Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Andreia Raquel Rodrigues da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8678
Resumo: Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório tem como intuito a promoção de uma reflexão sobre os processos de formação da mestranda, inseridos no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Refere-se ainda aos contextos da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, nos quais foi adotada a metodologia de investigação-ação. Através desta metodologia desenvolveram-se sistematicamente momentos de observação, reflexão e avaliação, elementos chave na construção de planificações adequadas às evidências verificadas no grupo de turma. Para isso, foi indispensável uma atitude profissional indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, que possibilitou agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais de cada aluno, numa perspetiva diferenciada. A intenção da formanda foi de conhecer a realidade, procurando modificá-la, de modo a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno. As ações desenvolvidas tiveram ainda como finalidade o desenvolvimento de competências relacionadas com o saber ser e agir docente, partindo de um quadro concetual que foi gerido tendo em conta as caraterísticas do contexto na qual a formanda se inseriu. Desta forma as ações contribuíram para o processo de aquisição de competências profissionais na formanda e, no desenvolvimento individual dos alunos, uma vez que através da conceção socioconstrutivista da educação ambos construíram olhares sobre a realidade e de agir sobre a mesma.
id RCAP_8860de4592529537ecb2e37eee82db4a
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8678
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissionalEducaçãoInvestigação-açãoSocio-construtivismoDesenvolvimento profissionalEducationAction researchSocial-constructivismProfessional developmentDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório tem como intuito a promoção de uma reflexão sobre os processos de formação da mestranda, inseridos no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Refere-se ainda aos contextos da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, nos quais foi adotada a metodologia de investigação-ação. Através desta metodologia desenvolveram-se sistematicamente momentos de observação, reflexão e avaliação, elementos chave na construção de planificações adequadas às evidências verificadas no grupo de turma. Para isso, foi indispensável uma atitude profissional indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, que possibilitou agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais de cada aluno, numa perspetiva diferenciada. A intenção da formanda foi de conhecer a realidade, procurando modificá-la, de modo a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno. As ações desenvolvidas tiveram ainda como finalidade o desenvolvimento de competências relacionadas com o saber ser e agir docente, partindo de um quadro concetual que foi gerido tendo em conta as caraterísticas do contexto na qual a formanda se inseriu. Desta forma as ações contribuíram para o processo de aquisição de competências profissionais na formanda e, no desenvolvimento individual dos alunos, uma vez que através da conceção socioconstrutivista da educação ambos construíram olhares sobre a realidade e de agir sobre a mesma.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: This report promotes a reflection of the graduate student training processes implanted in Supervised Pedagogical Practice, which is an integral part of the Masters in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education. Mention is also made to the context of pre-school education and 1st cycle of basic education, in which were developed actions, based on the methodology of Action Research. Through this methodology were developed constants moments of observation, reflection and evaluation, key elements to the planning of activities that would meet the evidence emerging in the class. Therefore, it has become essential to develop a questioning attitude about the practice of investigative and critical-reflexive character to act intentionally in every situation and responding to the individual needs of each students, in a perspective of pedagogical differentiation. The intention of the master student while finding the reality was to modifying it, contributing to the integral development of each student. The development of these actions were the development of skills associated with the knowledge of being and acting as a teacher, from a conceptual framework established and adapting to the characteristics of the context in which the master student is inserted. Therefore, all actions contributed to the development of professional skills related to master student and individual development of the student’s class themselves, because through social-constructivism conception of education both built their way to see the reality and act on this.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoSá, Susana Marques deRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSilva, Andreia Raquel Rodrigues da2016-11-21T16:01:08Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8678TID:201358832porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-31T01:47:01Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8678Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:28.664820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional
title Relatório de estágio de qualificação profissional
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional
Silva, Andreia Raquel Rodrigues da
Educação
Investigação-ação
Socio-construtivismo
Desenvolvimento profissional
Education
Action research
Social-constructivism
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional
author Silva, Andreia Raquel Rodrigues da
author_facet Silva, Andreia Raquel Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Deolinda Alice Dias Pedroso
Sá, Susana Marques de
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Andreia Raquel Rodrigues da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Investigação-ação
Socio-construtivismo
Desenvolvimento profissional
Education
Action research
Social-constructivism
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação
Investigação-ação
Socio-construtivismo
Desenvolvimento profissional
Education
Action research
Social-constructivism
Professional development
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório tem como intuito a promoção de uma reflexão sobre os processos de formação da mestranda, inseridos no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada, parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Refere-se ainda aos contextos da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, nos quais foi adotada a metodologia de investigação-ação. Através desta metodologia desenvolveram-se sistematicamente momentos de observação, reflexão e avaliação, elementos chave na construção de planificações adequadas às evidências verificadas no grupo de turma. Para isso, foi indispensável uma atitude profissional indagadora de caráter investigativo e crítico-reflexivo, que possibilitou agir intencionalmente em cada situação, atendendo às necessidades individuais de cada aluno, numa perspetiva diferenciada. A intenção da formanda foi de conhecer a realidade, procurando modificá-la, de modo a contribuir para o desenvolvimento integral do aluno. As ações desenvolvidas tiveram ainda como finalidade o desenvolvimento de competências relacionadas com o saber ser e agir docente, partindo de um quadro concetual que foi gerido tendo em conta as caraterísticas do contexto na qual a formanda se inseriu. Desta forma as ações contribuíram para o processo de aquisição de competências profissionais na formanda e, no desenvolvimento individual dos alunos, uma vez que através da conceção socioconstrutivista da educação ambos construíram olhares sobre a realidade e de agir sobre a mesma.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-21T16:01:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8678
TID:201358832
url http://hdl.handle.net/10400.22/8678
identifier_str_mv TID:201358832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131390848008192