Implicações do mobbing no bem-estar familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Estela Simone Ornelas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/5121
Resumo: Com base na literatura, o Mobbing é caracterizado pela prática de comportamentos hostis e de longa duração no local de trabalho, colocando a vítima numa posição vulnerável e sem apoio e que pode levar esta a afastar-se ao máximo do seu ambiente de trabalho (Leymann, 1996). As redes de apoio são fundamentais para ultrapassar este tipo de desafios, sendo a principal delas a família que é o primeiro agente de socialização dos indivíduos (Krys et al., 2021). Neste sentido, esta investigação tem como objetivo perceber se a ocorrência de Mobbing tem impacto no bem-estar familiar dos docentes em Portugal. A amostra deste estudo contou com 406 participantes com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi construída uma Escala de Bem-Estar Familiar com base no Modelo PERMA (Pereira, Garcês, & Pocinho, submetido) e a Escala de Avaliação do Mobbing (Pocinho & Garcês, 2018). No que concerne aos resultados, é possível verificar que existe uma correlação negativa entre o Mobbing e o Bem-estar familiar. Não existem diferenças significativas em relação ao género, idade, meio ou ciclo que lecionam. Possuir uma relação é a variável que apresenta resultados significativos, mostrando que quem se encontra numa relação apresenta menores níveis de Mobbing e maior Bem-estar familiar.
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