Riscos Ambientais e Ordenamento do Território: caso de estudo no concelho da Moita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Bárbara Andreia Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/115202
Resumo: As populações estão sujeitas a diversos riscos ambientais, muitos dos quais estão associados à forma como ordenamos o território. A incorporação da gestão de risco nos planos municipais é uma componente muito importante na prevenção e mitigação de riscos. O objetivo geral deste trabalho é estudar estratégias para a prevenção de riscos ambientais ligados ao território, analisando como caso de estudo o concelho da Moita. Faz-se uma revisão integrada da legislação e dos principais manuais técnicos relativos à prevenção de riscos no ordenamento do território: precipitação intensa, cheias e inundações, secas, ondas de calor e frio, sismos, tsunamis, acidentes no transporte de mercadorias perigosas, acidentes em parques industriais, incêndios florestais, contaminação de cursos de água, contaminação de aquíferos, contaminação na rede de abastecimento de água, emergência de vetores de doenças infeciosas. Analisou-se o tratamento destes riscos no planeamento territorial no concelho da Moita, concluindo-se que este município é bastante vulnerável à tipologia de riscos estudados. O Plano Diretor Municipal em vigor não contém nenhum tratamento de riscos ambientais (à exceção da delimitação de áreas de risco de cheia no âmbito da Reserva Ecológica Nacional). Existe alguma informação em outros planos e instrumentos, como o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, que se foca na capacidade de resposta e não influencia o planeamento territorial. Explora-se um conjunto de medidas para cada domínio de risco ambiental, preconizandose a quantificação e a identificação sistemática de medidas de prevenção e mitigação desses riscos no concelho da Moita, em quatro pilares: governança, planeamento, educação e autossuficiência. Algumas destas medidas são complexas e têm de estar assentes no compromisso coletivo e na participação de todas as partes interessadas para a definição de estratégias municipais.
id RCAP_88bba65ace95003883ea30520d4c8639
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/115202
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Riscos Ambientais e Ordenamento do Território: caso de estudo no concelho da Moitariscos ambientaisplaneamento territorialresiliênciaprevençãoautarquiassoluções baseadas na naturezaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do AmbienteAs populações estão sujeitas a diversos riscos ambientais, muitos dos quais estão associados à forma como ordenamos o território. A incorporação da gestão de risco nos planos municipais é uma componente muito importante na prevenção e mitigação de riscos. O objetivo geral deste trabalho é estudar estratégias para a prevenção de riscos ambientais ligados ao território, analisando como caso de estudo o concelho da Moita. Faz-se uma revisão integrada da legislação e dos principais manuais técnicos relativos à prevenção de riscos no ordenamento do território: precipitação intensa, cheias e inundações, secas, ondas de calor e frio, sismos, tsunamis, acidentes no transporte de mercadorias perigosas, acidentes em parques industriais, incêndios florestais, contaminação de cursos de água, contaminação de aquíferos, contaminação na rede de abastecimento de água, emergência de vetores de doenças infeciosas. Analisou-se o tratamento destes riscos no planeamento territorial no concelho da Moita, concluindo-se que este município é bastante vulnerável à tipologia de riscos estudados. O Plano Diretor Municipal em vigor não contém nenhum tratamento de riscos ambientais (à exceção da delimitação de áreas de risco de cheia no âmbito da Reserva Ecológica Nacional). Existe alguma informação em outros planos e instrumentos, como o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, que se foca na capacidade de resposta e não influencia o planeamento territorial. Explora-se um conjunto de medidas para cada domínio de risco ambiental, preconizandose a quantificação e a identificação sistemática de medidas de prevenção e mitigação desses riscos no concelho da Moita, em quatro pilares: governança, planeamento, educação e autossuficiência. Algumas destas medidas são complexas e têm de estar assentes no compromisso coletivo e na participação de todas as partes interessadas para a definição de estratégias municipais.Melo, JoãoRUNDias, Bárbara Andreia Gonçalves2021-04-08T15:00:14Z2020-0720202020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/115202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:57:51Zoai:run.unl.pt:10362/115202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:42:42.723621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Riscos Ambientais e Ordenamento do Território: caso de estudo no concelho da Moita
title Riscos Ambientais e Ordenamento do Território: caso de estudo no concelho da Moita
spellingShingle Riscos Ambientais e Ordenamento do Território: caso de estudo no concelho da Moita
Dias, Bárbara Andreia Gonçalves
riscos ambientais
planeamento territorial
resiliência
prevenção
autarquias
soluções baseadas na natureza
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
title_short Riscos Ambientais e Ordenamento do Território: caso de estudo no concelho da Moita
title_full Riscos Ambientais e Ordenamento do Território: caso de estudo no concelho da Moita
title_fullStr Riscos Ambientais e Ordenamento do Território: caso de estudo no concelho da Moita
title_full_unstemmed Riscos Ambientais e Ordenamento do Território: caso de estudo no concelho da Moita
title_sort Riscos Ambientais e Ordenamento do Território: caso de estudo no concelho da Moita
author Dias, Bárbara Andreia Gonçalves
author_facet Dias, Bárbara Andreia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Melo, João
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Bárbara Andreia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv riscos ambientais
planeamento territorial
resiliência
prevenção
autarquias
soluções baseadas na natureza
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
topic riscos ambientais
planeamento territorial
resiliência
prevenção
autarquias
soluções baseadas na natureza
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia do Ambiente
description As populações estão sujeitas a diversos riscos ambientais, muitos dos quais estão associados à forma como ordenamos o território. A incorporação da gestão de risco nos planos municipais é uma componente muito importante na prevenção e mitigação de riscos. O objetivo geral deste trabalho é estudar estratégias para a prevenção de riscos ambientais ligados ao território, analisando como caso de estudo o concelho da Moita. Faz-se uma revisão integrada da legislação e dos principais manuais técnicos relativos à prevenção de riscos no ordenamento do território: precipitação intensa, cheias e inundações, secas, ondas de calor e frio, sismos, tsunamis, acidentes no transporte de mercadorias perigosas, acidentes em parques industriais, incêndios florestais, contaminação de cursos de água, contaminação de aquíferos, contaminação na rede de abastecimento de água, emergência de vetores de doenças infeciosas. Analisou-se o tratamento destes riscos no planeamento territorial no concelho da Moita, concluindo-se que este município é bastante vulnerável à tipologia de riscos estudados. O Plano Diretor Municipal em vigor não contém nenhum tratamento de riscos ambientais (à exceção da delimitação de áreas de risco de cheia no âmbito da Reserva Ecológica Nacional). Existe alguma informação em outros planos e instrumentos, como o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, que se foca na capacidade de resposta e não influencia o planeamento territorial. Explora-se um conjunto de medidas para cada domínio de risco ambiental, preconizandose a quantificação e a identificação sistemática de medidas de prevenção e mitigação desses riscos no concelho da Moita, em quatro pilares: governança, planeamento, educação e autossuficiência. Algumas destas medidas são complexas e têm de estar assentes no compromisso coletivo e na participação de todas as partes interessadas para a definição de estratégias municipais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07
2020
2020-07-01T00:00:00Z
2021-04-08T15:00:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/115202
url http://hdl.handle.net/10362/115202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799138038452846592