Partilhar livros com crianças: o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Lídia Leitão
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2033
Resumo: A literacia engloba as capacidades de processamento de informação escrita na vida quotidiana, garantindo aos cidadãos uma efectiva participação no mercado do trabalho, na sociedade e no exercício pleno da cidadania. Deste modo, o fraco domínio das competências básicas no âmbito da leitura, escrita e cálculo condicionam a participação dos cidadãos na vida social bem como o exercício dos seus direitos cívicos. Neste sentido, não podemos deixar de considerar a iliteracia como um factor de exclusão social, cabendo ao sistema educativo e às bibliotecas escolares e públicas a responsabilidade de combater as desigualdades sociais com base na adopção de estratégias pedagógicas adequadas que possibilitem a formação de leitores críticos, reflexivos e participativos nas questões sociais, económicas e políticas. A escola e a biblioteca desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da literacia, devendo implementar práticas literácitas que promovam, em simultâneo, a criação de hábitos de leitura e o gosto pela leitura, assegurando, por conseguinte, o desenvolvimento da competência leitora. É indiscutível que os agentes educativos exercem um papel crucial no desenvolvimento da competência leitora dos alunos na medida em que são responsáveis pela criação de oportunidades de leitura em contexto de sala de aula ou na biblioteca. Numa sociedade marcada pelo predomínio das novas tecnologias da informação e comunicação, é fundamental proceder-se ao desenvolvimento das habilidades de informação que, além de possibilitarem a construção da autonomia e o exercício pleno da cidadania, constituem ferramentas indispensáveis para a aprendizagem ao longo da vida. Consideramos, pois, que a biblioteca pública é um local privilegiado para o desenvolvimento da literacia, desempenhando um papel relevante no processo de formação de cidadãos críticos, activos e interventivos através da promoção de competências no âmbito da literacia da informação. Para avaliar o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia das crianças, implementámos um trabalho de campo na biblioteca municipal D. Miguel da Silva com base na aplicação de inquéritos a dois tipos de utilizadores (crianças e adultos) e aos funcionários da biblioteca de modo a obter um leque diversificado de opiniões sobre o nosso objecto de estudo. A realização do estudo comparativo permitiu que fossem retiradas algumas ilações em relação ao papel desempenhado pela biblioteca pública no suporte à literacia, constatando-se que, na globalidade, os inquiridos têm uma opinião bastante positiva acerca do trabalho desenvolvido pela biblioteca nesta área. Da implementação deste estudo, concluímos que a biblioteca tem feito esforços no sentido de garantir a aquisição e a promoção de hábitos de leitura, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento das competências de literacia das crianças.
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A escola e a biblioteca desempenham um papel fundamental no desenvolvimento da literacia, devendo implementar práticas literácitas que promovam, em simultâneo, a criação de hábitos de leitura e o gosto pela leitura, assegurando, por conseguinte, o desenvolvimento da competência leitora. É indiscutível que os agentes educativos exercem um papel crucial no desenvolvimento da competência leitora dos alunos na medida em que são responsáveis pela criação de oportunidades de leitura em contexto de sala de aula ou na biblioteca. Numa sociedade marcada pelo predomínio das novas tecnologias da informação e comunicação, é fundamental proceder-se ao desenvolvimento das habilidades de informação que, além de possibilitarem a construção da autonomia e o exercício pleno da cidadania, constituem ferramentas indispensáveis para a aprendizagem ao longo da vida. Consideramos, pois, que a biblioteca pública é um local privilegiado para o desenvolvimento da literacia, desempenhando um papel relevante no processo de formação de cidadãos críticos, activos e interventivos através da promoção de competências no âmbito da literacia da informação. Para avaliar o papel das bibliotecas públicas portuguesas no suporte à literacia das crianças, implementámos um trabalho de campo na biblioteca municipal D. Miguel da Silva com base na aplicação de inquéritos a dois tipos de utilizadores (crianças e adultos) e aos funcionários da biblioteca de modo a obter um leque diversificado de opiniões sobre o nosso objecto de estudo. A realização do estudo comparativo permitiu que fossem retiradas algumas ilações em relação ao papel desempenhado pela biblioteca pública no suporte à literacia, constatando-se que, na globalidade, os inquiridos têm uma opinião bastante positiva acerca do trabalho desenvolvido pela biblioteca nesta área. Da implementação deste estudo, concluímos que a biblioteca tem feito esforços no sentido de garantir a aquisição e a promoção de hábitos de leitura, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento das competências de literacia das crianças.Literacy includes the abilities to process written information in everyday life, assuring citizens an effective participation in the labour market, in society and in the full exercise of citizenship. Consequently, a weak mastery of basic skills like reading, writing and calculation restricts citizens‟ participation in social life as well as the exercise of their civil rights. In this manner, we consider that illiteracy is a factor of social exclusion, being quite clear that the education system, school and public libraries have the responsibility to address social inequalities through the adoption of appropriate pedagogical strategies that enable the formation of critical, reflexive and participant readers in social, economic and political issues. Schools and libraries play a key role in developing literacy skills and should implement literacy practices that promote simultaneously the creation of reading habits and the taste for reading, thus ensuring the development of the reading competency. It is undeniable that educational agents play a crucial role in the development of the students‟ reading skills since they are responsible for the creation of reading opportunities in the context of the classroom or in libraries. In a society marked by the prevalence of new information and communication technologies, it is essential to proceed with the development of information competencies which, apart from enabling autonomy construction and full citizenship, are indispensable tools for lifelong learning. We consider, thus, that the public library is a privileged place to the development of literacy, playing an important role in the process of formation of critical, active and intervening citizens through the promotion of competencies in the field of information literacy. To assess the role of Portuguese public libraries in supporting children literacy, we have carried out a study at D. Miguel da Silva‟s municipal library based upon the application of surveys to two types of users (children and adults) and also to the library staff in order to obtain a wide variety of opinions about our study object. The development of the comparative study has allowed us to draw some conclusions about the role played by public libraries in supporting literacy. We have noted that, in general, survey participants have a very positive opinion about the work of the library in this area. Through the implementation of this study, we concluded that the library has made some efforts to enable the acquisition and the promotion of reading habits, thus contributing to the development of children literacy skills.universidade da Beira InteriorOsório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumMartins, Lídia Leitão2014-07-14T14:08:51Z2011-062011-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:50Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:45.479812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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