Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Ana
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Neves, Isabel P.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/4392
Resumo: O artigo foca-se na investigação que tem sido desenvolvida pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) e que tem sido fundamentalmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Apresentam-se os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos que têm guiado a concepção de modelos e instrumentos de análise e os passos seguidos na sua construção, referindo-se ainda aspectos relacionados com critérios de validade e fiabilidade. Clarifica-se também o posicionamento epistemológico da investigação, discutindo em que medida essa investigação se distancia da dicotomia entre abordagens naturalistas e racionalistas e reflecte uma opção que rejeita o carácter fortemente contextualizado e idiossincrático de metodologias qualitativas dirigidas por perspectivas pós modernistas. Discute-se ainda em que medida o posicionamento fundamentalmente racionalista, que tem sido adoptado, não tem coincidido com um desenho experimental ou uma análise quantitativa dos dados. Pretende-se, com o artigo, fornecer uma base de reflexão sobre as potencialidades e limites da metodologia mista de investigação que tem guiado o trabalho empírico desenvolvido pelo Grupo ESSA e, consequentemente, sobre o valor objectivo dos resultados que têm sido sugeridos pela aplicação dos instrumentos.
id RCAP_87dd20d65e2e46611f7e5183fb241ca8
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/4392
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mistaInvestigação educacionalMetodologia mista de investigaçãoAbordagem sociológicaO artigo foca-se na investigação que tem sido desenvolvida pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) e que tem sido fundamentalmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Apresentam-se os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos que têm guiado a concepção de modelos e instrumentos de análise e os passos seguidos na sua construção, referindo-se ainda aspectos relacionados com critérios de validade e fiabilidade. Clarifica-se também o posicionamento epistemológico da investigação, discutindo em que medida essa investigação se distancia da dicotomia entre abordagens naturalistas e racionalistas e reflecte uma opção que rejeita o carácter fortemente contextualizado e idiossincrático de metodologias qualitativas dirigidas por perspectivas pós modernistas. Discute-se ainda em que medida o posicionamento fundamentalmente racionalista, que tem sido adoptado, não tem coincidido com um desenho experimental ou uma análise quantitativa dos dados. Pretende-se, com o artigo, fornecer uma base de reflexão sobre as potencialidades e limites da metodologia mista de investigação que tem guiado o trabalho empírico desenvolvido pelo Grupo ESSA e, consequentemente, sobre o valor objectivo dos resultados que têm sido sugeridos pela aplicação dos instrumentos.Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.Repositório da Universidade de LisboaMorais, AnaNeves, Isabel P.2011-10-31T15:27:10Z20072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/4392porMorais, A. M., & Neves, I. P. (2007). Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista. Revista Portuguesa de Educação, 20 (2), 75-104.0871-9187info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/4392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:49.476331Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista
title Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista
spellingShingle Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista
Morais, Ana
Investigação educacional
Metodologia mista de investigação
Abordagem sociológica
title_short Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista
title_full Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista
title_fullStr Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista
title_full_unstemmed Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista
title_sort Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista
author Morais, Ana
author_facet Morais, Ana
Neves, Isabel P.
author_role author
author2 Neves, Isabel P.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Ana
Neves, Isabel P.
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação educacional
Metodologia mista de investigação
Abordagem sociológica
topic Investigação educacional
Metodologia mista de investigação
Abordagem sociológica
description O artigo foca-se na investigação que tem sido desenvolvida pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula) e que tem sido fundamentalmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Apresentam-se os pressupostos teóricos e os procedimentos metodológicos que têm guiado a concepção de modelos e instrumentos de análise e os passos seguidos na sua construção, referindo-se ainda aspectos relacionados com critérios de validade e fiabilidade. Clarifica-se também o posicionamento epistemológico da investigação, discutindo em que medida essa investigação se distancia da dicotomia entre abordagens naturalistas e racionalistas e reflecte uma opção que rejeita o carácter fortemente contextualizado e idiossincrático de metodologias qualitativas dirigidas por perspectivas pós modernistas. Discute-se ainda em que medida o posicionamento fundamentalmente racionalista, que tem sido adoptado, não tem coincidido com um desenho experimental ou uma análise quantitativa dos dados. Pretende-se, com o artigo, fornecer uma base de reflexão sobre as potencialidades e limites da metodologia mista de investigação que tem guiado o trabalho empírico desenvolvido pelo Grupo ESSA e, consequentemente, sobre o valor objectivo dos resultados que têm sido sugeridos pela aplicação dos instrumentos.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-01-01T00:00:00Z
2011-10-31T15:27:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/4392
url http://hdl.handle.net/10451/4392
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, A. M., & Neves, I. P. (2007). Fazer investigação usando uma abordagem metodológica mista. Revista Portuguesa de Educação, 20 (2), 75-104.
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134183890616320