Planeamento da carreira e desempenho académico na infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/46532 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) |
id |
RCAP_cff5206c9996fefbb62ff245cf8fe6b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46532 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento da carreira e desempenho académico na infânciaCareer planning and academic achievement in infancyDesenvolvimento de carreiraInfânciaPlaneamento da carreiraDesempenho académicoCareer developmentChildhoodCareer planningAcademic performanceCiências Sociais::PsicologiaDissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)O desenvolvimento de carreira na infância estimula sentimentos de competência pessoal, que habilitam as crianças a lidar com o futuro e a prever formas de modificar pontos fracos. As atitudes de planeamento desenvolvem-se através da utilização dos recursos de exploração disponíveis e de representações quanto à articulação entre a escola e o trabalho. Este estudo destina-se a analisar a relação entre planeamento da carreira e dimensões de desempenho académico em crianças. Participaram 446 alunos do 2º ciclo, de ambos os sexos (n= 231, 52.2% rapazes), com idades entre nove e 13 anos (M = 10.23, DP = 0.49), a frequentar escolas públicas das zonas norte e centro do País. Utilizou-se um questionário de identificação pessoal e a subescala de planeamento da Childhood Career Development Scale. Recorrendo a testes de associação e a uma análise de agrupamentos, foram identificados dois perfis de carreira distintos. O perfil vulnerável inclui os alunos com valores mais baixos de planeamento, mais dificuldades na aprendizagem, problemas comportamentais e retenções escolares. O perfil construtivo inclui os alunos com valores mais elevados de planeamento e resultados positivos no desempenho e comportamento académicos. Os processos de carreira e académicos são complementares e beneficiam de uma abordagem integrada.Career development in childhood stimulates feelings of personal competence that enable children to deal with the future and to anticipate ways of modifying weaknesses. Thus, children develop planning skills, through the use of the available resources of exploitation and representations as to the articulation between school and work. This study aims to analyze the simultaneous relationship between career planning and academic performance dimensions in order to identify career profiles. A total of 446 students of the 2nd cycle of elementary education, of both sexes (231, 52.2% boys), aged 9 to 13 years old (M = 10.23, SD = 0.49) attending schools in the northern and central areas of the country, participated in the study. We used a Demographic Questionnaire and the Childhood Career Development Scale planning subscale. Using two association tests and one cluster analysis, two different career profiles were identified. The vulnerable profile includes students with lower career planning and more learning difficulties, behavioral problems, and school retention. The constructive profile includes students with higher planning and positive outcomes in academic performance and behavior. Career and academic processes are complementary and benefit from an integrated approach.Taveira, Maria do CéuUniversidade do MinhoAzevedo, Adriana Isabel Monteiro2017-07-062017-07-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/46532por201719363info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/46532Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:07.922124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento da carreira e desempenho académico na infância Career planning and academic achievement in infancy |
title |
Planeamento da carreira e desempenho académico na infância |
spellingShingle |
Planeamento da carreira e desempenho académico na infância Azevedo, Adriana Isabel Monteiro Desenvolvimento de carreira Infância Planeamento da carreira Desempenho académico Career development Childhood Career planning Academic performance Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Planeamento da carreira e desempenho académico na infância |
title_full |
Planeamento da carreira e desempenho académico na infância |
title_fullStr |
Planeamento da carreira e desempenho académico na infância |
title_full_unstemmed |
Planeamento da carreira e desempenho académico na infância |
title_sort |
Planeamento da carreira e desempenho académico na infância |
author |
Azevedo, Adriana Isabel Monteiro |
author_facet |
Azevedo, Adriana Isabel Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Taveira, Maria do Céu Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Adriana Isabel Monteiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento de carreira Infância Planeamento da carreira Desempenho académico Career development Childhood Career planning Academic performance Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Desenvolvimento de carreira Infância Planeamento da carreira Desempenho académico Career development Childhood Career planning Academic performance Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia Aplicada (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-06 2017-07-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/46532 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/46532 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201719363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132903607631872 |