A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Joana Malveiro Monteiro Palma
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4605
Resumo: Ao defender que nos dias que correm a Escola Inclusiva é um lugar onde todas as crianças merecem aprender com as mesmas oportunidades, e sendo necessário dar uma resposta cada vez mais especifica, este estudo surge no âmbito da importância da Intervenção Psicomotora na Educação Pré-Escolar de alunos com Dificuldades Instrumentais e Desenvolvimentais. (DID) Com esta investigação, com base numa metodologia de investigaçãoação de cariz qualitativo pretendeu-se analisar se a intervenção psicomotora contribuía para a aquisição de competências importantes para a aprendizagem em sala de aula. A investigação centrou-se em três salas de aulas, com intervenção direta em 6 crianças duas do sexo feminino, e quatro do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos que apresentam dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, e indireta nos seus pares através de indicações às suas docentes. A partir de toda a informação recolhida junto das docentes e com base na avaliação com auxílio da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, procedemos à planificação e intervenção, aplicando estratégias e métodos de trabalho. Constatou-se que, apesar do pouco tempo de intervenção, uma intervenção direta com as crianças alvo e indireta por programa cooperado com as docentes desses alunos, foi possível promover o desenvolvimento psicomotor dessas crianças e potenciar o seu processo de aprendizagem.
id RCAP_8821b6bd64904322618f9c1f2142ea38
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4605
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentaisPsicomotricidadeAvaliação psicomotoraIntervenção psicomotoraAprendizagemDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisBateria psicomotora de Vitor da FonsecaAo defender que nos dias que correm a Escola Inclusiva é um lugar onde todas as crianças merecem aprender com as mesmas oportunidades, e sendo necessário dar uma resposta cada vez mais especifica, este estudo surge no âmbito da importância da Intervenção Psicomotora na Educação Pré-Escolar de alunos com Dificuldades Instrumentais e Desenvolvimentais. (DID) Com esta investigação, com base numa metodologia de investigaçãoação de cariz qualitativo pretendeu-se analisar se a intervenção psicomotora contribuía para a aquisição de competências importantes para a aprendizagem em sala de aula. A investigação centrou-se em três salas de aulas, com intervenção direta em 6 crianças duas do sexo feminino, e quatro do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos que apresentam dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, e indireta nos seus pares através de indicações às suas docentes. A partir de toda a informação recolhida junto das docentes e com base na avaliação com auxílio da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, procedemos à planificação e intervenção, aplicando estratégias e métodos de trabalho. Constatou-se que, apesar do pouco tempo de intervenção, uma intervenção direta com as crianças alvo e indireta por programa cooperado com as docentes desses alunos, foi possível promover o desenvolvimento psicomotor dessas crianças e potenciar o seu processo de aprendizagem.2018-06-15T13:47:40Z2015-07-23T00:00:00Z2015-07-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4605TID:201025434porRamos, Joana Malveiro Monteiro Palmainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:15Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4605Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:49.796672Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
spellingShingle A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Ramos, Joana Malveiro Monteiro Palma
Psicomotricidade
Avaliação psicomotora
Intervenção psicomotora
Aprendizagem
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Bateria psicomotora de Vitor da Fonseca
title_short A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_full A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_fullStr A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_full_unstemmed A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_sort A importância da intervenção psicomotora no desenvolvimento de crianças com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
author Ramos, Joana Malveiro Monteiro Palma
author_facet Ramos, Joana Malveiro Monteiro Palma
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Joana Malveiro Monteiro Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Psicomotricidade
Avaliação psicomotora
Intervenção psicomotora
Aprendizagem
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Bateria psicomotora de Vitor da Fonseca
topic Psicomotricidade
Avaliação psicomotora
Intervenção psicomotora
Aprendizagem
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Bateria psicomotora de Vitor da Fonseca
description Ao defender que nos dias que correm a Escola Inclusiva é um lugar onde todas as crianças merecem aprender com as mesmas oportunidades, e sendo necessário dar uma resposta cada vez mais especifica, este estudo surge no âmbito da importância da Intervenção Psicomotora na Educação Pré-Escolar de alunos com Dificuldades Instrumentais e Desenvolvimentais. (DID) Com esta investigação, com base numa metodologia de investigaçãoação de cariz qualitativo pretendeu-se analisar se a intervenção psicomotora contribuía para a aquisição de competências importantes para a aprendizagem em sala de aula. A investigação centrou-se em três salas de aulas, com intervenção direta em 6 crianças duas do sexo feminino, e quatro do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos que apresentam dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, e indireta nos seus pares através de indicações às suas docentes. A partir de toda a informação recolhida junto das docentes e com base na avaliação com auxílio da Bateria Psicomotora de Vitor da Fonseca, procedemos à planificação e intervenção, aplicando estratégias e métodos de trabalho. Constatou-se que, apesar do pouco tempo de intervenção, uma intervenção direta com as crianças alvo e indireta por programa cooperado com as docentes desses alunos, foi possível promover o desenvolvimento psicomotor dessas crianças e potenciar o seu processo de aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-23T00:00:00Z
2015-07-23
2018-06-15T13:47:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4605
TID:201025434
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4605
identifier_str_mv TID:201025434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129861371985920