Literacia Digital em Depressão junto de Estudantes Universitários: desenho metodológico de avaliação de uma intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duran, Lersi Dayana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Almeida, Ana Margarida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19500
Resumo: A literacia digital em saúde compreende práticas e competências que envolvem valores sociais e culturais e atuam no contexto tecnológico. As intervenções digitais podem ser usadas para dar suporte a programas de educação e promoção da saúde. DEEP é uma intervenção digital psicoeducativa, suportada em recursos audiovisuais, que pretende oferecer um conjunto de recursos que permitam aos Estudantes Universitários Portugueses conhecer melhor o fenómeno da depressão como doença. São poucos os relatos existentes sobre desenhos metodológicos de suporte a este tipo de intervenções. Este artigo apresenta o desenho metodológico concebido com o intuito de avaliar o impacto da intervenção DEEP nos conhecimentos que os estudantes portugueses têm sobre depressão. O estudo randomizado DEEP compreende 4 fases: estudo piloto, recrutamento de participantes, disponibilização da intervenção e Follow-up. Pretende-se que este desenho metodológico permita aferir o grau de eficácia e o contributo da narrativa transmedia utilizada na intervenção DEEP, como ferramenta ao serviço da literacia em depressão. Considera-se ainda que o desenho metodológico apresentado poderá contribuir para aprofundar conhecimento acerca das abordagens metodológicas mais apropriadas no domínio do estudo realizado. (Digital health literacy relates to practices and competencies that comprehend social and cultural values and act on the technological context. Digital interventionscan be used to support education and health promotion programs. DEEP is a digital psychoeducational intervention, based on audio-visual resources, that is conceived to provide a set of tools that may help Portuguese University Students get to know the phenomenon of depression as an illness better. There are still gaps in literature, regarding studies reporting the methodological design of this type of interventions. This paper describes the methodological design conceived to assess the impact of DEEP intervention on Portuguese students’ knowledge of depression. DEEP randomized study comprehends four stages: a pilot study, the recruitment of participants, making the intervention available and the follow-up. This methodological design is aimed at assessing the efficacy level and the contribution of the narrative that integrates DEEP intervention, as a tool for literacy in depression. The described methodological design is also considered for its adequacy as for promoting in-depth knowledge of the methodological approaches that best suit the domain of the developed study.)
id RCAP_87c3126b3de121036108274eee5f1009
oai_identifier_str oai:proa.ua.pt:article/19500
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literacia Digital em Depressão junto de Estudantes Universitários: desenho metodológico de avaliação de uma intervençãoA literacia digital em saúde compreende práticas e competências que envolvem valores sociais e culturais e atuam no contexto tecnológico. As intervenções digitais podem ser usadas para dar suporte a programas de educação e promoção da saúde. DEEP é uma intervenção digital psicoeducativa, suportada em recursos audiovisuais, que pretende oferecer um conjunto de recursos que permitam aos Estudantes Universitários Portugueses conhecer melhor o fenómeno da depressão como doença. São poucos os relatos existentes sobre desenhos metodológicos de suporte a este tipo de intervenções. Este artigo apresenta o desenho metodológico concebido com o intuito de avaliar o impacto da intervenção DEEP nos conhecimentos que os estudantes portugueses têm sobre depressão. O estudo randomizado DEEP compreende 4 fases: estudo piloto, recrutamento de participantes, disponibilização da intervenção e Follow-up. Pretende-se que este desenho metodológico permita aferir o grau de eficácia e o contributo da narrativa transmedia utilizada na intervenção DEEP, como ferramenta ao serviço da literacia em depressão. Considera-se ainda que o desenho metodológico apresentado poderá contribuir para aprofundar conhecimento acerca das abordagens metodológicas mais apropriadas no domínio do estudo realizado. (Digital health literacy relates to practices and competencies that comprehend social and cultural values and act on the technological context. Digital interventionscan be used to support education and health promotion programs. DEEP is a digital psychoeducational intervention, based on audio-visual resources, that is conceived to provide a set of tools that may help Portuguese University Students get to know the phenomenon of depression as an illness better. There are still gaps in literature, regarding studies reporting the methodological design of this type of interventions. This paper describes the methodological design conceived to assess the impact of DEEP intervention on Portuguese students’ knowledge of depression. DEEP randomized study comprehends four stages: a pilot study, the recruitment of participants, making the intervention available and the follow-up. This methodological design is aimed at assessing the efficacy level and the contribution of the narrative that integrates DEEP intervention, as a tool for literacy in depression. The described methodological design is also considered for its adequacy as for promoting in-depth knowledge of the methodological approaches that best suit the domain of the developed study.)DigiMedia | University of Aveiro2020-12-29T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19500oai:proa.ua.pt:article/19500Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 9 (2020): Special Issue on eHealth and Wellbeing; 77-87Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 9 (2020): Special Issue on eHealth and Wellbeing; 77-872184-3120reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPenghttps://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/19500https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19500https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/19500/17220Copyright (c) 2020 Lersi Dayana Duran, Ana Margarida Almeidahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDuran, Lersi DayanaAlmeida, Ana Margarida2022-09-08T22:15:40Zoai:proa.ua.pt:article/19500Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:27:10.306100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literacia Digital em Depressão junto de Estudantes Universitários: desenho metodológico de avaliação de uma intervenção
title Literacia Digital em Depressão junto de Estudantes Universitários: desenho metodológico de avaliação de uma intervenção
spellingShingle Literacia Digital em Depressão junto de Estudantes Universitários: desenho metodológico de avaliação de uma intervenção
Duran, Lersi Dayana
title_short Literacia Digital em Depressão junto de Estudantes Universitários: desenho metodológico de avaliação de uma intervenção
title_full Literacia Digital em Depressão junto de Estudantes Universitários: desenho metodológico de avaliação de uma intervenção
title_fullStr Literacia Digital em Depressão junto de Estudantes Universitários: desenho metodológico de avaliação de uma intervenção
title_full_unstemmed Literacia Digital em Depressão junto de Estudantes Universitários: desenho metodológico de avaliação de uma intervenção
title_sort Literacia Digital em Depressão junto de Estudantes Universitários: desenho metodológico de avaliação de uma intervenção
author Duran, Lersi Dayana
author_facet Duran, Lersi Dayana
Almeida, Ana Margarida
author_role author
author2 Almeida, Ana Margarida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duran, Lersi Dayana
Almeida, Ana Margarida
description A literacia digital em saúde compreende práticas e competências que envolvem valores sociais e culturais e atuam no contexto tecnológico. As intervenções digitais podem ser usadas para dar suporte a programas de educação e promoção da saúde. DEEP é uma intervenção digital psicoeducativa, suportada em recursos audiovisuais, que pretende oferecer um conjunto de recursos que permitam aos Estudantes Universitários Portugueses conhecer melhor o fenómeno da depressão como doença. São poucos os relatos existentes sobre desenhos metodológicos de suporte a este tipo de intervenções. Este artigo apresenta o desenho metodológico concebido com o intuito de avaliar o impacto da intervenção DEEP nos conhecimentos que os estudantes portugueses têm sobre depressão. O estudo randomizado DEEP compreende 4 fases: estudo piloto, recrutamento de participantes, disponibilização da intervenção e Follow-up. Pretende-se que este desenho metodológico permita aferir o grau de eficácia e o contributo da narrativa transmedia utilizada na intervenção DEEP, como ferramenta ao serviço da literacia em depressão. Considera-se ainda que o desenho metodológico apresentado poderá contribuir para aprofundar conhecimento acerca das abordagens metodológicas mais apropriadas no domínio do estudo realizado. (Digital health literacy relates to practices and competencies that comprehend social and cultural values and act on the technological context. Digital interventionscan be used to support education and health promotion programs. DEEP is a digital psychoeducational intervention, based on audio-visual resources, that is conceived to provide a set of tools that may help Portuguese University Students get to know the phenomenon of depression as an illness better. There are still gaps in literature, regarding studies reporting the methodological design of this type of interventions. This paper describes the methodological design conceived to assess the impact of DEEP intervention on Portuguese students’ knowledge of depression. DEEP randomized study comprehends four stages: a pilot study, the recruitment of participants, making the intervention available and the follow-up. This methodological design is aimed at assessing the efficacy level and the contribution of the narrative that integrates DEEP intervention, as a tool for literacy in depression. The described methodological design is also considered for its adequacy as for promoting in-depth knowledge of the methodological approaches that best suit the domain of the developed study.)
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-29T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19500
oai:proa.ua.pt:article/19500
url https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19500
identifier_str_mv oai:proa.ua.pt:article/19500
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/19500
https://doi.org/10.34624/jdmi.v3i9.19500
https://proa.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/19500/17220
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Lersi Dayana Duran, Ana Margarida Almeida
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Lersi Dayana Duran, Ana Margarida Almeida
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
publisher.none.fl_str_mv DigiMedia | University of Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv Journal of Digital Media & Interaction; Vol 3 No 9 (2020): Special Issue on eHealth and Wellbeing; 77-87
Journal of Digital Media & Interaction; vol. 3 n.º 9 (2020): Special Issue on eHealth and Wellbeing; 77-87
2184-3120
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130137124405248