Impacto das práticas de literacia familiar e do temperamento no desenvolvimento linguístico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ângela Sofia Sá
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/61423
Resumo: Dissertação de mestrado intergrado em Psicologia
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spelling Impacto das práticas de literacia familiar e do temperamento no desenvolvimento linguísticoImpact of family literacy practices and temperament on linguistic developmentComplexidade sintáticaLinguagem recetiva e expressivaPráticas de literacia familiarTemperamento da criançaVocabulárioChild temperamentExpressive and receptive languageFamily literacy practicesSyntactic complexityVocabularyCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado intergrado em PsicologiaAs práticas de literacia familiar e o temperamento parecem influenciar o desenvolvimento linguístico. O objetivo principal deste estudo foi avaliar em que medida as práticas de literacia familiar e o temperamento da criança são preditores do desenvolvimento linguístico, nomeadamente das dimensões do vocabulário e complexidade sintática na vertente expressiva e de uma medida compósita de linguagem expressiva e recetiva. A amostra deste estudo foi constituída por 23 crianças com idades compreendidas entre os 36 e os 48 meses. Foram administrados o Inventário do Desenvolvimento de Habilidades Comunicativas de Macarthur-Bates III – versão do Português Europeu, a Escala de Desenvolvimento Mental de Griffiths – Extensão Revista, o Questionário sobre Práticas e Hábitos de Literacia e o Questionário sobre o Comportamento da Criança. Os resultados indicaram que, uma vez controlados os efeitos da idade, as práticas de literacia familiar e a dimensão do temperamento, controlo com esforço, são preditores do vocabulário e da complexidade sintática. As dimensões do temperamento bem como as práticas de literacia familiar não predizem a medida de linguagem expressiva e recetiva. Assim, as práticas de literacia familiar e certas dimensões do temperamento parecem favorecer o desenvolvimento linguístico de crianças cuja a língua materna é o Português Europeu.The family literacy practices and temperament seems to influence the linguistic development. The main objective of this study was evaluate to what extent the family literacy practices and temperament of the children are predictors of linguistic development, namely in the dimensions of vocabulary and syntactic complexity on the expressive side and on a composite of expressive and receptive language. The sample of this study consisted of 23 children aged between 36 and 48 months. Were applied the Marcarthur-Bates Communicative Development Inventories III – European Portuguese version, the Griffiths Mental Development Scale – Extended Revised, the Questionnaire on Practices and Literacy Habits and the Children’s Behavior Questionnaire. The results indicated that, once controlled the children age effects, the family literacy practices and dimension of temperament, effortful control, are predictors of vocabulary and the syntactic complexity. The dimensions of temperament as well as family literacy practices do not predict the expressive and receptive language measure. So, the family literacy practices and certain dimensions of temperament seem to foment the linguistic development of the child, whose mother tongue is European Portuguese.Este projeto foi realizado no Centro de Investigação em Psicologia (PSI/01662), Universidade do Minho, e foi financeiramente suportado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através de fundos nacionais, e co-financiados pelo FEDER, através do COMPETE2020, no âmbito do acordo Portugal 2020 (POCI-01-0145-Feder-007653)Ribeiro, IolandaCadime, Irene Maria DiasUniversidade do MinhoOliveira, Ângela Sofia Sá20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/61423por202268187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:20Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/61423Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:46.206041Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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