Estudo do resultado de uma intervenção no desenvolvimento vocacional de adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Elsa Cristina Azinheira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/17559
Resumo: O presente estudo surge da necessidade de garantir a qualidade das intervenções de aconselhamento de carreira, provenientes da reestruturação provocada pelo atual contexto de imprevisibilidade vocacional. Especificamente, visa a validação da eficácia do aconselhamento de carreira baseado no Programa “A minha história de Carreira” (MHC: Savickas & Hartung, 2012) no trabalho com alunos do 9º ano de escolaridade. O estudo está dividido em dois momentos, um baseado numa metodologia quásiexperimental, que teve como objetivo avaliar se a MHC é eficaz no desenvolvimento vocacional dos alunos em três níveis: certeza vocacional, auto-eficácia face à tomada de decisão de carreira, e maturidade na carreira (74 alunos); e um segundo estudo qualitativo que visa analisar a perceção dos participantes (14 alunos) sobre a sua experiência com a MHC. Os resultados obtidos apontam para a eficácia da MHC no desenvolvimento vocacional dos adolescentes, na medida em que das 3 hipóteses colocadas, 2 são corroboradas, aumentando os níveis de maturidade na carreira dos alunos, e a sua autoeficácia face à tomada de decisão de carreira. Os participantes dos grupos focais relataram a utilidade de MHC, bem como seus benefícios, que incluem, na sua opinião, um sentido de direção, informação, e uma melhoria do seu autoconhecimento; Study from the result of vocacional development intervention in adolescents Abstract: The present study arises from the need to ensure the quality of Career Counseling interventions, from the restructuring caused by the current context of the vocations unpredictability. Specifically, it aims at the effectiveness validation of the career counseling based on the Program “My Career Story” (MCS: Savickas & Hartung, 2012) working with 9ºgrade students. The study is divided in two moments, one based on a quasi-experimental methodology, that had as objective to evaluate if the MCS is effective in the vocational development of students at three levels: vocational certain, self-efficacy face to making vocational decisions, career and maturity in career, (74 students); and a second qualitative study that aims to analyze the perceiving of participants (14 students) about their experience with MCS. The results obtained point to the effectiveness of the MCS in the vocational development of adolescents, insofar as raised 3 hypotheses, 2 are corroborated, increasing the levels of maturity in the career of the students and their selfefficacy face to the career decisions. Focus group participants reported the usefulness of MCS, as well as his benefits that include, in their point of view, a sense of direction, information, and an improvement in their self-knowledge.
id RCAP_87b3b8cb7cc5ed3e98aa848226b62522
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/17559
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo do resultado de uma intervenção no desenvolvimento vocacional de adolescentesDesenvolvimento vocacionalIntervenção narrativaConstrução de carreiraAdolescênciaVocational developmentNarrative interventionCareer constructionAdolescenceO presente estudo surge da necessidade de garantir a qualidade das intervenções de aconselhamento de carreira, provenientes da reestruturação provocada pelo atual contexto de imprevisibilidade vocacional. Especificamente, visa a validação da eficácia do aconselhamento de carreira baseado no Programa “A minha história de Carreira” (MHC: Savickas & Hartung, 2012) no trabalho com alunos do 9º ano de escolaridade. O estudo está dividido em dois momentos, um baseado numa metodologia quásiexperimental, que teve como objetivo avaliar se a MHC é eficaz no desenvolvimento vocacional dos alunos em três níveis: certeza vocacional, auto-eficácia face à tomada de decisão de carreira, e maturidade na carreira (74 alunos); e um segundo estudo qualitativo que visa analisar a perceção dos participantes (14 alunos) sobre a sua experiência com a MHC. Os resultados obtidos apontam para a eficácia da MHC no desenvolvimento vocacional dos adolescentes, na medida em que das 3 hipóteses colocadas, 2 são corroboradas, aumentando os níveis de maturidade na carreira dos alunos, e a sua autoeficácia face à tomada de decisão de carreira. Os participantes dos grupos focais relataram a utilidade de MHC, bem como seus benefícios, que incluem, na sua opinião, um sentido de direção, informação, e uma melhoria do seu autoconhecimento; Study from the result of vocacional development intervention in adolescents Abstract: The present study arises from the need to ensure the quality of Career Counseling interventions, from the restructuring caused by the current context of the vocations unpredictability. Specifically, it aims at the effectiveness validation of the career counseling based on the Program “My Career Story” (MCS: Savickas & Hartung, 2012) working with 9ºgrade students. The study is divided in two moments, one based on a quasi-experimental methodology, that had as objective to evaluate if the MCS is effective in the vocational development of students at three levels: vocational certain, self-efficacy face to making vocational decisions, career and maturity in career, (74 students); and a second qualitative study that aims to analyze the perceiving of participants (14 students) about their experience with MCS. The results obtained point to the effectiveness of the MCS in the vocational development of adolescents, insofar as raised 3 hypotheses, 2 are corroborated, increasing the levels of maturity in the career of the students and their selfefficacy face to the career decisions. Focus group participants reported the usefulness of MCS, as well as his benefits that include, in their point of view, a sense of direction, information, and an improvement in their self-knowledge.Universidade de Évora2016-02-24T18:57:53Z2016-02-242016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/17559http://hdl.handle.net/10174/17559TID:201110830porDepartamento de Psicologiaelsa.correia.370@gmail.com681Correia, Elsa Cristina Azinheirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:05:07Zoai:dspace.uevora.pt:10174/17559Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:09:40.671908Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do resultado de uma intervenção no desenvolvimento vocacional de adolescentes
title Estudo do resultado de uma intervenção no desenvolvimento vocacional de adolescentes
spellingShingle Estudo do resultado de uma intervenção no desenvolvimento vocacional de adolescentes
Correia, Elsa Cristina Azinheira
Desenvolvimento vocacional
Intervenção narrativa
Construção de carreira
Adolescência
Vocational development
Narrative intervention
Career construction
Adolescence
title_short Estudo do resultado de uma intervenção no desenvolvimento vocacional de adolescentes
title_full Estudo do resultado de uma intervenção no desenvolvimento vocacional de adolescentes
title_fullStr Estudo do resultado de uma intervenção no desenvolvimento vocacional de adolescentes
title_full_unstemmed Estudo do resultado de uma intervenção no desenvolvimento vocacional de adolescentes
title_sort Estudo do resultado de uma intervenção no desenvolvimento vocacional de adolescentes
author Correia, Elsa Cristina Azinheira
author_facet Correia, Elsa Cristina Azinheira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Elsa Cristina Azinheira
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento vocacional
Intervenção narrativa
Construção de carreira
Adolescência
Vocational development
Narrative intervention
Career construction
Adolescence
topic Desenvolvimento vocacional
Intervenção narrativa
Construção de carreira
Adolescência
Vocational development
Narrative intervention
Career construction
Adolescence
description O presente estudo surge da necessidade de garantir a qualidade das intervenções de aconselhamento de carreira, provenientes da reestruturação provocada pelo atual contexto de imprevisibilidade vocacional. Especificamente, visa a validação da eficácia do aconselhamento de carreira baseado no Programa “A minha história de Carreira” (MHC: Savickas & Hartung, 2012) no trabalho com alunos do 9º ano de escolaridade. O estudo está dividido em dois momentos, um baseado numa metodologia quásiexperimental, que teve como objetivo avaliar se a MHC é eficaz no desenvolvimento vocacional dos alunos em três níveis: certeza vocacional, auto-eficácia face à tomada de decisão de carreira, e maturidade na carreira (74 alunos); e um segundo estudo qualitativo que visa analisar a perceção dos participantes (14 alunos) sobre a sua experiência com a MHC. Os resultados obtidos apontam para a eficácia da MHC no desenvolvimento vocacional dos adolescentes, na medida em que das 3 hipóteses colocadas, 2 são corroboradas, aumentando os níveis de maturidade na carreira dos alunos, e a sua autoeficácia face à tomada de decisão de carreira. Os participantes dos grupos focais relataram a utilidade de MHC, bem como seus benefícios, que incluem, na sua opinião, um sentido de direção, informação, e uma melhoria do seu autoconhecimento; Study from the result of vocacional development intervention in adolescents Abstract: The present study arises from the need to ensure the quality of Career Counseling interventions, from the restructuring caused by the current context of the vocations unpredictability. Specifically, it aims at the effectiveness validation of the career counseling based on the Program “My Career Story” (MCS: Savickas & Hartung, 2012) working with 9ºgrade students. The study is divided in two moments, one based on a quasi-experimental methodology, that had as objective to evaluate if the MCS is effective in the vocational development of students at three levels: vocational certain, self-efficacy face to making vocational decisions, career and maturity in career, (74 students); and a second qualitative study that aims to analyze the perceiving of participants (14 students) about their experience with MCS. The results obtained point to the effectiveness of the MCS in the vocational development of adolescents, insofar as raised 3 hypotheses, 2 are corroborated, increasing the levels of maturity in the career of the students and their selfefficacy face to the career decisions. Focus group participants reported the usefulness of MCS, as well as his benefits that include, in their point of view, a sense of direction, information, and an improvement in their self-knowledge.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-24T18:57:53Z
2016-02-24
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/17559
http://hdl.handle.net/10174/17559
TID:201110830
url http://hdl.handle.net/10174/17559
identifier_str_mv TID:201110830
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
elsa.correia.370@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136579369828352