A supervisão pedagógica, um contributo para a melhoria das práticas pedagógicas, na era digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Emília da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/11938
Resumo: O avanço tecnológico está a revolucionar os sistemas educativos trazendo consigo novos desafios. Em Cabo Verde, a introdução das TICs (computador e internet) nas escolas está a exigir dos professores novas competências. Com isso, necessitam estar preparados para saberem usá-las e integrá-las em suas estratégias de ensino, de modo a proporcionar aos seus alunos práticas significativas e inovadoras para os alunos. Neste sentido, precisam ser-lhes prestados apoios pelos supervisores/coordenadores pedagógicos que devem estar atentos às demandas do ensino, a fim de garantir-lhes sustentação ao seu desenvolvimento profissional. Diante das discrepâncias que se encontram entre as teorias e as práticas que se operam entre o papel do supervisor e do professor nesse ambiente de mudança, sentimos a necessidade de compreender o papel dos primeiros no incentivo ao uso de tecnologias na sala de aulas e na promoção de práticas inovadoras. Baseado num quadro teórico centrado na supervisão, no desenvolvimento profissional dos professores enquadrado no uso das tecnologias, e considerando os objetivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação que privilegia uma metodologia de abordagem mista, de caráter descritivo. Não obstante à metodologia, aplicamos no estudo a técnica de recolha de dados através de entrevistas (total de 16) e do recurso de questionários (num total de 35) aos coordenadores pedagógicos e professores, respetivamente. Dos resultados obtidos foi possível verificar que fatores como a falta de formação na área de supervisão e das tecnologias, têm contribuído para uma prestação de serviço precária dos coordenadores, que se sentem impotentes em como agir diante dos desafios que a nova era impõe.
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Neste sentido, precisam ser-lhes prestados apoios pelos supervisores/coordenadores pedagógicos que devem estar atentos às demandas do ensino, a fim de garantir-lhes sustentação ao seu desenvolvimento profissional. Diante das discrepâncias que se encontram entre as teorias e as práticas que se operam entre o papel do supervisor e do professor nesse ambiente de mudança, sentimos a necessidade de compreender o papel dos primeiros no incentivo ao uso de tecnologias na sala de aulas e na promoção de práticas inovadoras. Baseado num quadro teórico centrado na supervisão, no desenvolvimento profissional dos professores enquadrado no uso das tecnologias, e considerando os objetivos propostos para este estudo, optámos por realizar uma investigação que privilegia uma metodologia de abordagem mista, de caráter descritivo. Não obstante à metodologia, aplicamos no estudo a técnica de recolha de dados através de entrevistas (total de 16) e do recurso de questionários (num total de 35) aos coordenadores pedagógicos e professores, respetivamente. Dos resultados obtidos foi possível verificar que fatores como a falta de formação na área de supervisão e das tecnologias, têm contribuído para uma prestação de serviço precária dos coordenadores, que se sentem impotentes em como agir diante dos desafios que a nova era impõe.Technological advancement is revolutionizing educational systems, bringing with it new challenges. In Cape Verd, the introduction of technologies (computer and internet) in schools is demanding new skills from teachers. Thus, they need to be prepared to know how to use them and integrate them into their teaching strategies in order to provide their students with meaningful and innovative practices. In this sense, they need to be supported by supervisors/pedagogical coordinators, who must be aware of the demands of teaching, in order to guarantee them, support for their professional development. Given the discrepancies found between theories and practices that operate between the role of supervisor and teacher in this changing environment, we feel the need to understand the role of the former in encouraging the use of technologies in the classroom and in promoting innovative practices. Based on a theoretical framework centered on supervision, on the professional development of teachers framed in the use of technologies, and considering the objectives proposed for this study, we chose to carry out an investigation that favors a mixed approach methodology, with a descriptive character. Regardless of the methodology, in the study we applied the technique of choosing data through interviews (total of 16) and the use of questionnaires (a total of 35) to pedagogical coordinators and teachers, respectively. From the results obtained, it was possible to verify that factors such as the lack of training in the area of supervision and technologies have contributed to a precarious service provision from coordinators to teachers, who feel powerless in how to act in the face of the challenges that the new digital imposes.A investigação realizada no âmbito desta Dissertação de Mestrado está integrada nas linhas de investigação da Unidade de Investigação e Desenvolvimento - Laboratório de Educação a Distância e eLearning (UID 4372/FCT), da Fundação para a Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.Henriques, SusanaRepositório AbertoRodrigues, Emília da Silva2022-04-222022-05-112025-04-22T00:00:00Z2022-04-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/11938TID:203012240porRodrigues, Emília da Silva - A supervisão pedagógica, um contributo para a melhoria das práticas pedagógicas, na era digital [Em linha]. 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