Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.21814/rpe.19123 |
Resumo: | O presente artigo tem como propósito apresentar o projeto 25AprilPTLab, que visa criar uma plataforma online com conteúdos dedicados à história contemporânea portuguesa, mais particularmente a compreendida de 1958 a 1982. O artigo plasma os processos iniciais desenvolvidos no âmbito do projeto, nomeadamente os inquéritos realizados a professores com o intuito de apurar as suas dificuldades no lecionar das temáticas ligadas ao período supracitado, de que tipo de suportes necessitam e em que medida a plataforma se compromete a responder a estas problemáticas. Em simultâneo, o artigo almeja valorizar novos métodos de ensino, pesquisa e assimilação do saber histórico, articulando-os com os desafios propostos pela atualidade. |
id |
RCAP_88d650fb17a26e3cd45652c53eaa4e20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19123 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLabHumanités numériques et enseignement de l’Histoire : le projet 25AprilPTLabHumanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLabArtigosO presente artigo tem como propósito apresentar o projeto 25AprilPTLab, que visa criar uma plataforma online com conteúdos dedicados à história contemporânea portuguesa, mais particularmente a compreendida de 1958 a 1982. O artigo plasma os processos iniciais desenvolvidos no âmbito do projeto, nomeadamente os inquéritos realizados a professores com o intuito de apurar as suas dificuldades no lecionar das temáticas ligadas ao período supracitado, de que tipo de suportes necessitam e em que medida a plataforma se compromete a responder a estas problemáticas. Em simultâneo, o artigo almeja valorizar novos métodos de ensino, pesquisa e assimilação do saber histórico, articulando-os com os desafios propostos pela atualidade.This article aims to present the 25AprilPTLab project, which demands to create an online platform with content dedicated to Portuguese contemporary history, particularly to the period between 1958 and 1982. The article displays the early processes developed within the scope of the project, namely the surveys carried out with teachers in order to determine their difficulties in teaching the themes related to the aforementioned period, what kind of supports they need and to what extent the platform will respond to these problems. Simultaneously, the article aims to value new methods of teaching, research and assimilation of historical knowledge, articulating these practices with the challenges proposed by the present time.Cet article vise à présenter le projet 25AprilPTLab, qui a pour objectif la création d’une plateforme digitale de contenus d’archives dédiés à l’histoire contemporaine du Portugal, plus précisément de 1958 à 1982. L’article présente les premiers développements réalisés dans le cadre du projet, notamment le questionnaire conduit auprès de professeurs afin de connaître les principales difficultés dans l’enseignement des thématiques à la période susmentionnée, les types de supports nécessaires, ainsi que les apports de la plateforme pour répondre à ces problématiques. Parallèlement, l’article cherche par ailleurs à valoriser de nouvelles méthodes d’enseignement, de recherche et d’assimilation du savoir historique en les articulant aux défis actuels.Instituto de Educação - Universidade do Minho2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.19123por2183-04520871-9187Marie, PierreRéquio, PedroLaranjeiro, Dionisiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-04T03:30:36Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:14.676483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab Humanités numériques et enseignement de l’Histoire : le projet 25AprilPTLab Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab |
title |
Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab |
spellingShingle |
Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab Marie, Pierre Artigos |
title_short |
Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab |
title_full |
Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab |
title_fullStr |
Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab |
title_full_unstemmed |
Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab |
title_sort |
Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab |
author |
Marie, Pierre |
author_facet |
Marie, Pierre Réquio, Pedro Laranjeiro, Dionisia |
author_role |
author |
author2 |
Réquio, Pedro Laranjeiro, Dionisia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marie, Pierre Réquio, Pedro Laranjeiro, Dionisia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigos |
topic |
Artigos |
description |
O presente artigo tem como propósito apresentar o projeto 25AprilPTLab, que visa criar uma plataforma online com conteúdos dedicados à história contemporânea portuguesa, mais particularmente a compreendida de 1958 a 1982. O artigo plasma os processos iniciais desenvolvidos no âmbito do projeto, nomeadamente os inquéritos realizados a professores com o intuito de apurar as suas dificuldades no lecionar das temáticas ligadas ao período supracitado, de que tipo de suportes necessitam e em que medida a plataforma se compromete a responder a estas problemáticas. Em simultâneo, o artigo almeja valorizar novos métodos de ensino, pesquisa e assimilação do saber histórico, articulando-os com os desafios propostos pela atualidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.21814/rpe.19123 |
url |
https://doi.org/10.21814/rpe.19123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-0452 0871-9187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação - Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130749846159360 |