Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Elisa da Palma
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/3489
Resumo: Mestrado em Economia e Políticas Públicas
id RCAP_88a3394704a5bfb6e46706e11ec88e31
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/3489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso portuguêsEconomia PúblicaFinanciamentoEducaçãoDescentralizaçãoEficiênciaPortugalPublic economicsFundingEducationDecentralizationEfficiencyMestrado em Economia e Políticas PúblicasA tradição do sistema educativo português, ao longo do século XX e até aos dias de hoje, tem-se caracterizado por um modelo de gestão das escolas fortemente centralizado e pouco desconcentrado, com baixos resultados comparativamente a outros países. São vários os autores que apontam neste sentido, como são exemplo Barroso J. e Formosinho, J., entre outros. De acordo com Lima, L. (1998) um dos aspectos em que mais se constatam aquelas características é o financiamento público da educação. Dedicamos, assim, a presente investigação ao estudo do financiamento público da educação, visando uma compreensão alargada da influência de algumas características dos modelos de gestão do Sistema Educativo (SE) sobre a eficiência das despesas públicas em educação. Colocamos a hipótese de que existe uma associação positiva entre modelos de gestão descentralizados e/ou desconcentrados e maiores níveis de eficiência. Dedicamo-nos, em concreto, à análise dos Ensino Básico e Secundário, com destaque para o caso português, centrando-nos numa metodologia de trabalho de acordo com o Método da Educação Comparada. A análise empírica permitiu-nos destacar um conjunto de países para comparação detalhada com Portugal: Espanha, Grécia, Hungria, Itália e Luxemburgo. Concluímos que, a haver uma associação positiva entre modelos descentralizados e eficiência da despesa pública em educação, Espanha e Luxemburgo seriam os países que melhor confirmariam esta relação. O caso português revelou acréscimos de eficiência relativa de destaque, porém provenientes de um SE centralizado, resultados que refutam a nossa hipótese no que respeita ao nosso país.Strong centralization and a modest degree of deconcentration have been characterizing the Portuguese model of school management all along the 20th. century and the beginning of the 21st which led to almost systematically poorer results when compared to the other European countries. Several authors as Barroso J., Formosinho, J., among other, point to the above feature. According to Lima, L. (1998), education funding becomes the domain which more notoriously displays the evidence of centralization and concentration. In this research we address the public funding of education, with the purpose of a thorough understanding of the influence displayed by some critical characteristics of the model of school management upon funding efficiency. As a research hypothesis, we assume that there is a positive association between more decentralized and/or deconcentrated management models and higher levels of funding efficiency. In the empirical analysis, we focus our attention on Lower and Upper Secondary Education and rely upon the Comparative Education Methodology to dress systematic comparison between Portugal and a group of other European countries with comparable performance relatively to the same educational targets. We conclude that if there should be a positive association between efficiency and decentralization, Spain and Luxembourg are the countries which best explain that relationship. Despite the rather centralized nature of the school management model, Portugal displayed a meaningful increase in relative efficiency thereby contradicting our initial hypothesis.Instituto Superior de Economia e GestãoLopes, Margarida ChagasRepositório da Universidade de LisboaAlves, Elisa da Palma2011-08-02T14:19:59Z2011-032011-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/3489porAlves, Elisa da Palma. 2011. "Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso português". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:34:36Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/3489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:51:20.726371Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso português
title Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso português
spellingShingle Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso português
Alves, Elisa da Palma
Economia Pública
Financiamento
Educação
Descentralização
Eficiência
Portugal
Public economics
Funding
Education
Decentralization
Efficiency
title_short Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso português
title_full Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso português
title_fullStr Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso português
title_full_unstemmed Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso português
title_sort Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso português
author Alves, Elisa da Palma
author_facet Alves, Elisa da Palma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Margarida Chagas
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Elisa da Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Economia Pública
Financiamento
Educação
Descentralização
Eficiência
Portugal
Public economics
Funding
Education
Decentralization
Efficiency
topic Economia Pública
Financiamento
Educação
Descentralização
Eficiência
Portugal
Public economics
Funding
Education
Decentralization
Efficiency
description Mestrado em Economia e Políticas Públicas
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-02T14:19:59Z
2011-03
2011-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/3489
url http://hdl.handle.net/10400.5/3489
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Elisa da Palma. 2011. "Financiamento público da educação: eficiência e condicionantes : o caso português". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130989308411904