Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/50150 |
Resumo: | Career planning stimulates personal competence and coping with career and future. We analyse the simultaneous relationship between career planning and academic behaviour and performance. Participants were 446 students from the 5th year (231, 52.2% boys), aged nine to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49). A demographic questionnaire and the planning subscale of the Childhood Career Development Scale were used. Results evidenced two different career profiles: the constructive, with higher planning and positive outcomes in academic behaviour and performance; the vulnerable, with lower planning, behavioural problems, more learning difficulties, and school retention. Keywords: career development, childhood, career planning, academic performance.O planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico. |
id |
RCAP_88199d30e5f7275ad59e7af93bd7cd5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50150 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básicoCareer planning, behaviour and academic performance in basic educationDesenvolvimento de carreiraInfânciaPlaneamento da carreiraDesempenho académicoCiências Sociais::PsicologiaCareer planning stimulates personal competence and coping with career and future. We analyse the simultaneous relationship between career planning and academic behaviour and performance. Participants were 446 students from the 5th year (231, 52.2% boys), aged nine to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49). A demographic questionnaire and the planning subscale of the Childhood Career Development Scale were used. Results evidenced two different career profiles: the constructive, with higher planning and positive outcomes in academic behaviour and performance; the vulnerable, with lower planning, behavioural problems, more learning difficulties, and school retention. Keywords: career development, childhood, career planning, academic performance.O planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico.O planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoTaveira, Maria do CéuAzevedo, AdrianaOliveira, Íris Martins20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50150porTaveira, M.C., Azevedo, A. & Oliveira, I.M. (2017). Planeamento da Carreira, Comportamento e Rendimento Académico no Ensino Básico.Revista de Estudios e Investigación en Psicología Y Educación, Extra (10), 132-136. doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.30462386-741810.17979/reipe.2017.0.10.3046info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:25:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50150Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:25:11Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico Career planning, behaviour and academic performance in basic education |
title |
Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico |
spellingShingle |
Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico Taveira, Maria do Céu Desenvolvimento de carreira Infância Planeamento da carreira Desempenho académico Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico |
title_full |
Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico |
title_fullStr |
Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico |
title_full_unstemmed |
Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico |
title_sort |
Planeamento da carreira, comportamento e rendimento académico no ensino básico |
author |
Taveira, Maria do Céu |
author_facet |
Taveira, Maria do Céu Azevedo, Adriana Oliveira, Íris Martins |
author_role |
author |
author2 |
Azevedo, Adriana Oliveira, Íris Martins |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taveira, Maria do Céu Azevedo, Adriana Oliveira, Íris Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de carreira Infância Planeamento da carreira Desempenho académico Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Desenvolvimento de carreira Infância Planeamento da carreira Desempenho académico Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Career planning stimulates personal competence and coping with career and future. We analyse the simultaneous relationship between career planning and academic behaviour and performance. Participants were 446 students from the 5th year (231, 52.2% boys), aged nine to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49). A demographic questionnaire and the planning subscale of the Childhood Career Development Scale were used. Results evidenced two different career profiles: the constructive, with higher planning and positive outcomes in academic behaviour and performance; the vulnerable, with lower planning, behavioural problems, more learning difficulties, and school retention. Keywords: career development, childhood, career planning, academic performance.O planeamento de carreira estimula sentimentos de competência pessoal que habilitam a lidar com a carreira e o futuro. Analisa-se a relação simultânea entre planeamento da carreira e comportamento e desempenho académico. Participaram 442 alunos do 5º ano (231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49). Utilizou-se um questionário de identificação e a subescala planeamento da Childhood Career Development Scale. Os resultados evidenciam dois perfis de carreira: o construtivo, com mais planeamento, comportamento e resultados académicos positivos; o vulnerável, com o planeamento mais baixo, problemas comportamentais, mais dificuldades na aprendizagem e retenções. Palabras chave: desenvolvimento de carreira, infância, planeamento da carreira, desempenho académico. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/50150 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/50150 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Taveira, M.C., Azevedo, A. & Oliveira, I.M. (2017). Planeamento da Carreira, Comportamento e Rendimento Académico no Ensino Básico.Revista de Estudios e Investigación en Psicología Y Educación, Extra (10), 132-136. doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.10.3046 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.10.3046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544303963013120 |