Potencialidades do texto literário na aula de espanhol língua estrangeira – um estudo em contexto de estágio pedagógico no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Sónia Cristina de Jesus Ferreira Magina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/10843
Resumo: O presente Relatório Final de Estágio surge na sequência do trabalho desenvolvido no espaço da Prática Educativa, inserida no Mestrado em Ensino de Inglês e de Francês ou Espanhol no Ensino Básico. O tema concentra-se no uso do texto literário como fator promotor da aprendizagem de Língua Estrangeira (LE). Considero que uma língua é uma exteriorização do contexto cultural de um povo e de uma sociedade. A literatura tem a faculdade de contribuir para o desenvolvimento cultural do indivíduo. Assim, o objetivo deste Relatório é demonstrar que a literatura é um fator facilitador no processo de aquisição e aperfeiçoamento da LE, ampliando o interesse dos alunos pela língua e participando no seu processo de aprendizagem. A língua é um objeto complexo de aprendizagem e defendo que devem ser várias as competências articuladas a ser desenvolvidas aquando do estudo de uma LE. Assim, visando a aprendizagem da LE, concretamente da Língua Espanhola, foram aplicadas nas aulas da Prática Educativa atividades que permitiram aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico contato com textos literários. Esta aproximação teve como objetivo o desenvolvimento da competência linguística, através do estudo de itens gramaticais, e da competência cultural, através do contacto e estudo do texto literário. O objetivo foi alertar os alunos para a noção de que a língua e a linguagem detêm um caráter instrumental essencial como meio de comunicação e também que compreendessem que, para além da questão formal, as mesmas são ricas em significado.
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