O fenómeno da cultura Pop em Portugal: exploração do processo de compra de produtos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/56956 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia |
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O fenómeno da cultura Pop em Portugal: exploração do processo de compra de produtosThe Pop Culture phenomenon in Portugal: exploring the process of buying productsPop cultureConsumo simbólicoConsumo por impulsoColecionismoSymbolic consumptionImpulse consumptionCollectingCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaO presente trabalho de investigação tem como propósito explorar a visão dos consumidores de produtos relacionados com a Cultura Pop, analisar as suas motivações e processo de compra. Deste modo, a dissertação pretende explorar o simbolismo que estas pessoas atribuem aos objetos, perceber os padrões de compra e as contribuições que os produtos têm aos olhos do consumidor. A literatura sobre o tema revelou-se escassa, pelo que o presente estudo pretende contribuir para aumentar o conhecimento nesta área. O estudo inicia-se com uma perspetiva teórica, que aborda os conceitos chave inerentes ao tema. A pergunta de pesquisa que guia esta investigação é a seguinte: “Qual a origem do interesse do consumidor pela área da Cultura Popular, quais os fatores psicossociais e motivações envolvidas no processo de decisão de compra e quais as contribuições destes produtos após a sua aquisição?”. Devido à natureza exploratória desta investigação, realizou-se um estudo qualitativo, onde participaram 38 consumidores de produtos de Cultura Pop, que foram entrevistados durante os quatro dias da Comic Con Portugal 2017. Os resultados concluem que as emoções estão presentes no processo de compra e as origens do interesse começam nos primeiros anos de vida do consumidor.The purpose of this research is to explore the consumers' perception of products related to Pop Culture about their motivations and consumption process. This way, the dissertation intends to explore the symbolism that these people attribute to the objects, to understand the consumption patterns and the contributions that the products have in the eyes of the consumer. The literature on the subject has been scarce, so the present study intends to contribute to increase the knowledge in this area. The study begins with a theoretical perspective, which addresses the key concepts inherent to the theme. The research question guiding this research is: "What is the origin of consumer interest in the area of Pop Culture, what are the psychosocial factors and motivations involved in the purchasing decision process and what are the contributions of these products after their acquisition?". Due to the exploratory nature of this research, a qualitative study was carried out, involving 38 consumers of Pop Culture products that were interviewed during the four days of Comic Con Portugal 2017. The results conclude that emotions are present in the purchasing process and the origins of interest begin in the first years of the consumer life.Sá, ElisabeteUniversidade do MinhoOliveira, José Pedro Santos20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/56956por202016188info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:26Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/56956Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:59.129098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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