O que deixar por dizer quer dizer: o segredo na prática da pintura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, José Manuel
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, José Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/35995
https://doi.org/10.5216/sec.v26.73317
Resumo: Partindo de uma pesquisa etnográfica junto de um atelierde pintura que decorre numa instituição de apoio social e psiquiá-trico, propõe-se uma reflexão sociológica em torno da noção de segredo. Sob orientação das sociologias pragmatistas e fenome-nológicas, e enfocando o caso de um pintor abstrato, Bonifácio, entende-se o segredo como forma de sociação e experiência si-tuada e relacional. Do estudo que se segue, perceber-se-á como a formação e manutenção do segredo assenta na relação que o pintor estabelece com as suas telas, abrindo para modalidades de subjetivação capacitantes que escasseiam na instituição. De um lado, o segredo é desencadeado pela relação de responsabilidade moral mantida entre o artista e a obra, desenhando-se assim um espaço de interioridade subjetiva, por outro lado, a tela é passível de usos táticos por parte do pintor, gerando um espaço intercalar que lhe permite acomodar a sua singularidade nas sociabilidades estabelecidas
id RCAP_8815eb80cc757e9a78686dbeacc4e871
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/35995
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O que deixar por dizer quer dizer: o segredo na prática da pinturasegredosubjetivaçãoartessociologiaPragmatismoPartindo de uma pesquisa etnográfica junto de um atelierde pintura que decorre numa instituição de apoio social e psiquiá-trico, propõe-se uma reflexão sociológica em torno da noção de segredo. Sob orientação das sociologias pragmatistas e fenome-nológicas, e enfocando o caso de um pintor abstrato, Bonifácio, entende-se o segredo como forma de sociação e experiência si-tuada e relacional. Do estudo que se segue, perceber-se-á como a formação e manutenção do segredo assenta na relação que o pintor estabelece com as suas telas, abrindo para modalidades de subjetivação capacitantes que escasseiam na instituição. De um lado, o segredo é desencadeado pela relação de responsabilidade moral mantida entre o artista e a obra, desenhando-se assim um espaço de interioridade subjetiva, por outro lado, a tela é passível de usos táticos por parte do pintor, gerando um espaço intercalar que lhe permite acomodar a sua singularidade nas sociabilidades estabelecidasA pesquisa que dá corpo ao presente texto está inserida no âmbito de um pro-jeto de doutoramento financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), cuja bolsa tem a referência 2020.07755.BD.Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás2024-01-11T13:03:40Z2024-01-112023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/35995http://hdl.handle.net/10174/35995https://doi.org/10.5216/sec.v26.73317porResende, José Manuel; Carvalho, José Maria (2023): que deixar por dizer quer dizer. o segredo na prática da pintura. Em: Soc. e Cult. 26, pág. 1–41. DOI: 10.5216/sec.v26.73317.1-411980-8194https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/7331726Sociedade e Culturajmvsr@uevora.ptcarvalhoze10@hotmail.com687Resende, José ManuelCarvalho, José Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-16T01:48:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35995Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:44:41.751109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O que deixar por dizer quer dizer: o segredo na prática da pintura
title O que deixar por dizer quer dizer: o segredo na prática da pintura
spellingShingle O que deixar por dizer quer dizer: o segredo na prática da pintura
Resende, José Manuel
segredo
subjetivação
artes
sociologia
Pragmatismo
title_short O que deixar por dizer quer dizer: o segredo na prática da pintura
title_full O que deixar por dizer quer dizer: o segredo na prática da pintura
title_fullStr O que deixar por dizer quer dizer: o segredo na prática da pintura
title_full_unstemmed O que deixar por dizer quer dizer: o segredo na prática da pintura
title_sort O que deixar por dizer quer dizer: o segredo na prática da pintura
author Resende, José Manuel
author_facet Resende, José Manuel
Carvalho, José Maria
author_role author
author2 Carvalho, José Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, José Manuel
Carvalho, José Maria
dc.subject.por.fl_str_mv segredo
subjetivação
artes
sociologia
Pragmatismo
topic segredo
subjetivação
artes
sociologia
Pragmatismo
description Partindo de uma pesquisa etnográfica junto de um atelierde pintura que decorre numa instituição de apoio social e psiquiá-trico, propõe-se uma reflexão sociológica em torno da noção de segredo. Sob orientação das sociologias pragmatistas e fenome-nológicas, e enfocando o caso de um pintor abstrato, Bonifácio, entende-se o segredo como forma de sociação e experiência si-tuada e relacional. Do estudo que se segue, perceber-se-á como a formação e manutenção do segredo assenta na relação que o pintor estabelece com as suas telas, abrindo para modalidades de subjetivação capacitantes que escasseiam na instituição. De um lado, o segredo é desencadeado pela relação de responsabilidade moral mantida entre o artista e a obra, desenhando-se assim um espaço de interioridade subjetiva, por outro lado, a tela é passível de usos táticos por parte do pintor, gerando um espaço intercalar que lhe permite acomodar a sua singularidade nas sociabilidades estabelecidas
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-01T00:00:00Z
2024-01-11T13:03:40Z
2024-01-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/35995
http://hdl.handle.net/10174/35995
https://doi.org/10.5216/sec.v26.73317
url http://hdl.handle.net/10174/35995
https://doi.org/10.5216/sec.v26.73317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Resende, José Manuel; Carvalho, José Maria (2023): que deixar por dizer quer dizer. o segredo na prática da pintura. Em: Soc. e Cult. 26, pág. 1–41. DOI: 10.5216/sec.v26.73317.
1-41
1980-8194
https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/73317
26
Sociedade e Cultura
jmvsr@uevora.pt
carvalhoze10@hotmail.com
687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136942418296832