Respostas do Ensino Superior em Cabo Verde à Pandemia de Covid-19. O caso da Universidade de Santiago
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21996 |
Resumo: | A pandemia de COVID-19 levou as instituições de Ensino Superior a readaptar as suas práticas, adequando o seu funcionamento às novas restrições. Em Cabo Verde este subsistema de ensino desempenha importante papel no desenvolvimento nacional, a despeito de enfrentar dificuldades estruturais, a pandemia colocou novos desafios às IES do país. Neste artigo, apresentam-se as respostas dadas pela Universidade de Santiago, no ano letivo de 2019-2020. A sua atuação foi estribada em quatro objetivos: garantir a segurança de toda a comunidade académica; incluir todos os alunos; responder às necessidades tecnológicas; e criar um modelo pedagógico adequado à nova realidade. Apesar dos desafios, a segurança da comunidade foi garantida, garantindo a participação de mais de 90% dos alunos, graças à aposta na renovação das estruturas tecnológicas e num sistema de ensino adaptado à nova realidade, que abre novos campos de atuação e significa uma reinvenção do papel do Ensino Superior no país. |
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Respostas do Ensino Superior em Cabo Verde à Pandemia de Covid-19. O caso da Universidade de SantiagoRespuestas de la Educacíon Superior a la Pandemia de COVID-19 en Cabo Verde. El caso de la Universidad de SantiagoRespostas do Ensino Superior em Cabo Verde à Pandemia de Covid-19. O caso da Universidade de SantiagoArtigosA pandemia de COVID-19 levou as instituições de Ensino Superior a readaptar as suas práticas, adequando o seu funcionamento às novas restrições. Em Cabo Verde este subsistema de ensino desempenha importante papel no desenvolvimento nacional, a despeito de enfrentar dificuldades estruturais, a pandemia colocou novos desafios às IES do país. Neste artigo, apresentam-se as respostas dadas pela Universidade de Santiago, no ano letivo de 2019-2020. A sua atuação foi estribada em quatro objetivos: garantir a segurança de toda a comunidade académica; incluir todos os alunos; responder às necessidades tecnológicas; e criar um modelo pedagógico adequado à nova realidade. Apesar dos desafios, a segurança da comunidade foi garantida, garantindo a participação de mais de 90% dos alunos, graças à aposta na renovação das estruturas tecnológicas e num sistema de ensino adaptado à nova realidade, que abre novos campos de atuação e significa uma reinvenção do papel do Ensino Superior no país.The COVID-19 pandemic led Higher Education institutions to readapt their practices, adapting their functioning to the new restrictions. In Cape Verde, this education subsystem plays an important role in national development, despite facing structural difficulties, the pandemic posed new challenges to the country's HEIs. In this article, the answers given by the University of Santiago, in the academic year 2019-2020 are presented. Its performance was based on four objectives: ensuring the safety of the entire academic community; include all students; respond to technological needs; and create a pedagogical model appropriate to the new reality. Despite the challenges, the safety of the community was guaranteed, ensuring the participation of more than 90% of students, thanks to the commitment to the renewal of technological structures and a teaching system adapted to the new reality, which opens up new fields of action and means a reinvention the role of Higher Education in the country.Research Unit of Polytechnic Institute of Santarém2020-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i4.21996por2182-9608Rodrigues, Luís Filipeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-22T17:11:54Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/21996Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:02:09.934744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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