A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Tatiana Santos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dias, Isabel Simões
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.13380
Resumo: O presente trabalho apresenta o ensaio investigativo realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância - Creche (Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais) no ano letivo 2014/2015 realizado pela primeira autora. Valorizando o objeto de transição como promotor do conforto/bem estar da criança, este estudo visa identificar e descrever as interação de duas crianças de 15 meses com o(s) seu(s) objeto(s) de transição (fralda e chupeta) no momento da sesta, em contexto de creche. Adotando uma metodologia qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, recorreu-se à observação direta através da gravação vídeo para recolher os dados. Os resultados advindos da análise de conteúdo revelaram que as crianças em estudo interagiram predominantemente com os seus objetos de transição não-verbalmente (através tato, do paladar e do olhar) ainda que se tenham encontrado evidências de interação com o(s) objeto(s) de transição através de sons indefinidos. Estes resultados reforçam a ideia da criança pequena como um ser competente, como alguém que encontra formas diversificadas de interação com os objetos para se situar no mundo que a rodeia e corroboram a conceção do objeto de transição como fonte de segurança, proteção e conforto no momento da sesta.
id RCAP_87aa400b7d5880f45dece27c4524eb79
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13380
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHEArtigosO presente trabalho apresenta o ensaio investigativo realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância - Creche (Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais) no ano letivo 2014/2015 realizado pela primeira autora. Valorizando o objeto de transição como promotor do conforto/bem estar da criança, este estudo visa identificar e descrever as interação de duas crianças de 15 meses com o(s) seu(s) objeto(s) de transição (fralda e chupeta) no momento da sesta, em contexto de creche. Adotando uma metodologia qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, recorreu-se à observação direta através da gravação vídeo para recolher os dados. Os resultados advindos da análise de conteúdo revelaram que as crianças em estudo interagiram predominantemente com os seus objetos de transição não-verbalmente (através tato, do paladar e do olhar) ainda que se tenham encontrado evidências de interação com o(s) objeto(s) de transição através de sons indefinidos. Estes resultados reforçam a ideia da criança pequena como um ser competente, como alguém que encontra formas diversificadas de interação com os objetos para se situar no mundo que a rodeia e corroboram a conceção do objeto de transição como fonte de segurança, proteção e conforto no momento da sesta.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2018-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.13380por1646-2335Henriques, Tatiana SantosDias, Isabel Simõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:42Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/13380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:57.590815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE
title A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE
spellingShingle A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE
Henriques, Tatiana Santos
Artigos
title_short A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE
title_full A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE
title_fullStr A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE
title_full_unstemmed A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE
title_sort A INTERAÇÃO CRIANÇA/OBJETO DE TRANSIÇÃO NO MOMENTO DA SESTA: UMA EXPERIÊNCIA EM CRECHE
author Henriques, Tatiana Santos
author_facet Henriques, Tatiana Santos
Dias, Isabel Simões
author_role author
author2 Dias, Isabel Simões
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Tatiana Santos
Dias, Isabel Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente trabalho apresenta o ensaio investigativo realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Pedagógica em Educação de Infância - Creche (Mestrado em Educação Pré-Escolar do Instituto Politécnico de Leiria/Escola Superior de Educação e Ciências Sociais) no ano letivo 2014/2015 realizado pela primeira autora. Valorizando o objeto de transição como promotor do conforto/bem estar da criança, este estudo visa identificar e descrever as interação de duas crianças de 15 meses com o(s) seu(s) objeto(s) de transição (fralda e chupeta) no momento da sesta, em contexto de creche. Adotando uma metodologia qualitativa, de cunho descritivo e exploratório, recorreu-se à observação direta através da gravação vídeo para recolher os dados. Os resultados advindos da análise de conteúdo revelaram que as crianças em estudo interagiram predominantemente com os seus objetos de transição não-verbalmente (através tato, do paladar e do olhar) ainda que se tenham encontrado evidências de interação com o(s) objeto(s) de transição através de sons indefinidos. Estes resultados reforçam a ideia da criança pequena como um ser competente, como alguém que encontra formas diversificadas de interação com os objetos para se situar no mundo que a rodeia e corroboram a conceção do objeto de transição como fonte de segurança, proteção e conforto no momento da sesta.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.13380
url https://doi.org/10.25755/int.13380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130950193381376