Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ascenso, Nádia Norberta Gouveia
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5283
Resumo: Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
id RCAP_8848bbd7e4ae9f88ed42e9c172efa789
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5283
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da naturezaPensamento críticoCapacidades de pensamento críticoAtividadesCritical thinkingCritical thinking capabilitiesActivitiesRelatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório foi redigido no âmbito de Prática de Ensino Supervisionada II, unidade curricular do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa e relata todo o processo desenvolvido ao longo do período de intervenção. O relatório contempla também uma investigação que teve como finalidade verificar se a construção de atividades consideradas promotoras do pensamento crítico no âmbito das Ciências Naturais contribuem de facto para a referida promoção. A investigação desenvolvida apresenta um caráter quantitativo e envolveu vinte e oito alunos do 6.º ano de escolaridade do Ensino Básico, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos de idade. Os sujeitos da amostra pertencem à turma onde decorreu a Prática de Ensino Supervisionada II no 2.º Ciclo. A investigação incluiu diferentes etapas, sendo a primeira delas a aplicação do Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X) para medir o nível de pensamento crítico dos alunos (pré-teste). Após a aplicação do pré-teste foi aplicado um conjunto de atividades promotoras de pensamento crítico, construídas com base na taxonomia de Ennis (1985,1987). Por último, tendo já aplicado as atividades anteriormente mencionadas, aplicou-se novamente o Teste de Pensamento Crítico de Cornell (Nível X) com o intuito de averiguar se o nível de pensamento crítico dos alunos tinha aumentado (pós-teste). As atividades desenvolvidas a partir da taxonomia de Ennis promoveram um ligeiro aumento da média do pré-teste para o pós-teste, contudo a pequena evolução registada não é considerada estatisticamente significativa. Discutem-se ainda algumas razões que podem justificar este resultado.ABSTRACT The current report has been written apropos Supervised Teaching Practice II, which is an integrant part of the Master degree in 1°st and 2°nd Basic Education Cycle, taught by the School of Education of Lisbon and describes all the process developed along the investigation process. In this, it is made one presentation of an investigation that pretended to ascertain if the construction of activities considered as critical thinking triggers in Natural Science area, have, in fact, a real contribute in their stimulation. Present research adopted a quantitative method, wherein twenty-eight students from the 6th grade of Basic Education, aged 11 to 13 years old, were involved. The sample subjects belong to the class in which occurred the Supervised Teaching Practice II, for the 2nd Cycle. This research included different stages; The first one consisted in the Cornell Critical Thinking Test (X Level) application, in order to measure the critical thinking level of the students (pre-test). Once the pre-test enforcement was completed, a set of activities that promote critical thinking, whose creation was based on Ennis taxonomy (1985, 1987), were applied. At last, after finishing the activities described above, the Cornell Critical Thinking Test (X Level), was applied for the second time, in order to determine if the critical thinking level of the students had increased, (post-test). The activities that had Ennis Taxonomy has starting point, originated a slight raise of the average from pre-test to the post-test. However, this small evolution is not considered statistically significant. They are also discussed some reasons that can justify the obtained results.Almeida, AntónioRCIPLAscenso, Nádia Norberta Gouveia2015-10-21T11:42:17Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5283TID:201387883porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:28Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5283Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:34.639142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza
title Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza
spellingShingle Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza
Ascenso, Nádia Norberta Gouveia
Pensamento crítico
Capacidades de pensamento crítico
Atividades
Critical thinking
Critical thinking capabilities
Activities
title_short Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza
title_full Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza
title_fullStr Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza
title_full_unstemmed Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza
title_sort Atividades promotoras do pensamento crítico no âmbito das ciências da natureza
author Ascenso, Nádia Norberta Gouveia
author_facet Ascenso, Nádia Norberta Gouveia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ascenso, Nádia Norberta Gouveia
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento crítico
Capacidades de pensamento crítico
Atividades
Critical thinking
Critical thinking capabilities
Activities
topic Pensamento crítico
Capacidades de pensamento crítico
Atividades
Critical thinking
Critical thinking capabilities
Activities
description Relatório Final apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21T11:42:17Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5283
TID:201387883
url http://hdl.handle.net/10400.21/5283
identifier_str_mv TID:201387883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133403394605056