Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Taveira, Maria do Céu
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Azevedo, Adriana, Oliveira, Íris Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50150
Resumo: Career planning stimulates personal competence and coping with career and future. We analyse the simultaneous relationship between career planning and academic behaviour and performance. Participants were 446 students from the 5th year (231, 52.2% boys), aged nine to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49). A demographic questionnaire and the planning subscale of the Childhood Career Development Scale were used. Results evidenced two different career profiles: the constructive, with higher planning and positive outcomes in academic behaviour and performance; the vulnerable, with lower planning, behavioural problems, more learning difficulties, and school retention. Keywords: career development, childhood, career planning, academic performance.O planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico.
id RCAP_88199d30e5f7275ad59e7af93bd7cd5a
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50150
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básicoCareer planning, behaviour and academic performance in basic educationDesenvolvimento de carreiraInfânciaPlaneamento da carreiraDesempenho académicoCiências Sociais::PsicologiaCareer planning stimulates personal competence and coping with career and future. We analyse the simultaneous relationship between career planning and academic behaviour and performance. Participants were 446 students from the 5th year (231, 52.2% boys), aged nine to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49). A demographic questionnaire and the planning subscale of the Childhood Career Development Scale were used. Results evidenced two different career profiles: the constructive, with higher planning and positive outcomes in academic behaviour and performance; the vulnerable, with lower planning, behavioural problems, more learning difficulties, and school retention. Keywords: career development, childhood, career planning, academic performance.O planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico.O planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoTaveira, Maria do CéuAzevedo, AdrianaOliveira, Íris Martins20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50150porTaveira, M.C., Azevedo, A. & Oliveira, I.M. (2017). Planeamento da Carreira, Comportamento e Rendimento Académico no Ensino Básico.Revista de Estudios e Investigación en Psicología Y Educación, Extra (10), 132-136. doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.30462386-741810.17979/reipe.2017.0.10.3046info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:17Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:59.780219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico
Career planning, behaviour and academic performance in basic education
title Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico
spellingShingle Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico
Taveira, Maria do Céu
Desenvolvimento de carreira
Infância
Planeamento da carreira
Desempenho académico
Ciências Sociais::Psicologia
title_short Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico
title_full Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico
title_fullStr Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico
title_full_unstemmed Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico
title_sort Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico
author Taveira, Maria do Céu
author_facet Taveira, Maria do Céu
Azevedo, Adriana
Oliveira, Íris Martins
author_role author
author2 Azevedo, Adriana
Oliveira, Íris Martins
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Taveira, Maria do Céu
Azevedo, Adriana
Oliveira, Íris Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento de carreira
Infância
Planeamento da carreira
Desempenho académico
Ciências Sociais::Psicologia
topic Desenvolvimento de carreira
Infância
Planeamento da carreira
Desempenho académico
Ciências Sociais::Psicologia
description Career planning stimulates personal competence and coping with career and future. We analyse the simultaneous relationship between career planning and academic behaviour and performance. Participants were 446 students from the 5th year (231, 52.2% boys), aged nine to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49). A demographic questionnaire and the planning subscale of the Childhood Career Development Scale were used. Results evidenced two different career profiles: the constructive, with higher planning and positive outcomes in academic behaviour and performance; the vulnerable, with lower planning, behavioural problems, more learning difficulties, and school retention. Keywords: career development, childhood, career planning, academic performance.O planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50150
url http://hdl.handle.net/1822/50150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Taveira, M.C., Azevedo, A. & Oliveira, I.M. (2017). Planeamento da Carreira, Comportamento e Rendimento Académico no Ensino Básico.Revista de Estudios e Investigación en Psicología Y Educación, Extra (10), 132-136. doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.3046
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.10.3046
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132239829663744