Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marie, Pierre
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Réquio, Pedro, Laranjeiro, Dionisia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.19123
Resumo: O presente artigo tem como propósito apresentar o projeto 25AprilPTLab, que visa criar uma plataforma online com conteúdos dedicados à história contemporânea portuguesa, mais particularmente a compreendida de 1958 a 1982. O artigo plasma os processos iniciais desenvolvidos no âmbito do projeto, nomeadamente os inquéritos realizados a professores com o intuito de apurar as suas dificuldades no lecionar das temáticas ligadas ao período supracitado, de que tipo de suportes necessitam e em que medida a plataforma se compromete a responder a estas problemáticas. Em simultâneo, o artigo almeja valorizar novos métodos de ensino, pesquisa e assimilação do saber histórico, articulando-os com os desafios propostos pela atualidade.
id RCAP_88d650fb17a26e3cd45652c53eaa4e20
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19123
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLabHumanités numériques et enseignement de l’Histoire : le projet 25AprilPTLabHumanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLabArtigosO presente artigo tem como propósito apresentar o projeto 25AprilPTLab, que visa criar uma plataforma online com conteúdos dedicados à história contemporânea portuguesa, mais particularmente a compreendida de 1958 a 1982. O artigo plasma os processos iniciais desenvolvidos no âmbito do projeto, nomeadamente os inquéritos realizados a professores com o intuito de apurar as suas dificuldades no lecionar das temáticas ligadas ao período supracitado, de que tipo de suportes necessitam e em que medida a plataforma se compromete a responder a estas problemáticas. Em simultâneo, o artigo almeja valorizar novos métodos de ensino, pesquisa e assimilação do saber histórico, articulando-os com os desafios propostos pela atualidade.This article aims to present the 25AprilPTLab project, which demands to create an online platform with content dedicated to Portuguese contemporary history, particularly to the period between 1958 and 1982. The article displays the early processes developed within the scope of the project, namely the surveys carried out with teachers in order to determine their difficulties in teaching the themes related to the aforementioned period, what kind of supports they need and to what extent the platform will respond to these problems. Simultaneously, the article aims to value new methods of teaching, research and assimilation of historical knowledge, articulating these practices with the challenges proposed by the present time.Cet article vise à présenter le projet 25AprilPTLab, qui a pour objectif la création d’une plateforme digitale de contenus d’archives dédiés à l’histoire contemporaine du Portugal, plus précisément de 1958 à 1982. L’article présente les premiers développements réalisés dans le cadre du projet, notamment le questionnaire conduit auprès de professeurs afin de connaître les principales difficultés dans l’enseignement des thématiques à la période susmentionnée, les types de supports nécessaires, ainsi que les apports de la plateforme pour répondre à ces problématiques. Parallèlement, l’article cherche par ailleurs à valoriser de nouvelles méthodes d’enseignement, de recherche et d’assimilation du savoir historique en les articulant aux défis actuels.Instituto de Educação - Universidade do Minho2022-12-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.19123por2183-04520871-9187Marie, PierreRéquio, PedroLaranjeiro, Dionisiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-04T03:30:36Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/19123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:29:14.676483Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab
Humanités numériques et enseignement de l’Histoire : le projet 25AprilPTLab
Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab
title Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab
spellingShingle Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab
Marie, Pierre
Artigos
title_short Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab
title_full Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab
title_fullStr Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab
title_full_unstemmed Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab
title_sort Humanidades Digitais e ensino da História: O projeto 25 AprilPTLab
author Marie, Pierre
author_facet Marie, Pierre
Réquio, Pedro
Laranjeiro, Dionisia
author_role author
author2 Réquio, Pedro
Laranjeiro, Dionisia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marie, Pierre
Réquio, Pedro
Laranjeiro, Dionisia
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description O presente artigo tem como propósito apresentar o projeto 25AprilPTLab, que visa criar uma plataforma online com conteúdos dedicados à história contemporânea portuguesa, mais particularmente a compreendida de 1958 a 1982. O artigo plasma os processos iniciais desenvolvidos no âmbito do projeto, nomeadamente os inquéritos realizados a professores com o intuito de apurar as suas dificuldades no lecionar das temáticas ligadas ao período supracitado, de que tipo de suportes necessitam e em que medida a plataforma se compromete a responder a estas problemáticas. Em simultâneo, o artigo almeja valorizar novos métodos de ensino, pesquisa e assimilação do saber histórico, articulando-os com os desafios propostos pela atualidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.19123
url https://doi.org/10.21814/rpe.19123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130749846159360