A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4595 |
Resumo: | As Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) são difíceis de definir e de delimitar uma vez que falamos de uma população muito heterogénea. No entanto sabemos que esta problemática acarreta limitações no domínio conceptual. Este domínio está ligado a capacidades numéricas, verbais, espaciais, entre outras; ou seja a capacidades que são maioritariamente trabalhadas pela escola. Por outro lado temos autores que nos dizem que a acção psicomotora é a percursora do pensamento e do desenvolvimento cognitivo e que as actividades sensório-motoras são essenciais para o desenvolvimento de conceitos espaciais e linguísticos. São também vários os autores que referem que a Educação Psicomotora (EP) é a base fundamental para a aprendizagem da criança. Assim sendo, o objectivo principal deste trabalho é conhecer a influência que a Educação Psicomotora tem no desempenho escolar de alunos com DID. No entanto, decidimos não nos ficar por aí e estudar também a influência desta prática nos restantes alunos da turma, sem diagnóstico. A investigação realizada foi do tipo Investigação-Acção, com um design quasi-experimental de pré-teste e pós-teste com grupo de controlo não equivalente. O estudo foi realizado no Centro Escolar de São João Batista, em Beja, e teve a colaboração de duas turmas do 2º ano do 1º Ciclo. A ambas as turmas foi aplicada a Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, num momento inicial, seguida da intervenção com apenas uma das turmas (o grupo xperimental) sendo que se voltou depois a repetir o mesmo teste findo o período de intervenção. Foram também realizadas entrevistas com as professoras titulares das turmas de modo a podermos ter informação sobre outros critérios que não fazem parte da Bateria, como por exemplo o comportamento em sala de aula e as relações interpessoais. Os resultados obtidos na Bateria Psicomotora foram sujeitos a uma análise quantitativa com recurso ao programa SPSS e as entrevistas foram alvo de uma análise de conteúdo. Terminado o estudo verificámos uma ligeira melhoria nos resultados obtidos pelos alunos do grupo de intervenção e os resultados dos alunos do grupo de controlo mantiveram-se semelhantes na avaliação inicial e final. |
id |
RCAP_de9a025290b0c0c936f1ab142febcc8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4595 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentaisDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisEducação psicomotoraEscolaCriançasEducação especialAs Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) são difíceis de definir e de delimitar uma vez que falamos de uma população muito heterogénea. No entanto sabemos que esta problemática acarreta limitações no domínio conceptual. Este domínio está ligado a capacidades numéricas, verbais, espaciais, entre outras; ou seja a capacidades que são maioritariamente trabalhadas pela escola. Por outro lado temos autores que nos dizem que a acção psicomotora é a percursora do pensamento e do desenvolvimento cognitivo e que as actividades sensório-motoras são essenciais para o desenvolvimento de conceitos espaciais e linguísticos. São também vários os autores que referem que a Educação Psicomotora (EP) é a base fundamental para a aprendizagem da criança. Assim sendo, o objectivo principal deste trabalho é conhecer a influência que a Educação Psicomotora tem no desempenho escolar de alunos com DID. No entanto, decidimos não nos ficar por aí e estudar também a influência desta prática nos restantes alunos da turma, sem diagnóstico. A investigação realizada foi do tipo Investigação-Acção, com um design quasi-experimental de pré-teste e pós-teste com grupo de controlo não equivalente. O estudo foi realizado no Centro Escolar de São João Batista, em Beja, e teve a colaboração de duas turmas do 2º ano do 1º Ciclo. A ambas as turmas foi aplicada a Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, num momento inicial, seguida da intervenção com apenas uma das turmas (o grupo xperimental) sendo que se voltou depois a repetir o mesmo teste findo o período de intervenção. Foram também realizadas entrevistas com as professoras titulares das turmas de modo a podermos ter informação sobre outros critérios que não fazem parte da Bateria, como por exemplo o comportamento em sala de aula e as relações interpessoais. Os resultados obtidos na Bateria Psicomotora foram sujeitos a uma análise quantitativa com recurso ao programa SPSS e as entrevistas foram alvo de uma análise de conteúdo. Terminado o estudo verificámos uma ligeira melhoria nos resultados obtidos pelos alunos do grupo de intervenção e os resultados dos alunos do grupo de controlo mantiveram-se semelhantes na avaliação inicial e final.2018-06-15T13:36:36Z2015-09-07T00:00:00Z2015-09-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4595TID:201025361porSilvestre, Inês Isabel Isqueiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:13Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:49.244525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
title |
A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
spellingShingle |
A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Silvestre, Inês Isabel Isqueiro Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Educação psicomotora Escola Crianças Educação especial |
title_short |
A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
title_full |
A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
title_fullStr |
A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
title_full_unstemmed |
A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
title_sort |
A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais |
author |
Silvestre, Inês Isabel Isqueiro |
author_facet |
Silvestre, Inês Isabel Isqueiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silvestre, Inês Isabel Isqueiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Educação psicomotora Escola Crianças Educação especial |
topic |
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais Educação psicomotora Escola Crianças Educação especial |
description |
As Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) são difíceis de definir e de delimitar uma vez que falamos de uma população muito heterogénea. No entanto sabemos que esta problemática acarreta limitações no domínio conceptual. Este domínio está ligado a capacidades numéricas, verbais, espaciais, entre outras; ou seja a capacidades que são maioritariamente trabalhadas pela escola. Por outro lado temos autores que nos dizem que a acção psicomotora é a percursora do pensamento e do desenvolvimento cognitivo e que as actividades sensório-motoras são essenciais para o desenvolvimento de conceitos espaciais e linguísticos. São também vários os autores que referem que a Educação Psicomotora (EP) é a base fundamental para a aprendizagem da criança. Assim sendo, o objectivo principal deste trabalho é conhecer a influência que a Educação Psicomotora tem no desempenho escolar de alunos com DID. No entanto, decidimos não nos ficar por aí e estudar também a influência desta prática nos restantes alunos da turma, sem diagnóstico. A investigação realizada foi do tipo Investigação-Acção, com um design quasi-experimental de pré-teste e pós-teste com grupo de controlo não equivalente. O estudo foi realizado no Centro Escolar de São João Batista, em Beja, e teve a colaboração de duas turmas do 2º ano do 1º Ciclo. A ambas as turmas foi aplicada a Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, num momento inicial, seguida da intervenção com apenas uma das turmas (o grupo xperimental) sendo que se voltou depois a repetir o mesmo teste findo o período de intervenção. Foram também realizadas entrevistas com as professoras titulares das turmas de modo a podermos ter informação sobre outros critérios que não fazem parte da Bateria, como por exemplo o comportamento em sala de aula e as relações interpessoais. Os resultados obtidos na Bateria Psicomotora foram sujeitos a uma análise quantitativa com recurso ao programa SPSS e as entrevistas foram alvo de uma análise de conteúdo. Terminado o estudo verificámos uma ligeira melhoria nos resultados obtidos pelos alunos do grupo de intervenção e os resultados dos alunos do grupo de controlo mantiveram-se semelhantes na avaliação inicial e final. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-07T00:00:00Z 2015-09-07 2018-06-15T13:36:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4595 TID:201025361 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.12207/4595 |
identifier_str_mv |
TID:201025361 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129861360451584 |