Sistema de Gestão da Responsabilidade Social do Instituto Politécnico de Portalegre – Primeira Instituição de Ensino Superior Público Português a obter a acreditação na NP 4469‐1: 2008

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourato, Joaquim António Belchior
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://revistas.rcaap.pt/millenium/article/view/8164
Resumo: O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) elegeu como eixo estratégico o desenvolvimento sustentável. Implementou um Sistema de Gestão da Qualidade e, em 2008, recebeu o certificado de conformidade, tornando-se pioneiro neste âmbito de entre as instituições de ensino superior. O mesmo aconteceu, em 2011, relativamente ao Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (SGRS). O IPP, na metodologia seguida, definiu as suas preocupações sociais e, tendo por base os seus princípios e valores, alinhou a política, os objetivos e o programa de Responsabilidade Social. A operacionalidade do Sistema é garantida por grupos de trabalho e o processo é suportado por sistemas de informação. Como principais resultados do SGRS podemos referir a melhoria no relacionamento entre a organização e as partes interessadas, o reforço da lealdade e cumplicidade dos colaboradores para com os valores e objetivos organizacionais, a melhoria dos níveis de integração e fidelização dos alunos, o aumento da transparência e o incentivo do trabalho de voluntariado.
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