Relação entre o desenvolvimento motor das crianças, quanto ao desempenho motor no controlo de objetos e as suas caraterísticas empreendedoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vítor Manuel Rodrigues
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/38407
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_dd28e2a1c75a9a1387234d269d279a3c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre o desenvolvimento motor das crianças, quanto ao desempenho motor no controlo de objetos e as suas caraterísticas empreendedorasThe relationship between the motor development of children, as the motor performance on handling objects and their entrepreneurial characteristicsEducação físicaCriançasDesenvolvimento motorHabilidades motoras de manipulaçãoCaraterísticas empreendedorasPhysical educationChildrenMotor developmentHanding objectsEntrepreneurial characteristicsCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO presente relatório visa descrever um conjunto de experiências que me permitem realizar uma análise reflexiva sobre o ano letivo enquanto professor estagiário. Ao longo do relatório foram discutidos vários temas como as minhas expetativas, as características da turma, escola e meio em que se inserem, bem como foi explicado a forma como geri o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, respeitando as diferenças de cada um e quais as atividades realizadas ao longo do ano de forma a explicar a minha relação com a escola e com a comunidade. Por último foi descrita uma investigação que pretende perceber qual a relação entre o desenvolvimento motor, quanto ao desempenho motor de controlo de objetos e a presença de caraterísticas empreendedoras, numa amostra de 78 alunos do 1º, 3º e 7º ano de escolaridade que frequentam o mesmo agrupamento de escolas na cidade de Braga. Para a determinação do desenvolvimento motor das crianças do 1º e 3º ano de escolaridade, utilizou-se o teste de avaliação TGMD-2 (Ulrich, 2000). Para a determinação das caraterísticas empreendedoras das crianças do 1º e 3º ano de escolaridade, esta realizou-se em contexto de observação no recreio escolar. Para a determinação das caraterísticas empreendedoras das crianças do 7º ano de escolaridade, utilizou-se uma adaptação do questionário “Manual do Empreendedor” (2007). Os resultados verificaram que existem associações, ainda que não significativas, entre o nível de desenvolvimento motor e a presença de caraterísticas empreendedoras, com as crianças de melhores níveis a apresentarem caraterísticas empreendedoras, nomeadamente Criatividade/Inovação no 1º Ano e Assunção de Riscos e Relações Interpessoais no 3º Ano. No que diz respeito ao 7º Ano de escolaridade, podemos verificar que existe uma clara associação entre a prática de atividade física e a presença de caraterísticas empreendedoras, com associações estatisticamente significativas, na Assunção do Risco no género masculino. Como tal é necessário que os investigadores se debrucem sobre esta área para perceber com mais pormenor estas associações.This report aims to describe a set of experiences that allow me to make a reflective analysis of this school year as a trainee teacher. During the report were discussed various topics such as my expectations, the class characteristics, school and environment in which it operates, as were explained how to manage the process of teaching and student learning, respecting differences of each and what activities held throughout the year in order to explain my relationship with the school and the community. Finally was described an investigation that aims to realize the relationship between motor development, as the motor performance on handling objects and the presence of entrepreneurial characteristics in a sample of 78 students of the 1st, 3rd and 7th grade who attend the same group of schools in the city of Braga. To determine the motor development of children of 1st and 3rd grade, was used the TGMD-2 assessment test (Ulrich, 2000). To determine the entrepreneurial characteristics of children of 1st and 3rd grade was held in the context of observation in the school playground. To determine the entrepreneurial characteristics of children's 7th grade, we used an adaptation to the "Entrepreneur's Guide" (2007). The results verified that there are associations, although not significant, between motor development level and the presence of entrepreneurial characteristics, with children of better levels to present entrepreneurial characteristics, particularly Creativity/Innovation in 1st grade and Risk- Taking and Interpersonal Relations in the 3rd grade. Concerning to the 7th grade, we can observe that there is a clear association between physical activity and the presence of entrepreneurial characteristics, with statistically significant associations in the Risk Assumption in males. As a recommendation, researchers must develop studies in this area to better understand this association.Pereira, Beatriz OliveiraUniversidade do MinhoOliveira, Vítor Manuel Rodrigues20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/38407por201514427info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/38407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:27:08.365964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre o desenvolvimento motor das crianças, quanto ao desempenho motor no controlo de objetos e as suas caraterísticas empreendedoras
The relationship between the motor development of children, as the motor performance on handling objects and their entrepreneurial characteristics
title Relação entre o desenvolvimento motor das crianças, quanto ao desempenho motor no controlo de objetos e as suas caraterísticas empreendedoras
spellingShingle Relação entre o desenvolvimento motor das crianças, quanto ao desempenho motor no controlo de objetos e as suas caraterísticas empreendedoras
Oliveira, Vítor Manuel Rodrigues
Educação física
Crianças
Desenvolvimento motor
Habilidades motoras de manipulação
Caraterísticas empreendedoras
Physical education
Children
Motor development
Handing objects
Entrepreneurial characteristics
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relação entre o desenvolvimento motor das crianças, quanto ao desempenho motor no controlo de objetos e as suas caraterísticas empreendedoras
title_full Relação entre o desenvolvimento motor das crianças, quanto ao desempenho motor no controlo de objetos e as suas caraterísticas empreendedoras
title_fullStr Relação entre o desenvolvimento motor das crianças, quanto ao desempenho motor no controlo de objetos e as suas caraterísticas empreendedoras
title_full_unstemmed Relação entre o desenvolvimento motor das crianças, quanto ao desempenho motor no controlo de objetos e as suas caraterísticas empreendedoras
title_sort Relação entre o desenvolvimento motor das crianças, quanto ao desempenho motor no controlo de objetos e as suas caraterísticas empreendedoras
author Oliveira, Vítor Manuel Rodrigues
author_facet Oliveira, Vítor Manuel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Beatriz Oliveira
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Vítor Manuel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Crianças
Desenvolvimento motor
Habilidades motoras de manipulação
Caraterísticas empreendedoras
Physical education
Children
Motor development
Handing objects
Entrepreneurial characteristics
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Crianças
Desenvolvimento motor
Habilidades motoras de manipulação
Caraterísticas empreendedoras
Physical education
Children
Motor development
Handing objects
Entrepreneurial characteristics
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/38407
url http://hdl.handle.net/1822/38407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201514427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132761322160128