O papel dos instagrammers na jornada de decisão dos Millennials
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23093 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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O papel dos instagrammers na jornada de decisão dos Millennialsinfluenciadores digitaisMillennialsInstagraminstagrammersjornada de decisãodigital influencersdecision journeyMestrado Bolonha em MarketingAtualmente vivemos numa era digital que fez emergir os influenciadores digitais como meio de divulgação. Estas personalidades influenciam as decisões dos consumidores, tornando a sua jornada de decisão cada vez mais complexa. Os Millennials caracterizam-se por utilizar intensamente redes sociais, sendo o Instagram das que mais influência possui nas suas decisões de compra. Deste modo, o propósito desta investigação consiste em analisar o papel de influência dos instagrammers, na jornada de decisão dos Millennials. A investigação teve por base um estudo qualitativo de natureza exploratória, baseado em 12 entrevistas individuais semiestruturadas realizadas a consumidores da geração Millennials portugueses e que decorreu num horizonte temporal cross-sectional. Os resultados obtidos através da análise de conteúdo feita pelo software MAXQDA, demonstraram que os instagrammers possuem um papel de influência na jornada de decisão dos Millennials, sendo que os principais fatores que explicam essa influência são a comunicação, a credibilidade e a confiança. O estudo evidencia ainda que os Millennials seguem as mesmas etapas da jornada de decisão introduzidas por Court et al. (2009) e que as fases onde estas personalidades são mais influentes, na compra de smartphones, são a Consideração Inicial e a Avaliação Ativa. Ao nível académico, esta investigação é relevante para a área do comportamento do consumidor visto que tenciona preencher o gap existente, possibilitando um entendimento mais profundo do efeito dos instagrammers na jornada de decisão dos Millennials. Ao nível empresarial, fornece novos insights às empresas ajudando-as no desenvolvimento de estratégias para alcançar com maior eficácia e eficiência esta geração.We currently live in a digital age that has led to the emergence of digital influencers as a means of dissemination. These personalities influence consumer’s decisions, making their decision journey increasingly complex. Millennials are characterized by an intense use of social networks, bein Instagram one of the most influential in their purchasing decisions. Thus, the purpose of this research is to analyze the role of influence of instagrammers in the decision journey of Millennials. The research was based on a qualitative study of exploratory nature, based on 12 individual semi-structured interviews conducted with consumers of the Portuguese Millennials generation and that took place in a cross-sectional time horizon. The results obtained through the content analysis made by the MAXQDA software, showed that the instagrammers have an influential role in the Millennials' decision journey, and the main factors that explain this influence are communication, credibility and trust. The study also shows that Millennials follow the same stages of the decision journey introduced by Court et al. (2009) and that the stages where these personalities are most influential when buying smartphones are Initial Consideration and Active Evaluation. At the academic level, this research is relevant to the area of consumer behaviour as it intends to fill the existing gap, enabling a deeper understanding of the effect of instagrammers on Millennials' decision journey. At the business level, it provides new insights to companies helping them in developing strategies to reach this generation more effectively and efficiently.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, Susana Fernandes dosRepositório da Universidade de LisboaCastelo, Maria Margarida Tavares2022-01-15T17:51:08Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23093porCastelo, Maria Margarida Tavares (2021). "O papel dos instagrammers na jornada de decisão dos Millennials". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:23.667876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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