Implicações do mobbing no bem-estar familiar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/5121 |
Resumo: | Com base na literatura, o Mobbing é caracterizado pela prática de comportamentos hostis e de longa duração no local de trabalho, colocando a vítima numa posição vulnerável e sem apoio e que pode levar esta a afastar-se ao máximo do seu ambiente de trabalho (Leymann, 1996). As redes de apoio são fundamentais para ultrapassar este tipo de desafios, sendo a principal delas a família que é o primeiro agente de socialização dos indivíduos (Krys et al., 2021). Neste sentido, esta investigação tem como objetivo perceber se a ocorrência de Mobbing tem impacto no bem-estar familiar dos docentes em Portugal. A amostra deste estudo contou com 406 participantes com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi construída uma Escala de Bem-Estar Familiar com base no Modelo PERMA (Pereira, Garcês, & Pocinho, submetido) e a Escala de Avaliação do Mobbing (Pocinho & Garcês, 2018). No que concerne aos resultados, é possível verificar que existe uma correlação negativa entre o Mobbing e o Bem-estar familiar. Não existem diferenças significativas em relação ao género, idade, meio ou ciclo que lecionam. Possuir uma relação é a variável que apresenta resultados significativos, mostrando que quem se encontra numa relação apresenta menores níveis de Mobbing e maior Bem-estar familiar. |
id |
RCAP_884c06a333b872b4496572da93e0e83f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/5121 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Implicações do mobbing no bem-estar familiarMobbingBem-estar familiarDocentesFamily well-beingTeachersPsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoCom base na literatura, o Mobbing é caracterizado pela prática de comportamentos hostis e de longa duração no local de trabalho, colocando a vítima numa posição vulnerável e sem apoio e que pode levar esta a afastar-se ao máximo do seu ambiente de trabalho (Leymann, 1996). As redes de apoio são fundamentais para ultrapassar este tipo de desafios, sendo a principal delas a família que é o primeiro agente de socialização dos indivíduos (Krys et al., 2021). Neste sentido, esta investigação tem como objetivo perceber se a ocorrência de Mobbing tem impacto no bem-estar familiar dos docentes em Portugal. A amostra deste estudo contou com 406 participantes com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi construída uma Escala de Bem-Estar Familiar com base no Modelo PERMA (Pereira, Garcês, & Pocinho, submetido) e a Escala de Avaliação do Mobbing (Pocinho & Garcês, 2018). No que concerne aos resultados, é possível verificar que existe uma correlação negativa entre o Mobbing e o Bem-estar familiar. Não existem diferenças significativas em relação ao género, idade, meio ou ciclo que lecionam. Possuir uma relação é a variável que apresenta resultados significativos, mostrando que quem se encontra numa relação apresenta menores níveis de Mobbing e maior Bem-estar familiar.Based on the literature, Mobbing is characterized by the practice of hostile and long-lasting behavior in the workplace, placing the victim in a vulnerable and unsupported position, which can lead them to move away from their work environment as much as possible (Leymann, 1996). Support networks are essential to overcome this type of challenges, the main one being the family, which is the first agent of socialization of individuals (Krys et al., 2021). In this sense, this investigation aims to understand whether the occurrence of Mobbing has an impact on the family well-being of teachers in Portugal. The sample of this study included 406 participants aged between 21 and 69 years. Regarding the instruments used, a Family Welfare Scale was constructed based on the PERMA Model and the Mobbing Assessment Scale (Pocinho & Garcês, 2018). Regarding the results, it is possible to verify that there is a negative correlation between Mobbing and family well-being. There are no significant differences in terms of gender, age, middle or cycle they teach. Having a relationship is the variable that presents significant results, showing that those who are in a relationship have lower levels of Mobbing and more family well-being.Garcês, Soraia FernandesPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasDigitUMaPereira, Estela Simone Ornelas2023-04-19T08:11:40Z2022-11-102022-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/5121TID:203263219porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-04-23T05:37:40Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/5121Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:50:11.025414Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Implicações do mobbing no bem-estar familiar |
title |
Implicações do mobbing no bem-estar familiar |
spellingShingle |
Implicações do mobbing no bem-estar familiar Pereira, Estela Simone Ornelas Mobbing Bem-estar familiar Docentes Family well-being Teachers Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Implicações do mobbing no bem-estar familiar |
title_full |
Implicações do mobbing no bem-estar familiar |
title_fullStr |
Implicações do mobbing no bem-estar familiar |
title_full_unstemmed |
Implicações do mobbing no bem-estar familiar |
title_sort |
Implicações do mobbing no bem-estar familiar |
author |
Pereira, Estela Simone Ornelas |
author_facet |
Pereira, Estela Simone Ornelas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcês, Soraia Fernandes Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Estela Simone Ornelas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mobbing Bem-estar familiar Docentes Family well-being Teachers Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Mobbing Bem-estar familiar Docentes Family well-being Teachers Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Com base na literatura, o Mobbing é caracterizado pela prática de comportamentos hostis e de longa duração no local de trabalho, colocando a vítima numa posição vulnerável e sem apoio e que pode levar esta a afastar-se ao máximo do seu ambiente de trabalho (Leymann, 1996). As redes de apoio são fundamentais para ultrapassar este tipo de desafios, sendo a principal delas a família que é o primeiro agente de socialização dos indivíduos (Krys et al., 2021). Neste sentido, esta investigação tem como objetivo perceber se a ocorrência de Mobbing tem impacto no bem-estar familiar dos docentes em Portugal. A amostra deste estudo contou com 406 participantes com idades compreendidas entre os 21 e 69 anos. Relativamente aos instrumentos utilizados, foi construída uma Escala de Bem-Estar Familiar com base no Modelo PERMA (Pereira, Garcês, & Pocinho, submetido) e a Escala de Avaliação do Mobbing (Pocinho & Garcês, 2018). No que concerne aos resultados, é possível verificar que existe uma correlação negativa entre o Mobbing e o Bem-estar familiar. Não existem diferenças significativas em relação ao género, idade, meio ou ciclo que lecionam. Possuir uma relação é a variável que apresenta resultados significativos, mostrando que quem se encontra numa relação apresenta menores níveis de Mobbing e maior Bem-estar familiar. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-10 2022-11-10T00:00:00Z 2023-04-19T08:11:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/5121 TID:203263219 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/5121 |
identifier_str_mv |
TID:203263219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131581991878656 |