Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55162 |
Resumo: | Esse artigo objetiva analisar as causas do bullying na escola e de como e de que forma alunos portugueses e brasileiros reagem e se posicionam quando evidenciam esse problema. A base empírica desse texto é uma investigação, tendo como amostra 235 alunos adolescentes, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, e outra de Portugal. Para coleta de dados utilizou-se um questionário. As respostas foram tabuladas com a utilização da ferramenta Google Docs. No que se refere as causas apontadas pelos alunos verificou-se que são de natureza interpessoal e intrapessoal. O trabalho de prevenção e enfrentamento do bullying precisa envolver o coletivo da escola para que todos sintam-se responsáveis por garantir a qualidade das relações de convivência no espaço escolar. Palavras-chave: Bullying, Escola, Razões promotoras do problema, Alunos adolescentes. |
id |
RCAP_882d9bc925d496b89aa8daec40dd059d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55162 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileirosBullying in school: causes and standpoints of portuguese and brazilian studentsBullyingEscolaRazões promotoras do problemaAlunos adolescentesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEsse artigo objetiva analisar as causas do bullying na escola e de como e de que forma alunos portugueses e brasileiros reagem e se posicionam quando evidenciam esse problema. A base empírica desse texto é uma investigação, tendo como amostra 235 alunos adolescentes, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, e outra de Portugal. Para coleta de dados utilizou-se um questionário. As respostas foram tabuladas com a utilização da ferramenta Google Docs. No que se refere as causas apontadas pelos alunos verificou-se que são de natureza interpessoal e intrapessoal. O trabalho de prevenção e enfrentamento do bullying precisa envolver o coletivo da escola para que todos sintam-se responsáveis por garantir a qualidade das relações de convivência no espaço escolar. Palavras-chave: Bullying, Escola, Razões promotoras do problema, Alunos adolescentes.This article aims to analyze the causes of bullying in school and how and in which way Portuguese and Brazilian students react and position themselves when they evidence this problem. The empirical basis of this text is an investigation, having as sample 235 adolescent students, coming from two public schools, one from Brazil, and another from Portugal. For data collection, a questionnaire was used. Responses were tabulated using thel Google Docs tool. With regard to the causes pointed out by the students, it was found to be of an interpersonal and intrapersonal nature. The work of prevention and coping of bullying needs to involve the collective of the school so that everyone feels responsible for guaranteeing the quality of the relations of coexistence in the school space. Keywords: Bullying, School, Reasons promoting the problem, Adolescent students.CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança), pelo Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoCeron Trevisol, Maria TeresaPereira, BeatrizMattana, Patrícia20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55162por2386-741810.17979/reipe.2017.0.02.2667info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T04:32:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T04:32:45Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros Bullying in school: causes and standpoints of portuguese and brazilian students |
title |
Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros |
spellingShingle |
Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros Ceron Trevisol, Maria Teresa Bullying Escola Razões promotoras do problema Alunos adolescentes Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros |
title_full |
Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros |
title_fullStr |
Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros |
title_full_unstemmed |
Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros |
title_sort |
Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros |
author |
Ceron Trevisol, Maria Teresa |
author_facet |
Ceron Trevisol, Maria Teresa Pereira, Beatriz Mattana, Patrícia |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Beatriz Mattana, Patrícia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ceron Trevisol, Maria Teresa Pereira, Beatriz Mattana, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Escola Razões promotoras do problema Alunos adolescentes Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Bullying Escola Razões promotoras do problema Alunos adolescentes Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Esse artigo objetiva analisar as causas do bullying na escola e de como e de que forma alunos portugueses e brasileiros reagem e se posicionam quando evidenciam esse problema. A base empírica desse texto é uma investigação, tendo como amostra 235 alunos adolescentes, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, e outra de Portugal. Para coleta de dados utilizou-se um questionário. As respostas foram tabuladas com a utilização da ferramenta Google Docs. No que se refere as causas apontadas pelos alunos verificou-se que são de natureza interpessoal e intrapessoal. O trabalho de prevenção e enfrentamento do bullying precisa envolver o coletivo da escola para que todos sintam-se responsáveis por garantir a qualidade das relações de convivência no espaço escolar. Palavras-chave: Bullying, Escola, Razões promotoras do problema, Alunos adolescentes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/55162 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/55162 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.02.2667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544344505155584 |