Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 junto da turma A do 7º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Daniela Salgueiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93489
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_7140d2afc35e6441d08247023c4a5d9e
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93489
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 junto da turma A do 7º ano de escolaridadeFINAL REPORT OF THE TEACH TRAINING ACCOMPLISHED AT THE ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, IN FIGUEIRA DA FOZ WITH THE 7TH GRADE CLASS AT THE 2018/2019 SCHOOL YEAREstágio PedagógicoEducação FísicaFeedbackPrática PedagógicaTeach trainingPhysical EducationFeedbackPedagogical PracticeRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório retrata o resultado de uma reflexão e análise crítica sobre a nossa prática pedagógica no âmbito da Unidade Curricular do Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, no ano letivo de 2018/2019, junto da turma A do 7ºano de escolaridade, inserido no Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Durante o ano de Estágio Pedagógico desenvolvemos uma prática pedagógica, promovendo a transição de conhecimentos teóricos para uma prática em contexto escolar. Proporcionou-nos um progresso na formação de futuros Professores de Educação Física, colocando-nos na presença de um enquadramento real, de um processo pedagógico de ensino. O objetivo primordial deste relatório é refletir sobre a longa e intensa jornada pedagógica, mas recompensadora, da aquisição de conhecimentos e conteúdos na prática de ensino. Na primeira parte do relatório é descrita a contextualização da prática desenvolvida, e reflectida a prática pedagógica das outras áreas de avaliação. Relativamente à segunda parte do relatório de estágio, esta destina-se ao aprofundamento do tema-problema. É um estudo desenvolvido mediante a comparação das dimensões e categorias do feedback em aulas com diferentes funções didáticas do núcleo de estágio. A escolha deste estudo resultou de uma reflexão prudente perante a prática pedagógica centrada na utilização à temática do feedback. O objetivo deste estudo é avaliar a qualidade e quantidade do feedback, produzido pelos Professores Estagiários de Educação Física, na unidade didática de Voleibol, em aulas de funções didáticas diferentes.The present report shows the result of a reflection and a critical analysis about our pedagogical pratice in the context of the Curricular Unit the Teach Training accomplished at the Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, in Figueira da Foz at the school year 2018/2019, with the class A of the 7th grade, inserted in the master’s degree in Physical Education teaching of Basic and Secondary Education by Science of Sport and Physical Education school of the University of Coimbra. During the Teach Training year we developed a pedagogical practice, promoting the transition of theorical knowledge for a practice in school context. This provided us with progress for future Physical Education Teachers, putting us in the attendance of a real context in a pedagogical process of teaching. The first objective of this report is the reflection about the lon, intense and also satisfying pedagogical journey of the acquisition of knowledge and content at the practice of teaching. In the first part of the report is described the contextualization of the developed practice, and the reflection of the pedagogical practice of the other assessment areas. The second part of this report is dedicated to the main theme problem. It is a study done by the comparation of the dimensions and categories of the feedback in classes with different didactic chore functions. The choice of this study resulted in a carefully reflection on the pedagogical practice focused on the use of feedback. The goal of this study is to evaluate the quality and quantity of the feedback, produced by the Physical Education intern teachers, in the didactic Volleyball unit, in classes of different didactic functions.2019-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93489http://hdl.handle.net/10316/93489TID:202673340porVarela, Daniela Salgueiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:49:57Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93489Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:24.799153Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 junto da turma A do 7º ano de escolaridade
FINAL REPORT OF THE TEACH TRAINING ACCOMPLISHED AT THE ESCOLA SECUNDÁRIA DR. JOAQUIM DE CARVALHO, IN FIGUEIRA DA FOZ WITH THE 7TH GRADE CLASS AT THE 2018/2019 SCHOOL YEAR
title Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 junto da turma A do 7º ano de escolaridade
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 junto da turma A do 7º ano de escolaridade
Varela, Daniela Salgueiro
Estágio Pedagógico
Educação Física
Feedback
Prática Pedagógica
Teach training
Physical Education
Feedback
Pedagogical Practice
title_short Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 junto da turma A do 7º ano de escolaridade
title_full Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 junto da turma A do 7º ano de escolaridade
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 junto da turma A do 7º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 junto da turma A do 7º ano de escolaridade
title_sort Relatório final de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho junto da turma do 7ºA no ano letivo 2018/2019 junto da turma A do 7º ano de escolaridade
author Varela, Daniela Salgueiro
author_facet Varela, Daniela Salgueiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Daniela Salgueiro
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio Pedagógico
Educação Física
Feedback
Prática Pedagógica
Teach training
Physical Education
Feedback
Pedagogical Practice
topic Estágio Pedagógico
Educação Física
Feedback
Prática Pedagógica
Teach training
Physical Education
Feedback
Pedagogical Practice
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93489
http://hdl.handle.net/10316/93489
TID:202673340
url http://hdl.handle.net/10316/93489
identifier_str_mv TID:202673340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019954147328