Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ana Filipa da Cruz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8305
Resumo: Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: O presente relatório de estágio tem como propósito principal refletir, criticamente, acerca de todo o percurso realizado no contexto educativo de Educação Pré-Escolar, no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS), inserida no Mestrado em Educação Pré-escolar (PE) e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). O trabalho desenvolvido teve como objetivo o desenvolvimento de competências profissionais associadas ao saber agir em ação, exigindo um quadro concetual rigoroso, adaptado às características do nível educativo e do contexto. Para tal, foi necessária uma atitude profissional indagadora e investigativa, critica e reflexiva, que permitisse agir com intencionalidade pedagógica. Neste sentido, os processos educativos e formativos desenvolvidos ao longo de todo o semestre, centraram-se numa metodologia de investigação-ação, caracterizada por uma espiral de ciclos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, tendo em conta diferentes dimensões pedagógicas. Todos estes processos foram devidamente articulados com referentes teóricos e legais, sendo feito um enquadramento a esse nível, com vista a compreender a base de sustentação das práticas da mestranda. Evidencia-se a conceção de criança e o papel fundamental, não só do educador, mas também de todos os intervenientes do processo educativo, no sentido de estimular e motivar a criança para a construção das suas próprias aprendizagens, destacando-se, assim, uma visão socio construtivista da aprendizagem, transversal a todos os processos referidos. Todas as ações desenvolvidas permitiram analisar o percurso da formanda e o desenvolvimento das suas competências profissionais, não só relacionadas com a prática, mas também direcionadas para quadros concetuais mais alargados.
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O trabalho desenvolvido teve como objetivo o desenvolvimento de competências profissionais associadas ao saber agir em ação, exigindo um quadro concetual rigoroso, adaptado às características do nível educativo e do contexto. Para tal, foi necessária uma atitude profissional indagadora e investigativa, critica e reflexiva, que permitisse agir com intencionalidade pedagógica. Neste sentido, os processos educativos e formativos desenvolvidos ao longo de todo o semestre, centraram-se numa metodologia de investigação-ação, caracterizada por uma espiral de ciclos de observação, planificação, ação, avaliação e reflexão, tendo em conta diferentes dimensões pedagógicas. Todos estes processos foram devidamente articulados com referentes teóricos e legais, sendo feito um enquadramento a esse nível, com vista a compreender a base de sustentação das práticas da mestranda. Evidencia-se a conceção de criança e o papel fundamental, não só do educador, mas também de todos os intervenientes do processo educativo, no sentido de estimular e motivar a criança para a construção das suas próprias aprendizagens, destacando-se, assim, uma visão socio construtivista da aprendizagem, transversal a todos os processos referidos. Todas as ações desenvolvidas permitiram analisar o percurso da formanda e o desenvolvimento das suas competências profissionais, não só relacionadas com a prática, mas também direcionadas para quadros concetuais mais alargados.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: O presente relatório de estágio tem como propósito principal refletir criticamente acerca do percurso de desenvolvimento profissional da estudante, durante os momentos de prática pedagógica, inseridos nas unidades curriculares de Prática Pedagógica Supervisionada na Educação Pré-Escolar e Prática Pedagógica Supervisionada no 1.ºCiclo do Ensino Básico, que fazem parte integrante do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este período de prática pedagógica teve como objetivo o desenvolvimento de competências profissionais associadas ao saber agir em ação, exigindo um quadro concetual rigoroso, adaptado às características do contexto educativo. Para tal, foi necessária uma atitude indagadora e investigativa, crítica e reflexiva, que permitisse agir com intencionalidade pedagógica. Neste sentido, os processos formativos em questão, basearam-se na metodologia de investigação-ação que tem como objetivo primordial a investigação das práticas com o intuito de transformá-las, melhorando-as. Todos estes processos foram devidamente articulados com referentes teóricos e legais, com vista a compreender a base de sustentação das práticas levadas a cabo. As ações desenvolvidas, inseridas em momentos de reflexão colaborativa em contexto, permitiram analisar o percurso da formanda e o desenvolvimento das suas competências profissionais, não só relacionadas com a prática, mas também direcionadas para quadros concetuais mais alargados. Com efeito, o relatório de estágio em análise assume-se como um documento formativo imprescindível que salienta, criticamente, os desafios e os obstáculos decorrentes da experiência da mestranda no desenvolvimento da sua prática pedagógica, que se assumem como fundamentais para a contínua construção da sua identidade profissional.Relatório EPE - Relatório de estágio em Educação Pré-Escolar: The present probation report has as its main target a critical reflection about all journey through the educational concept of Pre-School under Curricular Unit (UC) of Supervised Pedagogy Practice (PSS) inserted of the Masters in Pre-School (PE) and 1º Grade of Elementary School 1º CEB). The work done on the above context has as a goal the development of professional skills related to the knowledge of acting in action demanding a rigorous conceptual plan adapted to the context and educational level standards. So, it was necessary a professional inquiry, research, critical and reflexive attitude which could allow acting with pedagogic intentionality. To achieve this, the educational and forming processes developed during all this semester (internship year) centralized in an action-research methodology defined by an spiral cycles of observation, planning, action, evaluation and reflection considering different pedagogic dimensions. All these procedures were duly articulated with legal and theorical framework in order to understand the support basis of Masters practice. The concept of child, the educator’s main role as well as all intervenients on educational process was emphasized in order to stimulate and motivate the child to build up his own learning skills, standing out a constructive social vision of learning, transversal to all referred process. All actions allowed us to analyse the journey of the student and the development of her professional skills, not only related to practice but also towards conceptual and larger targets.Relatório E1CEB - Relatório de estágio em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico: The present probation report has as its main target a critical reflection on the professional development journey of a student, during pedagogical practice moments under curricular units of supervised pedagogical practice of Pre- School and supervised pedagogical practice of 1.st Grade of Elementary School, inserted in the Masters of Pre-School and 1.st Grade of Elementary School. This period of pedagogical practice had as goal not only the development of professional skills related to the knowledge of acting in action but also the demand of a rigorous conceptual plan adjusted to the educational context characteristics. It was therefore necessary an investigative, critical and reflexive attitude, that could allow acting with pedagogical intentionality. The formation procedures in question were based on the action-research methodology, whose main target is the investigation of practices with the finality of improving them. All these procedures were duly articulated with legal and theoretical frames, in order to understand the support basis of Master’s practice. The developed actions, inserted in a collaborative and reflection context, allowed the analysis of the student’s journey and the development of her professional skills, not only related to practice, but also towards larger conceptual targets. In fact, this probation report is the most important formation document as it underlines, critically, the challenges and obstacles that occurred during the student’s experience and also details the development of her pedagogical practice. These are aspects that assume main importance in the continuous formation of her professional identity.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoRibeiro, Deolinda Alice Dias PedrosoCorreia, Carlos Jorge de Sá PintoFlores, Paula Maria Gonçalves Alves de QuadrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFernandes, Ana Filipa da Cruz2016-06-08T16:01:39Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8305TID:201183790porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:49:33Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:09.655079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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