A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvestre, Inês Isabel Isqueiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4595
Resumo: As Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) são difíceis de definir e de delimitar uma vez que falamos de uma população muito heterogénea. No entanto sabemos que esta problemática acarreta limitações no domínio conceptual. Este domínio está ligado a capacidades numéricas, verbais, espaciais, entre outras; ou seja a capacidades que são maioritariamente trabalhadas pela escola. Por outro lado temos autores que nos dizem que a acção psicomotora é a percursora do pensamento e do desenvolvimento cognitivo e que as actividades sensório-motoras são essenciais para o desenvolvimento de conceitos espaciais e linguísticos. São também vários os autores que referem que a Educação Psicomotora (EP) é a base fundamental para a aprendizagem da criança. Assim sendo, o objectivo principal deste trabalho é conhecer a influência que a Educação Psicomotora tem no desempenho escolar de alunos com DID. No entanto, decidimos não nos ficar por aí e estudar também a influência desta prática nos restantes alunos da turma, sem diagnóstico. A investigação realizada foi do tipo Investigação-Acção, com um design quasi-experimental de pré-teste e pós-teste com grupo de controlo não equivalente. O estudo foi realizado no Centro Escolar de São João Batista, em Beja, e teve a colaboração de duas turmas do 2º ano do 1º Ciclo. A ambas as turmas foi aplicada a Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, num momento inicial, seguida da intervenção com apenas uma das turmas (o grupo xperimental) sendo que se voltou depois a repetir o mesmo teste findo o período de intervenção. Foram também realizadas entrevistas com as professoras titulares das turmas de modo a podermos ter informação sobre outros critérios que não fazem parte da Bateria, como por exemplo o comportamento em sala de aula e as relações interpessoais. Os resultados obtidos na Bateria Psicomotora foram sujeitos a uma análise quantitativa com recurso ao programa SPSS e as entrevistas foram alvo de uma análise de conteúdo. Terminado o estudo verificámos uma ligeira melhoria nos resultados obtidos pelos alunos do grupo de intervenção e os resultados dos alunos do grupo de controlo mantiveram-se semelhantes na avaliação inicial e final.
id RCAP_de9a025290b0c0c936f1ab142febcc8e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4595
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentaisDificuldades intelectuais e desenvolvimentaisEducação psicomotoraEscolaCriançasEducação especialAs Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) são difíceis de definir e de delimitar uma vez que falamos de uma população muito heterogénea. No entanto sabemos que esta problemática acarreta limitações no domínio conceptual. Este domínio está ligado a capacidades numéricas, verbais, espaciais, entre outras; ou seja a capacidades que são maioritariamente trabalhadas pela escola. Por outro lado temos autores que nos dizem que a acção psicomotora é a percursora do pensamento e do desenvolvimento cognitivo e que as actividades sensório-motoras são essenciais para o desenvolvimento de conceitos espaciais e linguísticos. São também vários os autores que referem que a Educação Psicomotora (EP) é a base fundamental para a aprendizagem da criança. Assim sendo, o objectivo principal deste trabalho é conhecer a influência que a Educação Psicomotora tem no desempenho escolar de alunos com DID. No entanto, decidimos não nos ficar por aí e estudar também a influência desta prática nos restantes alunos da turma, sem diagnóstico. A investigação realizada foi do tipo Investigação-Acção, com um design quasi-experimental de pré-teste e pós-teste com grupo de controlo não equivalente. O estudo foi realizado no Centro Escolar de São João Batista, em Beja, e teve a colaboração de duas turmas do 2º ano do 1º Ciclo. A ambas as turmas foi aplicada a Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, num momento inicial, seguida da intervenção com apenas uma das turmas (o grupo xperimental) sendo que se voltou depois a repetir o mesmo teste findo o período de intervenção. Foram também realizadas entrevistas com as professoras titulares das turmas de modo a podermos ter informação sobre outros critérios que não fazem parte da Bateria, como por exemplo o comportamento em sala de aula e as relações interpessoais. Os resultados obtidos na Bateria Psicomotora foram sujeitos a uma análise quantitativa com recurso ao programa SPSS e as entrevistas foram alvo de uma análise de conteúdo. Terminado o estudo verificámos uma ligeira melhoria nos resultados obtidos pelos alunos do grupo de intervenção e os resultados dos alunos do grupo de controlo mantiveram-se semelhantes na avaliação inicial e final.2018-06-15T13:36:36Z2015-09-07T00:00:00Z2015-09-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4595TID:201025361porSilvestre, Inês Isabel Isqueiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:13Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4595Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:49.244525Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
spellingShingle A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Silvestre, Inês Isabel Isqueiro
Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Educação psicomotora
Escola
Crianças
Educação especial
title_short A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_full A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_fullStr A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_full_unstemmed A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_sort A influência da educação psicomotora no desempenho escolar de uma turma com alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
author Silvestre, Inês Isabel Isqueiro
author_facet Silvestre, Inês Isabel Isqueiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvestre, Inês Isabel Isqueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Educação psicomotora
Escola
Crianças
Educação especial
topic Dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Educação psicomotora
Escola
Crianças
Educação especial
description As Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID) são difíceis de definir e de delimitar uma vez que falamos de uma população muito heterogénea. No entanto sabemos que esta problemática acarreta limitações no domínio conceptual. Este domínio está ligado a capacidades numéricas, verbais, espaciais, entre outras; ou seja a capacidades que são maioritariamente trabalhadas pela escola. Por outro lado temos autores que nos dizem que a acção psicomotora é a percursora do pensamento e do desenvolvimento cognitivo e que as actividades sensório-motoras são essenciais para o desenvolvimento de conceitos espaciais e linguísticos. São também vários os autores que referem que a Educação Psicomotora (EP) é a base fundamental para a aprendizagem da criança. Assim sendo, o objectivo principal deste trabalho é conhecer a influência que a Educação Psicomotora tem no desempenho escolar de alunos com DID. No entanto, decidimos não nos ficar por aí e estudar também a influência desta prática nos restantes alunos da turma, sem diagnóstico. A investigação realizada foi do tipo Investigação-Acção, com um design quasi-experimental de pré-teste e pós-teste com grupo de controlo não equivalente. O estudo foi realizado no Centro Escolar de São João Batista, em Beja, e teve a colaboração de duas turmas do 2º ano do 1º Ciclo. A ambas as turmas foi aplicada a Bateria Psicomotora (BPM) de Vítor da Fonseca, num momento inicial, seguida da intervenção com apenas uma das turmas (o grupo xperimental) sendo que se voltou depois a repetir o mesmo teste findo o período de intervenção. Foram também realizadas entrevistas com as professoras titulares das turmas de modo a podermos ter informação sobre outros critérios que não fazem parte da Bateria, como por exemplo o comportamento em sala de aula e as relações interpessoais. Os resultados obtidos na Bateria Psicomotora foram sujeitos a uma análise quantitativa com recurso ao programa SPSS e as entrevistas foram alvo de uma análise de conteúdo. Terminado o estudo verificámos uma ligeira melhoria nos resultados obtidos pelos alunos do grupo de intervenção e os resultados dos alunos do grupo de controlo mantiveram-se semelhantes na avaliação inicial e final.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-07T00:00:00Z
2015-09-07
2018-06-15T13:36:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4595
TID:201025361
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4595
identifier_str_mv TID:201025361
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129861360451584