Comportamentos Indesejáveis e Diferenças Geracionais no Sector Hoteleiro de Lisboa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Ana Catarina Ferraz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19691
Resumo: O estudo apresentado nesta dissertação teve por objectivo estudar a percepção de comportamentos indesejáveis por parte de colaboradores de unidades hoteleiras e examinar se havia diferenças entre as gerações. Teve por base uma revisão de literatura sobre os temas em análise e focou-se no sector hoteleiro em Lisboa. Um questionário online foi enviado para os emails disponíveis nos websites dos hotéis da Área Metropolitana de Lisboa. No seu todo, foram recolhidas respostas a 142 questionários de colaboradores de diferentes unidades hoteleiras. Os resultados encontrados não permitem concluir que há diferenças geracionais no que respeita às percepções de comportamentos indesejáveis, mas permitem concluir que há diferenças no que respeita às intenções de turnover, exaustão emocional e dissonância emocional. A principal conclusão do estudo é que a gestão de pessoas tem que fazer uso de diferentes métodos para gerir diversas gerações a trabalhar conjuntamente na mesma organização. As unidades hoteleiras de Lisboa necessitam de desenvolver o potencial de cada geração, tendo em consideração a diversidade e a complexidade de cada geração.
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