Da multiculturalidade na sala de aula à ópera como instrumento pedagógico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13115 |
Resumo: | O presente trabalho procura refletir a prática de ensino supervisionada, realizada no Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, em Coimbra, onde foram lecionadas as disciplinas de Música e Educação Musical nos 1º, 2º e 3º do CEB. O trabalho está organizado em três partes. A primeira parte é constituída por um enquadramento teórico dos principais contributos da história da cidade de Coimbra, da multiculturalidade e da ópera como instrumentos pedagógicos válidos dando suporte à prática de ensino supervisionada. Para além disso, foi também realizada uma abordagem à fisiologia do aparelho auditivo e vocal pela utilidade constante dos mesmos no ensino-aprendizagem da arte dos sons. No segundo capítulo é contemplada a fundamentação metodológica utilizada na prática educativa. Finalmente, o terceiro capítulo trata do estágio supervisionado onde se apresenta uma seleção criteriosa de algumas das planificações usadas por ano/ciclo, com a intenção de ilustrar a prática pedagógica realizada no ano letivo 2013-2014. |
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Da multiculturalidade na sala de aula à ópera como instrumento pedagógicoÓperasPrática PedagógicaPráticas EducativasEducação MusicalO presente trabalho procura refletir a prática de ensino supervisionada, realizada no Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, em Coimbra, onde foram lecionadas as disciplinas de Música e Educação Musical nos 1º, 2º e 3º do CEB. O trabalho está organizado em três partes. A primeira parte é constituída por um enquadramento teórico dos principais contributos da história da cidade de Coimbra, da multiculturalidade e da ópera como instrumentos pedagógicos válidos dando suporte à prática de ensino supervisionada. Para além disso, foi também realizada uma abordagem à fisiologia do aparelho auditivo e vocal pela utilidade constante dos mesmos no ensino-aprendizagem da arte dos sons. No segundo capítulo é contemplada a fundamentação metodológica utilizada na prática educativa. Finalmente, o terceiro capítulo trata do estágio supervisionado onde se apresenta uma seleção criteriosa de algumas das planificações usadas por ano/ciclo, com a intenção de ilustrar a prática pedagógica realizada no ano letivo 2013-2014.Monteiro, Maria do Amparo CarvasRepositório ComumMartins, Diogo José Gonçalves2016-04-12T11:53:10Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13115201334070porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:55Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13115Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:58.990115Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente trabalho procura refletir a prática de ensino supervisionada, realizada no Agrupamento de Escolas Martim de Freitas, em Coimbra, onde foram lecionadas as disciplinas de Música e Educação Musical nos 1º, 2º e 3º do CEB. O trabalho está organizado em três partes. A primeira parte é constituída por um enquadramento teórico dos principais contributos da história da cidade de Coimbra, da multiculturalidade e da ópera como instrumentos pedagógicos válidos dando suporte à prática de ensino supervisionada. Para além disso, foi também realizada uma abordagem à fisiologia do aparelho auditivo e vocal pela utilidade constante dos mesmos no ensino-aprendizagem da arte dos sons. No segundo capítulo é contemplada a fundamentação metodológica utilizada na prática educativa. Finalmente, o terceiro capítulo trata do estágio supervisionado onde se apresenta uma seleção criteriosa de algumas das planificações usadas por ano/ciclo, com a intenção de ilustrar a prática pedagógica realizada no ano letivo 2013-2014. |
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