Pessoas criativas criam mais falsas memórias? Efeito do intervalo de retenção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11591 |
Resumo: | As falsas memórias são uma temática relevante da psicologia forense, nomeadamente, no âmbito do testemunho, tratando-se da recordação de um acontecimento de vida do sujeito que na realidade nunca foi vivenciado. Assim, pretendeu-se perceber se a criatividade e o intervalo de retenção são variáveis que interferem na produção de FM, recorrendo a uma amostra de 120 universitários, divididos por dois grupos (60 no controlo e 60 no experimental). Ainda, cada grupo foi dividido em dois subgrupos (30 participantes cada), os que realizaram a tarefa num intervalo de retenção curto e os que realizaram no intervalo de retenção longo (espaçamento de uma semana). Tal consistiu na visualização de um vídeo (neutro ou crime) e posterior preenchimento de escalas (stress, criatividade, evocação livre) e questionário sobre o filme. Os resultados demonstraram que o tipo de vídeo (crime vs. neutro) influencia a formação de FM, perante um evento traumático há um maior número de erros evocados, detalhes periféricos e centrais. Também um maior IR após um evento traumático leva a um maior número de FM. E um maior nível de criatividade leva à formação de mais FM, mas apenas uma pequena percentagem dos erros de memória é explicada pelo nível de criatividade. |
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Pessoas criativas criam mais falsas memórias? Efeito do intervalo de retençãoMESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSEPSICOLOGIAPSICOLOGIA FORENSEFALSAS MEMÓRIASCRIATIVIDADECRIMESTESTES PSICOLÓGICOSEPC-RPSYCHOLOGYFORENSIC PSYCHOLOGYFALSE MEMORIESCRIMESAs falsas memórias são uma temática relevante da psicologia forense, nomeadamente, no âmbito do testemunho, tratando-se da recordação de um acontecimento de vida do sujeito que na realidade nunca foi vivenciado. Assim, pretendeu-se perceber se a criatividade e o intervalo de retenção são variáveis que interferem na produção de FM, recorrendo a uma amostra de 120 universitários, divididos por dois grupos (60 no controlo e 60 no experimental). Ainda, cada grupo foi dividido em dois subgrupos (30 participantes cada), os que realizaram a tarefa num intervalo de retenção curto e os que realizaram no intervalo de retenção longo (espaçamento de uma semana). Tal consistiu na visualização de um vídeo (neutro ou crime) e posterior preenchimento de escalas (stress, criatividade, evocação livre) e questionário sobre o filme. Os resultados demonstraram que o tipo de vídeo (crime vs. neutro) influencia a formação de FM, perante um evento traumático há um maior número de erros evocados, detalhes periféricos e centrais. Também um maior IR após um evento traumático leva a um maior número de FM. E um maior nível de criatividade leva à formação de mais FM, mas apenas uma pequena percentagem dos erros de memória é explicada pelo nível de criatividade.False memories are a relevant topic in forensic psychology, particularly in the context of testimony, for being a life event memory that the subject never actually experienced before. It was intended to understand whether creativity and the retention interval are variables that interfere in the production of FM, using a sample of 120 university students, divided into two groups (60 in the control and 60 in the experimental). Each group was divided, half performed the task in a short retention interval (30 subjects) and the other in a long retention interval (one week). This consisted of viewing a video (neutral or crime) and then filling in scales (stress, creativity, free evocation) and a questionnaire about the film. The results showed that the type of video (crime vs neutral) influences the formation of FM, in the face of a traumatic event there is a greater number of evoked errors, peripheral and central details. Also a higher RI after a traumatic event leads to a greater number of FM. And a higher level of creativity leads to the formation of more FM, but only a small percentage of errors are explained by the level of creativity.2020-12-17T16:24:34Z2020-01-01T00:00:00Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11591TID:202539148porCarneiro, Catarina Sofia Pereira Pimentel Diasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:16Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:04.767228Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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