Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melão, Dulce
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Balula, João Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/5036
Resumo: A literatura para a infância, em Portugal, tem vindo a ser, cada vez mais, alvo de atenção em contexto educativo, multiplicando-se a publicação de propostas de qualidade, para diferentes faixas etárias, e correspondendo a distintas e diversificadas opções editoriais. Tais opções permitem promover formas renovadas de interação com o livro-álbum capazes de incrementar o prazer de ler. Partimos de um corpus de análise constituído por duas obras de Isabel Minhós Martins, publicadas em 2013, “Uma onda pequenina” e “Este livro está a cha-mar-te (não ouves?)”, e traçamos os seguintes objetivos para o nosso estudo: i) indagar o contributo dos peritextos destes livros-álbum no que respeita ao fo-mento da motivação para a leitura; ii) refletir sobre as possibilidades do reforço da literacia emergente na Educação Pré-Escolar, através da combinação de estratégias que favorecem a interação do livro-álbum com os leitores, fomentadas, página a página, em espaços de escuta, abrigando afetos. Concluímos que os peritextos dos dois livros-álbum podem contribuir para o incremento da literacia emergente, sempre que enquadrados em práticas de leitura partilhada que favoreçam a sua fruição, permitindo às crianças brincar enquanto leem.
id RCAP_f388fbde9d863060fc0c49c76c1b6809
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5036
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-EscolarLiteratura para a infânciaFormação de leitoresPeritextosLivro-álbumEducação Pré-EscolarA literatura para a infância, em Portugal, tem vindo a ser, cada vez mais, alvo de atenção em contexto educativo, multiplicando-se a publicação de propostas de qualidade, para diferentes faixas etárias, e correspondendo a distintas e diversificadas opções editoriais. Tais opções permitem promover formas renovadas de interação com o livro-álbum capazes de incrementar o prazer de ler. Partimos de um corpus de análise constituído por duas obras de Isabel Minhós Martins, publicadas em 2013, “Uma onda pequenina” e “Este livro está a cha-mar-te (não ouves?)”, e traçamos os seguintes objetivos para o nosso estudo: i) indagar o contributo dos peritextos destes livros-álbum no que respeita ao fo-mento da motivação para a leitura; ii) refletir sobre as possibilidades do reforço da literacia emergente na Educação Pré-Escolar, através da combinação de estratégias que favorecem a interação do livro-álbum com os leitores, fomentadas, página a página, em espaços de escuta, abrigando afetos. Concluímos que os peritextos dos dois livros-álbum podem contribuir para o incremento da literacia emergente, sempre que enquadrados em práticas de leitura partilhada que favoreçam a sua fruição, permitindo às crianças brincar enquanto leem.Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências SociaisRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMelão, DulceBalula, João Paulo2018-08-06T09:38:02Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/5036porMelão, D. & Balula, J. P. (2018). Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu & R. G. Muñoz (Orgs.). VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 101-106). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. (ISBN: 978-989-8797-20-9)978-989-8797-20-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:51Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/5036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:43:31.553807Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar
title Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar
spellingShingle Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar
Melão, Dulce
Literatura para a infância
Formação de leitores
Peritextos
Livro-álbum
Educação Pré-Escolar
title_short Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar
title_full Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar
title_fullStr Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar
title_sort Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar
author Melão, Dulce
author_facet Melão, Dulce
Balula, João Paulo
author_role author
author2 Balula, João Paulo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Melão, Dulce
Balula, João Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura para a infância
Formação de leitores
Peritextos
Livro-álbum
Educação Pré-Escolar
topic Literatura para a infância
Formação de leitores
Peritextos
Livro-álbum
Educação Pré-Escolar
description A literatura para a infância, em Portugal, tem vindo a ser, cada vez mais, alvo de atenção em contexto educativo, multiplicando-se a publicação de propostas de qualidade, para diferentes faixas etárias, e correspondendo a distintas e diversificadas opções editoriais. Tais opções permitem promover formas renovadas de interação com o livro-álbum capazes de incrementar o prazer de ler. Partimos de um corpus de análise constituído por duas obras de Isabel Minhós Martins, publicadas em 2013, “Uma onda pequenina” e “Este livro está a cha-mar-te (não ouves?)”, e traçamos os seguintes objetivos para o nosso estudo: i) indagar o contributo dos peritextos destes livros-álbum no que respeita ao fo-mento da motivação para a leitura; ii) refletir sobre as possibilidades do reforço da literacia emergente na Educação Pré-Escolar, através da combinação de estratégias que favorecem a interação do livro-álbum com os leitores, fomentadas, página a página, em espaços de escuta, abrigando afetos. Concluímos que os peritextos dos dois livros-álbum podem contribuir para o incremento da literacia emergente, sempre que enquadrados em práticas de leitura partilhada que favoreçam a sua fruição, permitindo às crianças brincar enquanto leem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-06T09:38:02Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/5036
url http://hdl.handle.net/10400.19/5036
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melão, D. & Balula, J. P. (2018). Da página como espaço de escuta e abrigo de afetos: a literatura para a infância na Educação Pré-Escolar. In D. Alves, H. G. Pinto, I. S. Dias, M. O. Abreu & R. G. Muñoz (Orgs.). VII Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (pp. 101-106). Leiria: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais. (ISBN: 978-989-8797-20-9)
978-989-8797-20-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130905291259904