Literatura para a infância e representações de género

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveiro, Andreia Margarida Mendes
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2013
Resumo: Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
id RCAP_881ade4d5d692ca3724401c676d41316
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Literatura para a infância e representações de géneroLiteratura para a infânciaIgualdade de génerosEducação pré-escolarÁlbum ilustradoRepresentaçõesDissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.O presente relatório de estágio foi elaborado como parte integrante da unidade curricular de Prática Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Escola Superior de Educação de Castelo Branco e tem por objetivo refletir sobre a relação entre a literatura para a infância e a construção de identidades de género nas crianças em idade pré-escolar. Utilizando um estudo de caso com um grupo de cinco crianças do pré-escolar, em ambiente escolar, o relatório explora como se pode dialogar com elas sobre as questões de género utilizando a literatura para a infância. As crianças muito pequenas são comparativamente flexíveis na utilização de estereótipos, mas dos três aos cerca de sete ou oito anos de idade, com a sucessiva aquisição de estabilidade de género, dá-se o desenvolvimento das perceções estereotipadas acerca das características dos homens e das mulheres. É nesta faixa etária que a criança não só conhece os estereótipos aplicados, ao nível da cultura, aos homens e mulheres, como acredita na natureza construída destas ideias, isto é, já tem a capacidade de compreender que as atividades e comportamentos estabelecidos pelos estereótipos de género não são essenciais para que o indivíduo possa ser considerado do sexo masculino ou feminino. O estudo considera, por conseguinte, que este será um período na vida das crianças em que a introdução do diálogo sobre género a partir da literatura para a infância pode fazer sentido. O estudo começa por definir estereótipos de género como as representações generalizadas e valorizadas socialmente sobre o que os homens e mulheres devem “ser” (traços de género) e “fazer” (papéis de género), num quadro investigativo da psicologia do desenvolvimento. Em seguida, o estudo aborda o papel da literatura para a infância no pré-escolar, as potencialidades do álbum ilustrado e indica modos de utilização da literatura para a infância constituir uma comunicação emotiva, penetrante, interrogativa e inesperada e possuir, nesse sentido, potencial para redefinição de modos de pensar. Nos contos tradicionais surgem representadas situações de grande diferenciação entre géneros, de escolha de papéis, enredos, desenlaces, de representações visuais e valores, pelo que o estudo se centra num álbum ilustrado subversivo dos papéis de género tradicionais, A Verdadeira História do Capuchinho Vermelho, para os explorar com crianças do pré-escolar. O estudo de caso permite concluir que ao dialogarem sobre um livro infantil que subverte papéis estereotipados de género, as crianças estão abertas à “alteração” das suas ideias sobre o que é “próprio de menino e de menina”; a utilização deste livro permite também compreender o seu potencial para abalar conceções de género instaladas e realçar que a literatura para a infância construir um meio privilegiado de diálogos sobre questões de género no pré-escolar.Pereira, Cristina Maria GonçalvesMorgado, Maria Margarida Afonso de PassosRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoSilveiro, Andreia Margarida Mendes2013-07-23T13:25:03Z2013-07-2320122013-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2013porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-14T01:45:41Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:23.380330Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Literatura para a infância e representações de género
title Literatura para a infância e representações de género
spellingShingle Literatura para a infância e representações de género
Silveiro, Andreia Margarida Mendes
Literatura para a infância
Igualdade de géneros
Educação pré-escolar
Álbum ilustrado
Representações
title_short Literatura para a infância e representações de género
title_full Literatura para a infância e representações de género
title_fullStr Literatura para a infância e representações de género
title_full_unstemmed Literatura para a infância e representações de género
title_sort Literatura para a infância e representações de género
author Silveiro, Andreia Margarida Mendes
author_facet Silveiro, Andreia Margarida Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Cristina Maria Gonçalves
Morgado, Maria Margarida Afonso de Passos
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveiro, Andreia Margarida Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a infância
Igualdade de géneros
Educação pré-escolar
Álbum ilustrado
Representações
topic Literatura para a infância
Igualdade de géneros
Educação pré-escolar
Álbum ilustrado
Representações
description Dissertação apresentada ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2013-07-23T13:25:03Z
2013-07-23
2013-07-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2013
url http://hdl.handle.net/10400.11/2013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130793078947840