Os Momentos de transição nas rotinas de creche e de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gamito, Vânia Raquel da Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/20085
Resumo: Relatório do Projeto de Investigação Mestrado em Educação Pré-Escolar Versão Definitiva Janeiro
id RCAP_fb1c38b39f4e245cdcedcf6b7bf40c8d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/20085
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os Momentos de transição nas rotinas de creche e de jardim de infânciaMomentos de transiçãoRotinas diáriasCrecheJardim de InfânciaTransition MomentsDaily RoutinesNurseryKindergartenRelatório do Projeto de Investigação Mestrado em Educação Pré-Escolar Versão Definitiva JaneiroO presente Relatório do Projeto de Investigação representa um estudo transversal alicerçado nas vivências ocorridas nos contextos de estágio, por outras palavras, no estágio em Creche e o no estágio em Jardim de Infância, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. No estudo participaram as duas Educadoras Cooperantes e os respetivos grupos de crianças. A temática em estudo consiste nos Momentos de Transição, isto é, os momentos em que as crianças transitam de uma atividade para a seguinte, e a metodologia que se considera mais apropriada ao estudo empírico posiciona-se na abordagem da investigação-ação. O método de recolha de informação baseia-se na observação participante, nas notas de campo e na análise documental, sendo complementada com inquéritos por questionário apresentados às Educadoras Cooperantes. Em jeito de complementaridade, articulam-se as experiências vivenciadas nos contextos. Este Projeto de Investigação tem como intencionalidade, refletir acerca da relação existente entre as conceções das Educadoras Cooperantes e as suas práticas pedagógicas, bem como, implementar melhorias, nas salas dos contextos de estágio, no que diz respeito à gestão dos momentos de transição. A partir desta investigação, é possível compreender que os momentos de transição são, de facto, valorizados nas conceções das Educadoras Cooperantes como momentos que requerem atenção e planeamento, porém efetivamente nem sempre a intervenção é congruente com o que defendem.This Report of the Investigation Project represents a cross-sectional study based on experiences that occured in the two internships - on nursery and on kindergarten. The two Cooperating Educators and their respective groups of children had participated in the study. The theme under study consist in the Moments of Transition, that is, the moments when the children move from one activity to the next one, and the methodology which is considered more appropriated to the empirical study is positioned in the action-research approach. The collecting information method is based on participant observation, field notes and document analysis, being complemented with questionnaire surveys presented to the Cooperating Educators. In a way of complementarity, the experiences lived in the contexts are articulated. This Investigation Project intends to reflect about the relationship between the Cooperating Educators concepts and their practices, it also intends to implement improvements in the rooms of the internship contexts, when it comes to the management of transition moments. From this investigation, it is possible to understand that transition moments are, in fact, valued in the Cooperative Educators conceptions as moments that require attention and planning, however, the intervention is not always consistent with what they defend.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de EducaçãoLemos, ÂngelaRepositório ComumGamito, Vânia Raquel da Costa2018-01-12T09:34:16Z2018-012018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20085TID:201911485porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:05Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20085Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:59.206317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os Momentos de transição nas rotinas de creche e de jardim de infância
title Os Momentos de transição nas rotinas de creche e de jardim de infância
spellingShingle Os Momentos de transição nas rotinas de creche e de jardim de infância
Gamito, Vânia Raquel da Costa
Momentos de transição
Rotinas diárias
Creche
Jardim de Infância
Transition Moments
Daily Routines
Nursery
Kindergarten
title_short Os Momentos de transição nas rotinas de creche e de jardim de infância
title_full Os Momentos de transição nas rotinas de creche e de jardim de infância
title_fullStr Os Momentos de transição nas rotinas de creche e de jardim de infância
title_full_unstemmed Os Momentos de transição nas rotinas de creche e de jardim de infância
title_sort Os Momentos de transição nas rotinas de creche e de jardim de infância
author Gamito, Vânia Raquel da Costa
author_facet Gamito, Vânia Raquel da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lemos, Ângela
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gamito, Vânia Raquel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Momentos de transição
Rotinas diárias
Creche
Jardim de Infância
Transition Moments
Daily Routines
Nursery
Kindergarten
topic Momentos de transição
Rotinas diárias
Creche
Jardim de Infância
Transition Moments
Daily Routines
Nursery
Kindergarten
description Relatório do Projeto de Investigação Mestrado em Educação Pré-Escolar Versão Definitiva Janeiro
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-12T09:34:16Z
2018-01
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/20085
TID:201911485
url http://hdl.handle.net/10400.26/20085
identifier_str_mv TID:201911485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135349920759808