Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100005 |
Resumo: | O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónico |
id |
RCAP_de2bf7e8c7d0e38e2a27c03f826c7d3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2183-54622016000100005 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USPComunicaçãoEducaçãoJornalismo RadiofónicoConvergênciaO contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónicoCentro de Investigação Media e JornalismoFaculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa2016-06-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100005Media & Jornalismo v.16 n.28 2016reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100005Galvão Jr.,L.C.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:30:39Zoai:scielo:S2183-54622016000100005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:34:04.622240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
title |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
spellingShingle |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP Galvão Jr.,L.C. Comunicação Educação Jornalismo Radiofónico Convergência |
title_short |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
title_full |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
title_fullStr |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
title_full_unstemmed |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
title_sort |
Jornalismo Radiofónico Luso-Brasileiro: as tipificações da convergência nos modelos de ensino da FCSH/UNL e da ECA/USP |
author |
Galvão Jr.,L.C. |
author_facet |
Galvão Jr.,L.C. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galvão Jr.,L.C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Educação Jornalismo Radiofónico Convergência |
topic |
Comunicação Educação Jornalismo Radiofónico Convergência |
description |
O contexto digital leva o Jornalismo a reconfigurações não apenas no âmbito dos media, mas também nas salas de aula, onde docentes promovem ações dedicadas a promover a aderência do ensino à realidade. A existência dessas iniciativas motivou este estudo que observa a inserção do fenômeno da convergência no ensino do Jornalismo Radiofónico em Portugal e no Brasil. O modelo metodológico parte de estudos de caso envolvendo as disciplinas Atelier de Jornalismo Radiofónico, do percurso Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL); e Radiojornalismo e Projetos em Rádio, do curso de Jornalismo do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CJE-ECA/USP). Notou-se no estudo a adoção de atividades que ressaltam a convergência tecnológica, no caso português, e de conteúdos, no recorte brasileiro, evidenciando aproximação das ações pedagógicas à prática do jornalismo radiofónico |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100005 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2183-54622016000100005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Media e Jornalismo Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação Media e Jornalismo Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/Universidade Nova de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Media & Jornalismo v.16 n.28 2016 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137398187098112 |