Optimização de redes de transporte e de distribuição de gás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruces, José Emílio da Costa
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/13231
Resumo: Mestrado em Matemática Aplicada à Economia e à Gestão
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spelling Optimização de redes de transporte e de distribuição de gásMestrado em Matemática Aplicada à Economia e à GestãoA presente tese de mestrado pretende mostrar a aplicação das técnicas da Inteligência Artificial e da Programação Matemática ao dimensionamento e à exploração de redes ramificadas de transporte e de distribuição de gás. Trata-se de um assunto ao qual o autor dedicou a sua actividade profissional durante cerca de uma década e que apresenta relevância significativa, em termos do desenvolvimento futuro do sistema energético do país, devido à prevista introdução do gás natural, a curto prazo, em Portugal. Primeiro estudam-se, no entanto, alguns aspectos físicos da questão, indispensáveis ao que se segue. Partindo de certas noções básicas, desenvolvem-se os instrumentos matemáticos julgados mais adequados ao fim em vista. Os resultados a que se chega nesta fase são ensaiados num programa preliminar, destinado à análise do comportamento de uma rede pré-definida, nomeadamente perante a alteração das solicitações exteriores que se lhe imponham, já preparado especificamente para o efeito, em PROLOG. Tenta-se assim aproveitar, logo que possível as potencialidades oferecidas pela Inteligência Artificial, de representação do conhecimento e de processamento da informação, de um modo claro e lógico. Procede-se depois à análise técnico-económica do problema, definindo modelos simplificados, mas razoáveis, para as funções de custo e usando a Programação Matemática como ferramenta para o estabelecimento das soluções válidas menos onerosas. Assim, começa-se por determinar analiticamente o dimensionamento óptimo, sujeito às restrições de natureza técnica, mas sem ter em conta a necessidade de adoptar dimensões pertencentes a um conjunto discreto, para os equipamentos. As soluções obtidas servem depois como ponto de partida para uma pesquisa em árvore, cujo objectivo consiste justamente na selecção dos valores normalizados mais aconselháveis para os vários componentes de uma rede. O conjunto dos princípios desenvolvidos, incorpora-se por fim num programa também escrito na linguagem citada, que aproveita naturalmente diversos módulos do anterior.The present master's degree thesis intends to show the application of Artificial Intelligence and Mathematical Programming techniques to the design and operation of branched gas transportation and disdtribution networks. It is a subject the aythor was professionally involved with, durinh nearly one decade, and which has a significant relevance, in terms of the future development of the country's energy system, due to the foreseen introduction of b«natural gas, in the short term, in Portugal. First, however, some physical aspects of the problem, indispensable to what follows, are studied. The mathematical instruments, considered more adequate to the stated objective, are developed from certain basic notions. The results obtained in this phase are tested in a preliminary program, intended to analyse the behaviour of a predefined network, namely due to changes in the external conditions imposed, already specifically written for that purpose, in PROLOG. Thus, the potencial offered by Artificial Intelligence to represent knowledge and to process information, in a clear and logical manner, is used, as soon as possible. Next, the technical and economical analysis of the problem is preformed, by setting up simplified, but reasonable, models for the costs functions and employing Mathematical Programming as a tool, in order to establish the least expensive valid solutions. To begin with, an analytical calculation of the optium design, subject to the technical constrains, but without taking into account the need to adopt equipment dimensions belonging to a discrete set, is preformed. The solutions thus obtained, are then used as a departure point for a search, the objective of which is precisly the selection of the standard sizes most adequate for the various components of the network. All the developed principles are finally incorporated in a program, also written in the aforementioned language, which naturally uses several modules of the previous one.Coelho, HelderRepositório da Universidade de LisboaCruces, José Emílio da Costa2017-03-01T16:29:01Z19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13231porCruces, José Emílio da Costa (1992)." Optimização de redes de transporte e de distribuição de gás". Tese de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:20Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13231Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:14.759071Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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