Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia junto do 9º F no ano letivo 2018/2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/93449 |
Resumo: | Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
id |
RCAP_88c1ec37465acf27fae97d26be35ce56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:estudogeral.uc.pt:10316/93449 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia junto do 9º F no ano letivo 2018/2019TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN BASIC SCHOOL 2,3 Dr.ª M.ª ALICE GOUVEIA WITH THE CLASS F OF 9TH GRADE IN THE ACADEMIC YEAR OF 2018/2019Estágio PedagógicoFeedbackEducação FísicaInstruçãoRetenção de informaçãoTeacher TrainingFeedbackPhysical EducationInstructionRetention of informationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaCom o intuito de desenvolver no estagiário competências que promovam uma intervenção pedagógica coerente, consolidando os conhecimentos teóricos em contexto real de ensino, em termos práticos, o presente documento – “Relatório de Estágio Pedagógico” – pretende transmitir uma reflexão crítica e fundamentada do processo de Estágio Pedagógico, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, realizado na Escola Básica 2,3 Dr.ª Mª Alice Gouveia junto da turma F do 9º ano de escolaridade, no ano letivo 2018/2019. Sendo este um patamar que requer uma constante postura crítico-reflexiva, é pretendido, com este documento, exportar todas as aprendizagens e experiências vividas ao longo desta etapa académica, de modo a averiguar se todas as competências nele descritas permitem um sucesso e rendimento positivos enquanto futuro docente de Educação Física. Nesta perspetiva, estão representados neste documento três grandes capítulos – a contextualização da prática, a análise reflexiva da prática pedagógica (subdividida em quatro áreas: atividades de ensino-aprendizagem, atividades de organização escolar, projetos e parcerias educativas e a atitude ético-profissional) e, por fim, a abordagem a uma problemática nos domínios da intervenção da EF escolar, com o tema “Feedback Pedagógico e a retenção de conhecimentos dos alunos nas aulas de Educação Física” – que permitem resumir toda a intervenção realizada neste percurso.With the aim of developing in the intern skills that leeds to a coherent pedagogical intervention, setting the theoretical knowledge in a real context of teaching, in practical terms, this document – “Teacher Training Report” – intends to transmit a critical and grounded reflection of the process of Pedagogical Internship, inserted in the Master’s Degree in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Level carried out in the Basic School 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia with the class F of 9th grade in the academic year of 2018/2019. Being this a step that requires a constant critical-reflexive posture, it’s intended with this document, to export all the learning and experiences lived throughout this academic stage, in order to verify if all the skills described in it allow a positive success and income while a future Physical Education teacher. In this perspective, three major chapters are represented in this essay – the contextualization of the developed practice, a reflexive analysis of pedagogical practice (subdivided into four major areas: Teaching-Learning Activities, School Organization and Management Activities, Projects and Educational Partnerships followed by the subjects of Ethics and Professional Attitude) and at last an approach to a problematic inserted in the domains of intervention of the Physical Education school about “Pedagogical Feedback in the retention of student’s knowledge in Physical Education classes – that allow us to sumarize all the intervention carried out in this path.2019-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93449http://hdl.handle.net/10316/93449TID:202673413porSantos, Gonçalo Filipe Pedroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:43:25Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93449Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:22.900714Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia junto do 9º F no ano letivo 2018/2019 TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED IN BASIC SCHOOL 2,3 Dr.ª M.ª ALICE GOUVEIA WITH THE CLASS F OF 9TH GRADE IN THE ACADEMIC YEAR OF 2018/2019 |
title |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia junto do 9º F no ano letivo 2018/2019 |
spellingShingle |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia junto do 9º F no ano letivo 2018/2019 Santos, Gonçalo Filipe Pedro Estágio Pedagógico Feedback Educação Física Instrução Retenção de informação Teacher Training Feedback Physical Education Instruction Retention of information |
title_short |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia junto do 9º F no ano letivo 2018/2019 |
title_full |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia junto do 9º F no ano letivo 2018/2019 |
title_fullStr |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia junto do 9º F no ano letivo 2018/2019 |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia junto do 9º F no ano letivo 2018/2019 |
title_sort |
Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Básica 2,3 Dr.ª M.ª Alice Gouveia junto do 9º F no ano letivo 2018/2019 |
author |
Santos, Gonçalo Filipe Pedro |
author_facet |
Santos, Gonçalo Filipe Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gonçalo Filipe Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Pedagógico Feedback Educação Física Instrução Retenção de informação Teacher Training Feedback Physical Education Instruction Retention of information |
topic |
Estágio Pedagógico Feedback Educação Física Instrução Retenção de informação Teacher Training Feedback Physical Education Instruction Retention of information |
description |
Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10316/93449 http://hdl.handle.net/10316/93449 TID:202673413 |
url |
http://hdl.handle.net/10316/93449 |
identifier_str_mv |
TID:202673413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134019859775488 |