Formação de professores em ensino a distância: a experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lagarto, José
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/13509
Resumo: Este artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos. No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação final. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justificaram as opções práticas assumidas. Na parte final relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick. Pretendeu-se com este instrumento identificar o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional.
id RCAP_88a46a9bf6a70b7b4a1959e06845fb7b
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formação de professores em ensino a distância: a experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacionalEnsino a distânciaFormação profissional contínuae-learningProjeto de ensino a distância,Formação de professoresDistance educationContinuing professional educationDistance learning projectTeacher trainingEste artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos. No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação final. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justificaram as opções práticas assumidas. Na parte final relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick. Pretendeu-se com este instrumento identificar o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional.This article describes a Master’s degree in Educational Computing, that was launched by Institute of Education, Catholic University in 2003, and have enrolled in about 10 years more than 400 students. In the article we describe the steps of a distance learning project, from its initial design to fi nal evaluation. In each phase, beyond the description of what was, and still is, the course, we refer in some detail the theoretical frame justifying the practical options assumed. In the fi nal part we report the evaluation process of the course, showing some results of a survey released nearly two hundred graduates, showing the level 3 assessment according to Kirkpatrick categorization. The intention was with this instrument to identify the impact of our training offer, either in each of our students either in organizations where they develop professional activity.Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e PsicologiaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaLagarto, José2014-01-08T16:03:26Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/13509porLAGARTO, José - Formação de professores em ensino a distância: A experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacional. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 13 (2013), p. 195-2341645-400610.34632/investigacaoeducacional.2013.33952182-4614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:17:56Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/13509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:10:46.675709Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores em ensino a distância: a experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacional
title Formação de professores em ensino a distância: a experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacional
spellingShingle Formação de professores em ensino a distância: a experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacional
Lagarto, José
Ensino a distância
Formação profissional contínua
e-learning
Projeto de ensino a distância,
Formação de professores
Distance education
Continuing professional education
Distance learning project
Teacher training
title_short Formação de professores em ensino a distância: a experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacional
title_full Formação de professores em ensino a distância: a experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacional
title_fullStr Formação de professores em ensino a distância: a experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacional
title_full_unstemmed Formação de professores em ensino a distância: a experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacional
title_sort Formação de professores em ensino a distância: a experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacional
author Lagarto, José
author_facet Lagarto, José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Lagarto, José
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Formação profissional contínua
e-learning
Projeto de ensino a distância,
Formação de professores
Distance education
Continuing professional education
Distance learning project
Teacher training
topic Ensino a distância
Formação profissional contínua
e-learning
Projeto de ensino a distância,
Formação de professores
Distance education
Continuing professional education
Distance learning project
Teacher training
description Este artigo descreve o curso de Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Informática Educacional, que a UCP lançou em 2003 através do Instituto de Educação, e que em cerca de dez anos envolveu mais de quatrocentos alunos. No artigo descrevem-se as etapas de um projeto de ensino a distância, desde o seu desenho até à avaliação final. Em cada uma das fases, para além da descrição do que foi, e é ainda, o curso, referem-se com algum detalhe os fundamentos teóricos que justificaram as opções práticas assumidas. Na parte final relata-se o processo de avaliação do próprio curso, mostrando alguns resultados de um inquérito lançado a quase duas centenas de diplomados, materializando a avaliação de nível 3 de acordo com a categorização de Kirkpatrick. Pretendeu-se com este instrumento identificar o impacto da nossa oferta formativa, quer em cada um dos nossos alunos, quer nas organizações onde desenvolviam atividade profissional.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-01-08T16:03:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/13509
url http://hdl.handle.net/10400.14/13509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv LAGARTO, José - Formação de professores em ensino a distância: A experiência da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no mestrado em informática educacional. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 13 (2013), p. 195-234
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2013.3395
2182-4614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa, Faculdade de Educação e Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131782858145792