Interculturalidade e educação inclusiva : perspetiva de professores do primeiro ciclo para uma formação baseada na inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalheiro, Priscilla Fernanda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/54031
Resumo: Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
id RCAP_8809691e8989e7ebec80975a2e31930d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/54031
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interculturalidade e educação inclusiva : perspetiva de professores do primeiro ciclo para uma formação baseada na inclusãoComunicação interculturalEducação inclusivaProfessores - FormaçãoEnsino básico (1º ciclo)Teses de mestrado - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022A escola é um local de grande diversidade cultural, o que possibilita que sejam aí promovidas estratégias para o desenvolvimento de um ambiente que proporcione uma maior inclusão. A presente pesquisa tem como problema principal: investigar se, com a implementação do Decreto-Lei nº 54/2018, houve mudanças na prática dos professores do primeiro ciclo no que tange à problemática da interculturalidade e da educação inclusiva e também reunir sugestões para uma formação de professores com abordagem na mesma problemática. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo de caso exploratório, usando como instrumentos de recolha de dados, a observação participante e as entrevistas de grupo focalizadas. Participaram das entrevistas 8 (oito) professores do primeiro ciclo, de um colégio privado localizado na zona de Lisboa. Foram realizadas 4 (quatro) entrevistas em grupo através da plataforma Zoom. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo e com auxílio do software N-VIVO-12. Foram determinadas cinco categorias de análise de acordo com os objetivos da pesquisa: mudança, dificuldades, interculturalidade, educação inclusiva e formação de professores. Percebeu-se, com o desenvolvimento da pesquisa, que todos os professores estão disponíveis para uma formação baseada na inclusão e na interculturalidade. Como sugestões de temas, os professores ressaltaram estratégias para uma melhor inclusão com os alunos em sala de aula, materiais de trabalho inovadores, estratégias de intervenção com alunos que não dominam a língua portuguesa e trabalho específico com as famílias. Ao participar das entrevistas, os professores refletiram em relação à educação inclusiva e interculturalidade, ressaltando a importância da pesquisa para que, futuramente, possam participar de uma formação com base nos interesses e necessidades experienciados na prática.Schools are a place of great cultural diversity, which allows for the promotion of strategies for the development of environments of greater inclusiveness and interculturality. This research aims at investigating the views and representations of teachers of the first school years on inclusive and intercultural education. To that effect a research was made, together with a case study in a privately owned school in Lisbon. A sample of eight first grade teachers of both sexes was used. Semi directed group interviews were performed via the Zoom platform. The data analysis was made both through a content analysis and employing N-VIVO software. Five categories were considered: change, difficulties, interculturality, inclusive education and teacher formation. As the investigation developed, we realized that teachers are generally willing to participate in formations on inclusion and interculturality and would like to have classroom materials and hear about working strategies for students who do not speak Portuguese. By taking part in this investigation the teachers increased their knowledge of this kind of problems and, at the same time, were able to reflect on the to knows and to-dos of their daily work.Caetano, Ana Paula, 1962-Carvalho, Carolina, 1960-Repositório da Universidade de LisboaCavalheiro, Priscilla Fernanda2022-08-03T09:36:16Z20222021-12-152022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/54031TID:203060130porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:00:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/54031Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:05:01.140996Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interculturalidade e educação inclusiva : perspetiva de professores do primeiro ciclo para uma formação baseada na inclusão
title Interculturalidade e educação inclusiva : perspetiva de professores do primeiro ciclo para uma formação baseada na inclusão
spellingShingle Interculturalidade e educação inclusiva : perspetiva de professores do primeiro ciclo para uma formação baseada na inclusão
Cavalheiro, Priscilla Fernanda
Comunicação intercultural
Educação inclusiva
Professores - Formação
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Interculturalidade e educação inclusiva : perspetiva de professores do primeiro ciclo para uma formação baseada na inclusão
title_full Interculturalidade e educação inclusiva : perspetiva de professores do primeiro ciclo para uma formação baseada na inclusão
title_fullStr Interculturalidade e educação inclusiva : perspetiva de professores do primeiro ciclo para uma formação baseada na inclusão
title_full_unstemmed Interculturalidade e educação inclusiva : perspetiva de professores do primeiro ciclo para uma formação baseada na inclusão
title_sort Interculturalidade e educação inclusiva : perspetiva de professores do primeiro ciclo para uma formação baseada na inclusão
author Cavalheiro, Priscilla Fernanda
author_facet Cavalheiro, Priscilla Fernanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Caetano, Ana Paula, 1962-
Carvalho, Carolina, 1960-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalheiro, Priscilla Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação intercultural
Educação inclusiva
Professores - Formação
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Comunicação intercultural
Educação inclusiva
Professores - Formação
Ensino básico (1º ciclo)
Teses de mestrado - 2022
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de Mestrado, Educação e Formação (Área de especialidade em Desenvolvimento Social e Cultural), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2022
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
2022-08-03T09:36:16Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/54031
TID:203060130
url http://hdl.handle.net/10451/54031
identifier_str_mv TID:203060130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134601469231104