Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceron Trevisol, Maria Teresa
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, Beatriz, Mattana, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/55162
Resumo: Esse artigo objetiva analisar as causas do bullying na escola e de como e de que forma alunos portugueses e brasileiros reagem e se posicionam quando evidenciam esse problema. A base empírica desse texto é uma investigação, tendo como amostra 235 alunos adolescentes, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, e outra de Portugal. Para coleta de dados utilizou-se um questionário. As respostas foram tabuladas com a utilização da ferramenta Google Docs. No que se refere as causas apontadas pelos alunos verificou-se que são de natureza interpessoal e intrapessoal. O trabalho de prevenção e enfrentamento do bullying precisa envolver o coletivo da escola para que todos sintam-se responsáveis por garantir a qualidade das relações de convivência no espaço escolar. Palavras-chave: Bullying, Escola, Razões promotoras do problema, Alunos adolescentes.
id RCAP_882d9bc925d496b89aa8daec40dd059d
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55162
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileirosBullying in school: causes and standpoints of portuguese and brazilian studentsBullyingEscolaRazões promotoras do problemaAlunos adolescentesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEsse artigo objetiva analisar as causas do bullying na escola e de como e de que forma alunos portugueses e brasileiros reagem e se posicionam quando evidenciam esse problema. A base empírica desse texto é uma investigação, tendo como amostra 235 alunos adolescentes, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, e outra de Portugal. Para coleta de dados utilizou-se um questionário. As respostas foram tabuladas com a utilização da ferramenta Google Docs. No que se refere as causas apontadas pelos alunos verificou-se que são de natureza interpessoal e intrapessoal. O trabalho de prevenção e enfrentamento do bullying precisa envolver o coletivo da escola para que todos sintam-se responsáveis por garantir a qualidade das relações de convivência no espaço escolar. Palavras-chave: Bullying, Escola, Razões promotoras do problema, Alunos adolescentes.This article aims to analyze the causes of bullying in school and how and in which way Portuguese and Brazilian students react and position themselves when they evidence this problem. The empirical basis of this text is an investigation, having as sample 235 adolescent students, coming from two public schools, one from Brazil, and another from Portugal. For data collection, a questionnaire was used. Responses were tabulated using thel Google Docs tool. With regard to the causes pointed out by the students, it was found to be of an interpersonal and intrapersonal nature. The work of prevention and coping of bullying needs to involve the collective of the school so that everyone feels responsible for guaranteeing the quality of the relations of coexistence in the school space. Keywords: Bullying, School, Reasons promoting the problem, Adolescent students.CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança), pelo Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoCeron Trevisol, Maria TeresaPereira, BeatrizMattana, Patrícia20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55162por2386-741810.17979/reipe.2017.0.02.2667info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55162Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:22.213874Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros
Bullying in school: causes and standpoints of portuguese and brazilian students
title Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros
spellingShingle Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros
Ceron Trevisol, Maria Teresa
Bullying
Escola
Razões promotoras do problema
Alunos adolescentes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros
title_full Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros
title_fullStr Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros
title_full_unstemmed Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros
title_sort Bullying na escola: causas e posicionamentos de alunos portugueses e brasileiros
author Ceron Trevisol, Maria Teresa
author_facet Ceron Trevisol, Maria Teresa
Pereira, Beatriz
Mattana, Patrícia
author_role author
author2 Pereira, Beatriz
Mattana, Patrícia
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceron Trevisol, Maria Teresa
Pereira, Beatriz
Mattana, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying
Escola
Razões promotoras do problema
Alunos adolescentes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Bullying
Escola
Razões promotoras do problema
Alunos adolescentes
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Esse artigo objetiva analisar as causas do bullying na escola e de como e de que forma alunos portugueses e brasileiros reagem e se posicionam quando evidenciam esse problema. A base empírica desse texto é uma investigação, tendo como amostra 235 alunos adolescentes, procedentes de duas escolas públicas, uma do Brasil, e outra de Portugal. Para coleta de dados utilizou-se um questionário. As respostas foram tabuladas com a utilização da ferramenta Google Docs. No que se refere as causas apontadas pelos alunos verificou-se que são de natureza interpessoal e intrapessoal. O trabalho de prevenção e enfrentamento do bullying precisa envolver o coletivo da escola para que todos sintam-se responsáveis por garantir a qualidade das relações de convivência no espaço escolar. Palavras-chave: Bullying, Escola, Razões promotoras do problema, Alunos adolescentes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/55162
url http://hdl.handle.net/1822/55162
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.02.2667
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132271749365760