Marketing de vinhos do Douro – Uma proposta para mudança de paradigma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seixas, Maria Helena Rebelo de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/9349
Resumo: Assim como noutras áreas, o marketing tem vindo a evoluir de maneira notória, em especial no contexto digital, com a inserção de aplicações e outros dispositivos. Como tal, várias empresas têm vindo a acompanhar esta evolução para poderem reposicionar algumas das suas técnicas de marketing. Uma dessas áreas é o negócio do Douro, dos vinhos e de outros produtos oriundos desta região. Sendo uma das mais ricas de Portugal e pelo facto de os vinhos do Douro serem cada vez mais vendidos e/ou desejados nos outros países (e até continentes), é necessário que a sua evolução acompanhe os avanços tecnológicos. É necessário, por isso, averiguar, primeiro, se realmente estão a ser feitas alterações neste vasto negócio e quais são os seus principais desafios, tratando-se de um negócio ancestral. Para conclusões serem atingidas, será necessário investigar junto de profissionais da área, desde enólogos até produtores de vinho, através de entrevistas e pesquisar mais sobre a região demarcada do Douro, através de estatísticas e de dados recolhidos de outras fontes. A empresa selecionada é a VINIDEAs, uma das principais responsáveis pela organização de eventos (desde provas de vinhos a seminários) e divulgação do vinho português. Pretende-se descobrir e investigar de perto como um profissional de marketing trabalha junto de produtores ou mesmo junto de outras empresas semelhantes de outros países. Inicialmente, irá ser apresentada a VINIDEAs e as tarefas realizadas na empresa, seguido das motivações e da reflexão crítica. Posteriormente será apresentado o tema da tese, “Marketing de vinhos do Douro - Uma proposta para mudança de paradigma”, mostrando uma breve pesquisa sobre o marketing atual, uma ligação a empresas como a VINIDEAs e a apresentação de uma nova proposta de marketing mais atual, acompanhado de respostas de profissionais vinícolas. Por fim serão apresentadas as conclusões acerca do tema e do que se aprendeu no estágio.
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