(I)literacia digital – estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, José Miguel Maia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8913
Resumo: Este projeto tem como objetivo estudar a (i)literacia digital em docentes de Educação Especial através de um estudo de caso. O projeto procura, através do enquadramento teórico, recolher modelos que ajudem a situar o docente de Educação Especial face às TIC. Reconhecendo a importância destas, nomeadamente através do quadro legal português, na formação de indivíduos portadores de deficiência, as tecnologias são vistas como uma forma do indivíduo ultrapassar algumas das limitações que as suas patologias acentuam. As TIC são vistas neste ambiente como factor que poderá contribuir, em grande escala, para a inclusão destes alunos, quer na escola, quer na sociedade em geral. Servindo-nos de entrevistas efetuadas a vários docentes de Educação Especial e após caracterização dos mesmos face às novas tecnologias pudemos traçar um plano de ação que, acreditamos, poderá ajudar no combate à iliteracia digital entre docentes de Educação Especial contribuindo assim, numa linha de gestão e administração escolar, para o sucesso escolar e pessoal de todos os alunos. Procuramos com este projeto espelhar a preocupação que deve existir numa organização escolar de contemplar e atender às necessidades de todos os agentes educativos.
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