Relatório de prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ana Raquel da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13143
Resumo: O presente relatório visa aferir sobre a minha prática pedagógica enquanto docente nos três ciclos do Ensino Básico no AVERT e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes no ano letivo 2013/2014. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, procedi a alguma investigação sobre temáticas fulcrais no decurso da Prática Pedagógica, apresentando as metodologias de que me servi e efetuei, ainda, uma análise a propósito do contexto educativo português no referente à Educação musical. A segunda parte reporta à Prática Pedagógica em contexto formal, sendo também ela dividida em três partes, cada uma correspondente a um ciclo de estudos específico. Cada uma destas partes encontra-se subdividida em capítulos que versam a caraterização do espaço e do meio envolvente, a caraterização do estabelecimento de ensino e das turmas lecionadas. Segue-se uma descrição do espaço destinado ao ensino da Educação Musical. Posteriormente são apresentadas as planificações das aulas ministradas, as atividades, estratégias e metodologias usadas na Prática Pedagógicas, as grelhas de avaliação e a reflexão crítica. O trabalho termina com uma reflexão conclusiva sobre o decurso de todo o ano letivo e as perspetivas de futuro para uma disciplina que creio fulcral pra o desenvolvimento integral do indivíduo desde a mais tenra idade até à adolescência ou mesmo idade adulta.
id RCAP_5879bc90a9a5ace22d1e0c8c7737e4d9
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13143
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de prática pedagógicaa dança no ensino musical (3º Ciclo)DançaEducação MusicalPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 3º CicloO presente relatório visa aferir sobre a minha prática pedagógica enquanto docente nos três ciclos do Ensino Básico no AVERT e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes no ano letivo 2013/2014. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, procedi a alguma investigação sobre temáticas fulcrais no decurso da Prática Pedagógica, apresentando as metodologias de que me servi e efetuei, ainda, uma análise a propósito do contexto educativo português no referente à Educação musical. A segunda parte reporta à Prática Pedagógica em contexto formal, sendo também ela dividida em três partes, cada uma correspondente a um ciclo de estudos específico. Cada uma destas partes encontra-se subdividida em capítulos que versam a caraterização do espaço e do meio envolvente, a caraterização do estabelecimento de ensino e das turmas lecionadas. Segue-se uma descrição do espaço destinado ao ensino da Educação Musical. Posteriormente são apresentadas as planificações das aulas ministradas, as atividades, estratégias e metodologias usadas na Prática Pedagógicas, as grelhas de avaliação e a reflexão crítica. O trabalho termina com uma reflexão conclusiva sobre o decurso de todo o ano letivo e as perspetivas de futuro para uma disciplina que creio fulcral pra o desenvolvimento integral do indivíduo desde a mais tenra idade até à adolescência ou mesmo idade adulta.Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Repositório ComumMartins, Ana Raquel da Costa2016-04-13T14:38:33Z2015-01-01T00:00:00Z2015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13143201333287porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:56Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:59.615569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de prática pedagógica
a dança no ensino musical (3º Ciclo)
title Relatório de prática pedagógica
spellingShingle Relatório de prática pedagógica
Martins, Ana Raquel da Costa
Dança
Educação Musical
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 3º Ciclo
title_short Relatório de prática pedagógica
title_full Relatório de prática pedagógica
title_fullStr Relatório de prática pedagógica
title_full_unstemmed Relatório de prática pedagógica
title_sort Relatório de prática pedagógica
author Martins, Ana Raquel da Costa
author_facet Martins, Ana Raquel da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ana Raquel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação Musical
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 3º Ciclo
topic Dança
Educação Musical
Práticas Educativas
Prática Pedagógica
Ensino Básico 3º Ciclo
description O presente relatório visa aferir sobre a minha prática pedagógica enquanto docente nos três ciclos do Ensino Básico no AVERT e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes no ano letivo 2013/2014. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, procedi a alguma investigação sobre temáticas fulcrais no decurso da Prática Pedagógica, apresentando as metodologias de que me servi e efetuei, ainda, uma análise a propósito do contexto educativo português no referente à Educação musical. A segunda parte reporta à Prática Pedagógica em contexto formal, sendo também ela dividida em três partes, cada uma correspondente a um ciclo de estudos específico. Cada uma destas partes encontra-se subdividida em capítulos que versam a caraterização do espaço e do meio envolvente, a caraterização do estabelecimento de ensino e das turmas lecionadas. Segue-se uma descrição do espaço destinado ao ensino da Educação Musical. Posteriormente são apresentadas as planificações das aulas ministradas, as atividades, estratégias e metodologias usadas na Prática Pedagógicas, as grelhas de avaliação e a reflexão crítica. O trabalho termina com uma reflexão conclusiva sobre o decurso de todo o ano letivo e as perspetivas de futuro para uma disciplina que creio fulcral pra o desenvolvimento integral do indivíduo desde a mais tenra idade até à adolescência ou mesmo idade adulta.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015-01-01T00:00:00Z
2016-04-13T14:38:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13143
201333287
url http://hdl.handle.net/10400.26/13143
identifier_str_mv 201333287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130015080644608