Relação entre as capacidades motoras condicionais: velocidade e resistência aeróbia: com a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/43980 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
id |
RCAP_8863f55f121b0f470a1d3fe7df286382 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43980 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre as capacidades motoras condicionais: velocidade e resistência aeróbia: com a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágioRelationship between conditional motor skills: speed and aerobic resistance: with the presence of entrepreneurial skills in high school students: internship reportCapacidades motoras condicionaisCaraterísticas empreendedorasEducação físicaEstágio curricularIMCResistência aeróbiaVelocidadeMotor conditional skillsEntrepreneurial skillsPhysical educationInternshipBMIEnduranceSpeedCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO Relatório de Estágio tem como principal função explanar todo o percurso pelo qual passa um aluno de 2º ciclo no término da sua formação como Professor, permitindo desta forma que seja feita uma reflexão acerca de todo o processo de estágio. Assim sendo, visa descrever o enquadramento pessoal e institucional feito numa primeira abordagem ao ano de estágio, as caraterísticas da turma em que lecionei, o meio envolvente e a própria escola que me acolheu, assim como todas as estratégias e componentes que auxiliaram o processo de ensino-aprendizagem e nos permitiram aprender e crescer como docentes. Posteriormente, o Projeto de investigação pretende relacionar as capacidades motoras condicionais de velocidade e resistência aeróbia com a presença de caraterísticas empreendedoras em 85 alunos de uma escola de Barcelos, com idades compreendidas entre os 14 e os 18 anos. Os testes realizados para determinação do grau das capacidades motoras acima referidas foram o Teste da Milha e o Teste de Velocidade de 40 metros. Concluiu-se que toda a amostra apresenta caraterísticas empreendedoras mas a relação das mesmas com as capacidades motoras condicionais não foi significativa. O IMC apresenta-se com valores na Zona Saudável e não tem qualquer relação com as capacidades motoras. Os níveis de Velocidade evidenciados são baixos e os de Resistência Aeróbia são normais para a faixa etária e género.This report’s main objective is to explain in detail the trajectory a high school student goes by when finishing his training as a teacher, thus allowing for a complete reflection on the internship process as a whole. Therefore it aims to describe the personal and institutional background in a first approach to the internship, the characteristics of the class that I taught, the surrounding environment and the school that welcomed me itself, as well as all the strategies and elements that aided in process of teaching and learning and allowed me to grow as a teacher. Subsequently, the research projects aims at finding a relation between conditional motor skills (speed and aerobic resistance) to the presence of entrepreneurial characteristics in 85 students of a school in Barcelos, with ages ranging from 14 to 18 years old. The tests conduced to determine the degree of the motor skills mentioned above were the mile run and the 40 meter sprint. It follows that the entire sample has entrepreneurial characteristics over the relationship thereof with the conditional motor capacity was not significant. BMI is presented with values in the Healthy Fitness Zone and they are not related with motor skills. The evidenced speed levels are low and the Aerobic Endurance are normal for their age and gender.Pereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoSousa, Susana Maria Infante20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/43980por201338947info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:43:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/43980Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:40:55.386631Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre as capacidades motoras condicionais: velocidade e resistência aeróbia: com a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágio Relationship between conditional motor skills: speed and aerobic resistance: with the presence of entrepreneurial skills in high school students: internship report |
title |
Relação entre as capacidades motoras condicionais: velocidade e resistência aeróbia: com a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágio |
spellingShingle |
Relação entre as capacidades motoras condicionais: velocidade e resistência aeróbia: com a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágio Sousa, Susana Maria Infante Capacidades motoras condicionais Caraterísticas empreendedoras Educação física Estágio curricular IMC Resistência aeróbia Velocidade Motor conditional skills Entrepreneurial skills Physical education Internship BMI Endurance Speed Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relação entre as capacidades motoras condicionais: velocidade e resistência aeróbia: com a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágio |
title_full |
Relação entre as capacidades motoras condicionais: velocidade e resistência aeróbia: com a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágio |
title_fullStr |
Relação entre as capacidades motoras condicionais: velocidade e resistência aeróbia: com a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Relação entre as capacidades motoras condicionais: velocidade e resistência aeróbia: com a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágio |
title_sort |
Relação entre as capacidades motoras condicionais: velocidade e resistência aeróbia: com a presença de caraterísticas empreendedoras em alunos do ensino secundário: relatório de estágio |
author |
Sousa, Susana Maria Infante |
author_facet |
Sousa, Susana Maria Infante |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pereira, Beatriz Oliveira Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Susana Maria Infante |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capacidades motoras condicionais Caraterísticas empreendedoras Educação física Estágio curricular IMC Resistência aeróbia Velocidade Motor conditional skills Entrepreneurial skills Physical education Internship BMI Endurance Speed Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Capacidades motoras condicionais Caraterísticas empreendedoras Educação física Estágio curricular IMC Resistência aeróbia Velocidade Motor conditional skills Entrepreneurial skills Physical education Internship BMI Endurance Speed Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/43980 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/43980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
201338947 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132956535554048 |