A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4605 |
Resumo: | Ao defender que nos dias que correm a Escola Inclusiva é um lugar onde todas as crianças merecem aprender com as mesmas oportunidades, e sendo necessário dar uma resposta cada vez mais especifica, este estudo surge no âmbito da importância da Intervenção Psicomotora na Educação Pré-Escolar de alunos com Dificuldades Instrumentais e Desenvolvimentais. (DID) Com esta investigação, com base numa metodologia de investigaçãoação de cariz qualitativo pretendeu-se analisar se a intervenção psicomotora contribuía para a aquisição de competências importantes para a aprendizagem em sala de aula. A investigação centrou-se em três salas de aulas, com intervenção direta em 6 crianças duas do sexo feminino, e quatro do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos que apresentam dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, e indireta nos seus pares através de indicações às suas docentes. A partir de toda a informação recolhida junto das docentes e com base na avaliação com auxílio da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, procedemos à planificação e intervenção, aplicando estratégias e métodos de trabalho. Constatou-se que, apesar do pouco tempo de intervenção, uma intervenção direta com as crianças alvo e indireta por programa cooperado com as docentes desses alunos, foi possível promover o desenvolvimento psicomotor dessas crianças e potenciar o seu processo de aprendizagem. |
id |
RCAP_8821b6bd64904322618f9c1f2142ea38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4605 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentaisPsicomotricidadeAvaliação psicomotoraIntervenção psicomotoraAprendizagemDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisBateria psicomotora de Vitor da FonsecaAo defender que nos dias que correm a Escola Inclusiva é um lugar onde todas as crianças merecem aprender com as mesmas oportunidades, e sendo necessário dar uma resposta cada vez mais especifica, este estudo surge no âmbito da importância da Intervenção Psicomotora na Educação Pré-Escolar de alunos com Dificuldades Instrumentais e Desenvolvimentais. (DID) Com esta investigação, com base numa metodologia de investigaçãoação de cariz qualitativo pretendeu-se analisar se a intervenção psicomotora contribuía para a aquisição de competências importantes para a aprendizagem em sala de aula. A investigação centrou-se em três salas de aulas, com intervenção direta em 6 crianças duas do sexo feminino, e quatro do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos que apresentam dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, e indireta nos seus pares através de indicações às suas docentes. A partir de toda a informação recolhida junto das docentes e com base na avaliação com auxílio da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, procedemos à planificação e intervenção, aplicando estratégias e métodos de trabalho. Constatou-se que, apesar do pouco tempo de intervenção, uma intervenção direta com as crianças alvo e indireta por programa cooperado com as docentes desses alunos, foi possível promover o desenvolvimento psicomotor dessas crianças e potenciar o seu processo de aprendizagem.2018-06-15T13:47:40Z2015-07-23T00:00:00Z2015-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4605TID:201025434porRamos, Joana Malveiro Monteiro Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:15Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:49.796672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
title |
A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
spellingShingle |
A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Ramos, Joana Malveiro Monteiro Palma Psicomotricidade Avaliação psicomotora Intervenção psicomotora Aprendizagem Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Bateria psicomotora de Vitor da Fonseca |
title_short |
A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
title_full |
A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
title_fullStr |
A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
title_full_unstemmed |
A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
title_sort |
A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
author |
Ramos, Joana Malveiro Monteiro Palma |
author_facet |
Ramos, Joana Malveiro Monteiro Palma |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Joana Malveiro Monteiro Palma |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicomotricidade Avaliação psicomotora Intervenção psicomotora Aprendizagem Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Bateria psicomotora de Vitor da Fonseca |
topic |
Psicomotricidade Avaliação psicomotora Intervenção psicomotora Aprendizagem Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Bateria psicomotora de Vitor da Fonseca |
description |
Ao defender que nos dias que correm a Escola Inclusiva é um lugar onde todas as crianças merecem aprender com as mesmas oportunidades, e sendo necessário dar uma resposta cada vez mais especifica, este estudo surge no âmbito da importância da Intervenção Psicomotora na Educação Pré-Escolar de alunos com Dificuldades Instrumentais e Desenvolvimentais. (DID) Com esta investigação, com base numa metodologia de investigaçãoação de cariz qualitativo pretendeu-se analisar se a intervenção psicomotora contribuía para a aquisição de competências importantes para a aprendizagem em sala de aula. A investigação centrou-se em três salas de aulas, com intervenção direta em 6 crianças duas do sexo feminino, e quatro do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos que apresentam dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, e indireta nos seus pares através de indicações às suas docentes. A partir de toda a informação recolhida junto das docentes e com base na avaliação com auxílio da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, procedemos à planificação e intervenção, aplicando estratégias e métodos de trabalho. Constatou-se que, apesar do pouco tempo de intervenção, uma intervenção direta com as crianças alvo e indireta por programa cooperado com as docentes desses alunos, foi possível promover o desenvolvimento psicomotor dessas crianças e potenciar o seu processo de aprendizagem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-23T00:00:00Z 2015-07-23 2018-06-15T13:47:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4605 TID:201025434 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4605 |
identifier_str_mv |
TID:201025434 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129861371985920 |