Relatório final de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/17690 |
Resumo: | Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra |
id |
RCAP_87f37d64cf0c704ee5b55ea9cf4e49d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/17690 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágioEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de CoimbraA experiência docente propiciada no decorrer do Estágio Pedagógico centra-se no conceito de currículo que atende ao princípio de “diferenciação”, “adequação” e “flexibilidade” em função do aluno e das aprendizagens significativas para o mesmo. Neste sentido, o percurso formativo do aluno pode ser concretizado de forma diferenciada, embora assente num quadro de referência consistente e com orientações claras no que respeita às aprendizagens consideradas fundamentais. À luz destes princípios torna-se fundamental a aquisição de competências pedagógicas, não só no que respeita aos conhecimentos específicos de cada modalidade desportiva, mas também no que diz respeito ao processo de ensino-aprendizagem, na perspectiva de potencialização das estratégias motivacionais associadas à prática desportiva e à participação consistente nas aulas de educação física, por parte dos alunos do 12ºano do Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades. A aquisição, o aumento e a consolidação destas competências torna-se possível quando ocorrem aprendizagens também elas significativas para o próprio professor, tendo como pilar de apoio a supervisão e orientação fornecida por docentes experientes na área, a realização da avaliação contínua para o alcance dos objectivos pedagógicos, a escuta activa face às necessidades e interesses dos alunos, assim como, a manutenção do pensamento crítico e reflexivo face às experiências vividas em Estágio Pedagógico. A par das competências profissionais, emergem as qualidades humanas e competências pessoais e sociais do professor igualmente importantes para a concretização de uma prática docente de qualidade e uma boa relação pedagógica (professor-alunos), variável central no ensino-aprendizagem dos alunos. Este Relatório de Estágio pretende ser o reflexo (do início) de um longo percurso na aprendizagem do saber-saber, saber-fazer, saber-ser e saber-estar.2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/17690http://hdl.handle.net/10316/17690porCarvalho, Paulo Sérgio Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/17690Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:39:58.462419Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio |
title |
Relatório final de estágio |
spellingShingle |
Relatório final de estágio Carvalho, Paulo Sérgio Pereira de Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
title_short |
Relatório final de estágio |
title_full |
Relatório final de estágio |
title_fullStr |
Relatório final de estágio |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio |
title_sort |
Relatório final de estágio |
author |
Carvalho, Paulo Sérgio Pereira de |
author_facet |
Carvalho, Paulo Sérgio Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Paulo Sérgio Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
topic |
Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores Prática pedagógica |
description |
Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Fac. de Ciências do Desporto e Educação Fisica da Univ. de Coimbra |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/17690 http://hdl.handle.net/10316/17690 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/17690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133661334863872 |