O papel dos influenciadores digitais na jornada de decisão dos consumidores portugueses : os instagrammers e a compra de produtos cosméticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Margarida da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/19339
Resumo: Mestrado em Marketing
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spelling O papel dos influenciadores digitais na jornada de decisão dos consumidores portugueses : os instagrammers e a compra de produtos cosméticosDigital influencersinstagrammersconsumer decision journeyconsumer behaviordigital marketingInstagramInfluenciadores digitaisjornada de decisão do consumidorcomportamento do consumidormarketing digitalMestrado em MarketingO presente estudo foca a emergência da importância dos influenciadores digitais no Instagram - instagrammers. O crescente poder e influência destas personalidades, tem vindo a assumir um papel preponderante no comportamento de compra dos consumidores. Nesse sentido, o propósito do presente estudo consiste em explorar o papel de influência dos instagrammers na jornada de decisão dos consumidores portugueses, relativa a produtos cosméticos, aferindo se têm um papel de influência, determinando quais os fatores que explicam essa mesma influência, e averiguando em que fases da jornada de decisão do consumidor podem ter mais influência. A investigação foi conduzida com base no interpretativismo e recorrendo a um raciocínio abdutivo, sendo um estudo qualitativo de carácter exploratório, baseado em 15 entrevistas individuais, semiestruturadas, realizadas presencialmente a consumidores portugueses de cosméticos e utilizadores que veem conteúdos de instagrammers de beleza. Os resultados obtidos através de análise de conteúdo, e com o apoio do software MAXQDA, permitem concluir que os instagrammers têm de facto um papel influente na jornada de decisão dos consumidores portugueses de produtos de cosmética entrevistados. O valor do estudo reside na sua contribuição teórica para a área do comportamento do consumidor, permitindo uma compreensão mais profunda do efeito dos instagrammers na jornada de decisão dos consumidores, no contexto português e na indústria dos cosméticos. A nível prático e empresarial, visa elucidar e auxiliar as empresas e os profissionais nesta indústria no desenvolvimento de estratégias e campanhas para maior eficácia e eficiência junto dos seus públicos.The present study focuses on the emerging importance of digital influencers on Instagram - instagrammers. Their growing power and influence have been playing a leading role in consumers' buying behavior. Regarding these facts, the purpose of the present study is to explore the influence role of instagrammers in the consumer decision journey of Portuguese consumers in cosmetic products, assessing if they have an influencing role, determining which factors explain this influence, and verifying in which phases of the consumer decision journey they can have the most influence. The research was conducted based on an interpretative philosophy and using an abductive reasoning, being a qualitative exploratory study based on 15 semi-structured face-to-face interviews, conducted in person to Portuguese consumers of cosmetic products and Instagram social network users who watch beauty instagrammers' content. The results, obtained through content analysis and with the support of MAXQDA software, suggest that instagrammers do in fact play an influential role in the consumer decision journey of Portuguese consumers in cosmetic products interviewed. The value of this study lies in its theoretical contribution to the area of consumer behavior, providing a deeper understanding of the effect of instagrammers on consumer decision journeys in the Portuguese context and in the cosmetics industry. At a managerial level, it aims to support companies and professionals concerning this industry in the development of strategies and campaigns for greater effectiveness and efficiency among their audience.Instituto Superior de Economia e GestãoSantos, Susana dosRepositório da Universidade de LisboaCosta, Ana Margarida da Silva2020-01-20T11:09:51Z2019-102019-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/19339porCosta, Ana Margarida da Silva (2019). "O papel dos influenciadores digitais na jornada de decisão dos consumidores portugueses : os instagrammers e a compra de produtos cosméticos". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:48:50Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/19339Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:04:14.782240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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