Relatório de prática pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13143 |
Resumo: | O presente relatório visa aferir sobre a minha prática pedagógica enquanto docente nos três ciclos do Ensino Básico no AVERT e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes no ano letivo 2013/2014. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, procedi a alguma investigação sobre temáticas fulcrais no decurso da Prática Pedagógica, apresentando as metodologias de que me servi e efetuei, ainda, uma análise a propósito do contexto educativo português no referente à Educação musical. A segunda parte reporta à Prática Pedagógica em contexto formal, sendo também ela dividida em três partes, cada uma correspondente a um ciclo de estudos específico. Cada uma destas partes encontra-se subdividida em capítulos que versam a caraterização do espaço e do meio envolvente, a caraterização do estabelecimento de ensino e das turmas lecionadas. Segue-se uma descrição do espaço destinado ao ensino da Educação Musical. Posteriormente são apresentadas as planificações das aulas ministradas, as atividades, estratégias e metodologias usadas na Prática Pedagógicas, as grelhas de avaliação e a reflexão crítica. O trabalho termina com uma reflexão conclusiva sobre o decurso de todo o ano letivo e as perspetivas de futuro para uma disciplina que creio fulcral pra o desenvolvimento integral do indivíduo desde a mais tenra idade até à adolescência ou mesmo idade adulta. |
id |
RCAP_5879bc90a9a5ace22d1e0c8c7737e4d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13143 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de prática pedagógicaa dança no ensino musical (3º Ciclo)DançaEducação MusicalPráticas EducativasPrática PedagógicaEnsino Básico 3º CicloO presente relatório visa aferir sobre a minha prática pedagógica enquanto docente nos três ciclos do Ensino Básico no AVERT e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes no ano letivo 2013/2014. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, procedi a alguma investigação sobre temáticas fulcrais no decurso da Prática Pedagógica, apresentando as metodologias de que me servi e efetuei, ainda, uma análise a propósito do contexto educativo português no referente à Educação musical. A segunda parte reporta à Prática Pedagógica em contexto formal, sendo também ela dividida em três partes, cada uma correspondente a um ciclo de estudos específico. Cada uma destas partes encontra-se subdividida em capítulos que versam a caraterização do espaço e do meio envolvente, a caraterização do estabelecimento de ensino e das turmas lecionadas. Segue-se uma descrição do espaço destinado ao ensino da Educação Musical. Posteriormente são apresentadas as planificações das aulas ministradas, as atividades, estratégias e metodologias usadas na Prática Pedagógicas, as grelhas de avaliação e a reflexão crítica. O trabalho termina com uma reflexão conclusiva sobre o decurso de todo o ano letivo e as perspetivas de futuro para uma disciplina que creio fulcral pra o desenvolvimento integral do indivíduo desde a mais tenra idade até à adolescência ou mesmo idade adulta.Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961-Repositório ComumMartins, Ana Raquel da Costa2016-04-13T14:38:33Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13143TID:201333287porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-06-25T16:02:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13143Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-06-25T16:02:12Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de prática pedagógica a dança no ensino musical (3º Ciclo) |
title |
Relatório de prática pedagógica |
spellingShingle |
Relatório de prática pedagógica Martins, Ana Raquel da Costa Dança Educação Musical Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 3º Ciclo |
title_short |
Relatório de prática pedagógica |
title_full |
Relatório de prática pedagógica |
title_fullStr |
Relatório de prática pedagógica |
title_full_unstemmed |
Relatório de prática pedagógica |
title_sort |
Relatório de prática pedagógica |
author |
Martins, Ana Raquel da Costa |
author_facet |
Martins, Ana Raquel da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Faria, Cristina Adriana Toscano de, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Ana Raquel da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação Musical Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 3º Ciclo |
topic |
Dança Educação Musical Práticas Educativas Prática Pedagógica Ensino Básico 3º Ciclo |
description |
O presente relatório visa aferir sobre a minha prática pedagógica enquanto docente nos três ciclos do Ensino Básico no AVERT e no Colégio Nossa Senhora de Lourdes no ano letivo 2013/2014. O trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira, procedi a alguma investigação sobre temáticas fulcrais no decurso da Prática Pedagógica, apresentando as metodologias de que me servi e efetuei, ainda, uma análise a propósito do contexto educativo português no referente à Educação musical. A segunda parte reporta à Prática Pedagógica em contexto formal, sendo também ela dividida em três partes, cada uma correspondente a um ciclo de estudos específico. Cada uma destas partes encontra-se subdividida em capítulos que versam a caraterização do espaço e do meio envolvente, a caraterização do estabelecimento de ensino e das turmas lecionadas. Segue-se uma descrição do espaço destinado ao ensino da Educação Musical. Posteriormente são apresentadas as planificações das aulas ministradas, as atividades, estratégias e metodologias usadas na Prática Pedagógicas, as grelhas de avaliação e a reflexão crítica. O trabalho termina com uma reflexão conclusiva sobre o decurso de todo o ano letivo e as perspetivas de futuro para uma disciplina que creio fulcral pra o desenvolvimento integral do indivíduo desde a mais tenra idade até à adolescência ou mesmo idade adulta. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-13T14:38:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13143 TID:201333287 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13143 |
identifier_str_mv |
TID:201333287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817546133846622208 |