O Jornalismo Radiofónico e o Online
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7775 |
Resumo: | O surgimento do online provocou um desinteresse evidente pelos meios de comunicação tradicionais, mas aquele que se adaptou mais facilmente foi a rádio. A ameaça passou a oportunidade e as rádios começaram a trilhar caminhos na internet. A presença da rádio no online alterou a sua linguagem que agora é constituída por texto e imagem, situação que alterou o trabalho do jornalista radiofónico, que agora valoriza o multimediatismo e a hipertextualidade. Apesar da alteração a nível da mensagem, os jornalistas da rádio que trabalham no online devem olhar para o som como valor-notícia, num trabalho paralelo entre o online e a antena. As transformações inerentes ao surgimento do online tornaram a rádio multiplataforma, ubíqua, simples, trans-hertziana, compatível com multitasking, e colocaram como principais desafios, as premissas da expressividade, plataformas e conteúdos. Ao longo dos anos a rádio acabou por segmentar-se e ficou longe da primeira ideia de uma mensagem uniforme recebida pelas massas. A segmentação da rádio tornou-se mais forte com o aparecimento do online e hoje este meio de comunicação social realiza diferentes conteúdos para nichos com determinados gostos. Esta segmentação é visível em fenómenos como as webrádios, o narrowcasting, drone station, cloud radio e rádio corporativa. Com a presença da rádio no online surgiram novos modelos de negócio como as subscrições, parcerias ou donativos. A segmentação e o surgimento de novos modelos de negócio são vistos, cada vez mais, como um caso de sucesso porque a rádio consegue, estar em diversos dispositivos, como o computador, telemóvel, smartphone ou tablet. Outra das grandes modificações que a rádio conheceu na era da internet foi a quebra da unidirecionalidade e a participação ativa da opinião pública. As rádios comunicam facilmente através das suas plataformas com os ouvintes e leitores. As redes sociais contribuíram favoravelmente para a quebra da unidirecionalidade e podem significar uma ferramenta de trabalho. Posteriormente, esta dissertação de mestrado pretende saber quais os métodos utilizados no online pelas rádios generalistas e de informação em Portugal com o objetivo de catalisar ouvintes. As respostas a este problema foram alcançados através da realização de um relatório de estágio na Renascença e na sequência de entrevistas aos responsáveis online das rádios generalistas e de informação em Portugal. |
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As transformações inerentes ao surgimento do online tornaram a rádio multiplataforma, ubíqua, simples, trans-hertziana, compatível com multitasking, e colocaram como principais desafios, as premissas da expressividade, plataformas e conteúdos. Ao longo dos anos a rádio acabou por segmentar-se e ficou longe da primeira ideia de uma mensagem uniforme recebida pelas massas. A segmentação da rádio tornou-se mais forte com o aparecimento do online e hoje este meio de comunicação social realiza diferentes conteúdos para nichos com determinados gostos. Esta segmentação é visível em fenómenos como as webrádios, o narrowcasting, drone station, cloud radio e rádio corporativa. Com a presença da rádio no online surgiram novos modelos de negócio como as subscrições, parcerias ou donativos. A segmentação e o surgimento de novos modelos de negócio são vistos, cada vez mais, como um caso de sucesso porque a rádio consegue, estar em diversos dispositivos, como o computador, telemóvel, smartphone ou tablet. Outra das grandes modificações que a rádio conheceu na era da internet foi a quebra da unidirecionalidade e a participação ativa da opinião pública. As rádios comunicam facilmente através das suas plataformas com os ouvintes e leitores. As redes sociais contribuíram favoravelmente para a quebra da unidirecionalidade e podem significar uma ferramenta de trabalho. Posteriormente, esta dissertação de mestrado pretende saber quais os métodos utilizados no online pelas rádios generalistas e de informação em Portugal com o objetivo de catalisar ouvintes. As respostas a este problema foram alcançados através da realização de um relatório de estágio na Renascença e na sequência de entrevistas aos responsáveis online das rádios generalistas e de informação em Portugal.The emergence of the internet caused an evident lack of interest in the traditional media platforms, but there was one that adapted itself more easily compared to the others: the radio. The threat was turned into an opportunity and the radio began to be more present on the internet. The presence of the radio in the online world changed its language that is now made up of text and image, a situation that changed the way the work of radio journalist is done, who now values the multimedia content and the hypertextuality. Despite the change on the message level, radio journalists working on the online side should still value the sound, by working in parallel between the online and the antenna. The changes inherent in the emergence of the online world made the radio a ubiquitous, simple and trans-hertzian, multiplatform, compatible with multitasking. And it makes as main challenges the assumptions of expressiveness, platforms and content. Over the years the radio ended up falling apart and it stayed away from the first idea of a uniform message received by the masses. The segmentation has become stronger with the emergence of the online tools and today the radio creates different kinds of content, in order to target several niches with certain tastes. This segmentation is visible in examples like the webradios, the narrowcasting, the drone station, the cloud radio and the corporate radio. With the presence of radio in the online platforms new business models had arisen, such as the subscriptions, the partnerships and the donations. The segmentation and the emergence of new business models are seen as a huge success because the radio is nowadays present in various devices, such as computer, mobile phone, smartphone and tablet. Another of the major changes that the radio made in the era of the internet was to break the unidirecional and the active participation of the public. The radio easily communicates through their platforms with the radio listeners and readers. The social networks contributed positively to the breakdown of one-pointedness and can mean a working tool. Thereafter, this dissertation aims to know the methods used in the general online and informative radios in Portugal with the purpose of catalyzing listeners. The answers to this problem have been achieved through an internship in Renascença and interviews done to several people responsible for the online platforms of general and informative radios in Portugal.Correia, João Carlos FerreirauBibliorumCosta, José Carlos Pereira2019-12-12T16:26:31Z2016-11-162016-10-72016-11-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7775TID:202330931porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:23Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7775Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:13.350898Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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