos. Estes resultados reforçam a ideia da criança pequena como um ser competente, como alguém que encontra formas diversificadas de interação com os objetos para se situar no mundo que a rodeia e corroboram a conceção do objeto de transição como fonte de segurança, proteção e conforto no momento da sesta. |
id |
RCAP_87aa400b7d5880f45dece27c4524eb79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13380 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHEArtigosO presente trabalho apresenta o ensaio investigativo realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância - Creche (Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais) no ano letivo 2014/2015 realizado pela primeira autora. Valorizando o objeto de transição como promotor do conforto/bem estar da criança, este estudo visa identificar e descrever as interação de duas crianças de 15 meses com o(s) seu(s) objeto(s) de transição (fralda e chupeta) no momento da sesta, em contexto de creche. Adotando uma metodologia qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, recorreu-se à observação direta através da gravação vídeo para recolher os dados. Os resultados advindos da análise de conteúdo revelaram que as crianças em estudo interagiram predominantemente com os seus objetos de transição não-verbalmente (através tato, do paladar e do olhar) ainda que se tenham encontrado evidências de interação com o(s) objeto(s) de transição através de sons indefinidos. Estes resultados reforçam a ideia da criança pequena como um ser competente, como alguém que encontra formas diversificadas de interação com os objetos para se situar no mundo que a rodeia e corroboram a conceção do objeto de transição como fonte de segurança, proteção e conforto no momento da sesta.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.13380por1646-2335Henriques, Tatiana SantosDias, Isabel Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:57.590815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE |
title |
A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE |
spellingShingle |
A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE Henriques, Tatiana Santos Artigos |
title_short |
A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE |
title_full |
A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE |
title_fullStr |
A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE |
title_full_unstemmed |
A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE |
title_sort |
A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE |
author |
Henriques, Tatiana Santos |
author_facet |
Henriques, Tatiana Santos Dias, Isabel Simões |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Isabel Simões |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Tatiana Santos Dias, Isabel Simões |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente trabalho apresenta o ensaio investigativo realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância - Creche (Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais) no ano letivo 2014/2015 realizado pela primeira autora. Valorizando o objeto de transição como promotor do conforto/bem estar da criança, este estudo visa identificar e descrever as interação de duas crianças de 15 meses com o(s) seu(s) objeto(s) de transição (fralda e chupeta) no momento da sesta, em contexto de creche. Adotando uma metodologia qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, recorreu-se à observação direta através da gravação vídeo para recolher os dados. Os resultados advindos da análise de conteúdo revelaram que as crianças em estudo interagiram predominantemente com os seus objetos de transição não-verbalmente (através tato, do paladar e do olhar) ainda que se tenham encontrado evidências de interação com o(s) objeto(s) de transição através de sons indefinidos. Estes resultados reforçam a ideia da criança pequena como um ser competente, como alguém que encontra formas diversificadas de interação com os objetos para se situar no mundo que a rodeia e corroboram a conceção do objeto de transição como fonte de segurança, proteção e conforto no momento da sesta. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.25755/int.13380 |
url |
https://doi.org/10.25755/int.13380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-2335 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130950193381376 |