A pertinência de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género: abordagem exploratória à realidade nas Escolas Médicas Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Filipa Nogueira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13564
Resumo: Cada vez mais a literatura existente tem apresentado evidências relativas aos benefícios da aplicação de uma perspetiva baseada no sexo e no género ao nível da Medicina (Sex and Gender Based Medicine). Isto é, uma perspetiva que lida com as diferenças fisiológicas e fisiopatológicas entre os indivíduos do sexo feminino e masculino, mas que também tem em conta a construção social do género e o modo como as diferenças sociais daí resultantes influenciam a saúde e os comportamentos de saúde das pessoas. Através da discussão da possível existência de um viés de género na medicina, o qual tem vindo a ser ilustrado, inclusive, com recurso à medicina baseada na evidência, pretende-se aferir qual a pertinência da introdução de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género na medicina, discutindo ainda as implicações que esta trará à prática clínica e, em particular, à Educação Médica. Em termos de investigação empírica, recorreu-se à análise documental da informação existente nos sites e, particularmente, nos curricula dos Mestrados Integrados em Medicina das Escolas Médicas públicas, em Portugal, com vista a perceber em que medida é assumida a pertinência de incorporar uma dimensão de género no ensino médico, e em que medida a mesma está presente nos conteúdos programáticos das Unidades Curriculares que compõem o Plano de Estudos.
id RCAP_87ef442b526ccbb5aa4e7a4b4c810a19
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13564
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pertinência de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género: abordagem exploratória à realidade nas Escolas Médicas PortuguesasEducação MédicaEscolas MédicasMedicina Baseada no Sexo e no GéneroPortugalDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaCada vez mais a literatura existente tem apresentado evidências relativas aos benefícios da aplicação de uma perspetiva baseada no sexo e no género ao nível da Medicina (Sex and Gender Based Medicine). Isto é, uma perspetiva que lida com as diferenças fisiológicas e fisiopatológicas entre os indivíduos do sexo feminino e masculino, mas que também tem em conta a construção social do género e o modo como as diferenças sociais daí resultantes influenciam a saúde e os comportamentos de saúde das pessoas. Através da discussão da possível existência de um viés de género na medicina, o qual tem vindo a ser ilustrado, inclusive, com recurso à medicina baseada na evidência, pretende-se aferir qual a pertinência da introdução de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género na medicina, discutindo ainda as implicações que esta trará à prática clínica e, em particular, à Educação Médica. Em termos de investigação empírica, recorreu-se à análise documental da informação existente nos sites e, particularmente, nos curricula dos Mestrados Integrados em Medicina das Escolas Médicas públicas, em Portugal, com vista a perceber em que medida é assumida a pertinência de incorporar uma dimensão de género no ensino médico, e em que medida a mesma está presente nos conteúdos programáticos das Unidades Curriculares que compõem o Plano de Estudos.There is growing evidence in the literature of the benefits of applying a sex and gender based medicine perspective. That is, a perspective that deals with the physiological and pathophysiological differences between females and males, but also considers the social construction of gender and how the resulting social differences influence people’s health and health behaviors. By discussing the possible existence of a gender bias in medicine, which has been illustrated with the use of evidence-based medicine, we intend to assess the relevance of introducing a medical perspective based on sex and gender in medicine, discussing the implications that this will bring to clinical practice and, in particular, to medical education. In terms of empirical research, we resorted to documentary analysis of existing information on the websites and, particularly, in the curricula of Integrated Masters in Medicine of public medical schools in Portugal, in order to understand to what extent the relevance of incorporating a gender dimension in medical education is assumed, and to what extent it is present in the syllabus of the Course Units that make up the Study Plan.Augusto, Amélia Maria CavacaSousa, Miguel Castelo Branco Craveiro deuBibliorumSousa, Filipa Nogueira de2023-11-08T16:02:09Z2023-07-132023-06-192023-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13564TID:203375645porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:47:30Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13564Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:58.632656Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pertinência de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género: abordagem exploratória à realidade nas Escolas Médicas Portuguesas
title A pertinência de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género: abordagem exploratória à realidade nas Escolas Médicas Portuguesas
spellingShingle A pertinência de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género: abordagem exploratória à realidade nas Escolas Médicas Portuguesas
Sousa, Filipa Nogueira de
Educação Médica
Escolas Médicas
Medicina Baseada no Sexo e no Género
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
title_short A pertinência de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género: abordagem exploratória à realidade nas Escolas Médicas Portuguesas
title_full A pertinência de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género: abordagem exploratória à realidade nas Escolas Médicas Portuguesas
title_fullStr A pertinência de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género: abordagem exploratória à realidade nas Escolas Médicas Portuguesas
title_full_unstemmed A pertinência de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género: abordagem exploratória à realidade nas Escolas Médicas Portuguesas
title_sort A pertinência de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género: abordagem exploratória à realidade nas Escolas Médicas Portuguesas
author Sousa, Filipa Nogueira de
author_facet Sousa, Filipa Nogueira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Augusto, Amélia Maria Cavaca
Sousa, Miguel Castelo Branco Craveiro de
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Filipa Nogueira de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Escolas Médicas
Medicina Baseada no Sexo e no Género
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
topic Educação Médica
Escolas Médicas
Medicina Baseada no Sexo e no Género
Portugal
Domínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::Medicina
description Cada vez mais a literatura existente tem apresentado evidências relativas aos benefícios da aplicação de uma perspetiva baseada no sexo e no género ao nível da Medicina (Sex and Gender Based Medicine). Isto é, uma perspetiva que lida com as diferenças fisiológicas e fisiopatológicas entre os indivíduos do sexo feminino e masculino, mas que também tem em conta a construção social do género e o modo como as diferenças sociais daí resultantes influenciam a saúde e os comportamentos de saúde das pessoas. Através da discussão da possível existência de um viés de género na medicina, o qual tem vindo a ser ilustrado, inclusive, com recurso à medicina baseada na evidência, pretende-se aferir qual a pertinência da introdução de uma perspetiva médica baseada no sexo e no género na medicina, discutindo ainda as implicações que esta trará à prática clínica e, em particular, à Educação Médica. Em termos de investigação empírica, recorreu-se à análise documental da informação existente nos sites e, particularmente, nos curricula dos Mestrados Integrados em Medicina das Escolas Médicas públicas, em Portugal, com vista a perceber em que medida é assumida a pertinência de incorporar uma dimensão de género no ensino médico, e em que medida a mesma está presente nos conteúdos programáticos das Unidades Curriculares que compõem o Plano de Estudos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08T16:02:09Z
2023-07-13
2023-06-19
2023-07-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13564
TID:203375645
url http://hdl.handle.net/10400.6/13564
identifier_str_mv TID:203375645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136418214182912